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SENAC CEARÁ DEBATE MODA E GASTRONOMIA DURANTE O DPM 2017

O DFB Festival 2017 celebrou 18 anos em 2017 e reuniu mais de 45 mil pessoas, no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza, entre os dias 24 a 27 de maio. Além dos desfiles e da programação cultural, o público pode acompanhar o maior encontro da moda autoral da América Latina. O DFB e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) realizaram a 10ª edição do DPM - Dragão Pensando Moda, promovendo palestras, mesas de discussões e workshops sobre relevantes e atuais temas da moda e da gastronomia.

No espaço do DPM também aconteceram quatro desfiles do reality show Comunidade Moda. Neste ano, o vencedor foi o jovem Herculano Marques, que ganhou um curso de qualificação no Senac Ceará e o apoio da instituição para a confecção da coleção que será apresentada em desfile solo no DBF em 2018.

Palestras

Com a programação gratuita de palestras, o DPM abriu para o público a possibilidade de ouvir profissionais de destaque no mercado, como Alexandre Herchcovitch e Fernanda Yamamoto. Ao todo, 930 pessoas participaram das quatro palestras realizadas, que abordaram os temos sobre Upcycling; Novos Modelos de Negócios – em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Ceará (Sebrae/CE); Histórias Rendadas - Uma Conversa sobre Projetos com Artesãos Brasileiros; e Peru: a transformação de um país pela sua gastronomia.

Agregando novos segmentos culturais em sua programação, a novidade deste ano no DFB foi a gastronomia. Em parceria com o Governo do Estado do Ceará, o DPM apresentou o peruano José Luján Vargas, chef e proprietário do grupo Mesa Perú. O autor dos livros “Cusco cocina milenaria” e “Semana de arte e culinaria Peruana no Brasil” abordou o tema “Peru: a transformação de um país pela sua gastronomia”.

Para a consultora de produtos educacionais do Senac Ceará no segmento de moda, Eveline Costa, “ao agregar a gastronomia na programação, direcionamos os olhares para outra área de forte atuação da instituição. Além disso, trouxe um novo público ao Dragão Pensando Moda. Acredito que essa ação renderá frutos para a instituição em forma de novos projetos”.

Os mesmos temas foram abordados em mesas de discussões, permitindo o aprofundamento e maior interação com o público. Destaque para a mesa sobre Novos Modelos de Negócios, em que foram apresentadas empresas e projetos criativos, colaborativos e/ou sustentáveis, como o Babado Coletivo – um coletivo de marcas autorais cearenses com o objetivo de fortalecer a produção local no segmento de moda; o Pacto, negócio colaborativo nascido da união entre uma arquiteta e duas designers e focado em joias, roupas e negócios; além do Transforme – uma empresa de reciclagem, design e reaproveitamento de resíduos, com o objetivo de conscientizar as pessoas, respeitar a natureza e o próximo, além de transformar objetos e atitudes.

Workshops

Nos workshops, grandes nomes da moda apresentaram as últimas tendências do mundo da moda. O estilista Mario Queiroz (SP) falou sobre “A formação da imagem do homem brasileiro” e a estilista Gabriela Mazepa (Senac/SP) tratou sobre “A realidade do Upcycling”. Já a designer Phaedra Brasil (BA) e o estilista Luiz Clério (PE) compartilharam informações e experiências sobre Estratégia de Linguagem de Moda e Digital Influencer e Workwear Style - Como construir uma imagem de moda adequada ao mercado de trabalho, respectivamente.

Ao todo, participaram 80 pessoas, incluindo técnicos do Núcleo de Desenvolvimento Corporativo do Nordeste do Senac, que disseminarão o conhecimento por toda a região. “A vinda de profissionais de outros estados foi valiosa não apenas para a instituição, mas também para quem participou do evento, fortalecendo ainda mais a nossa atuação no segmento da moda”, pontuou a consultora de produtos educacionais do Senac Ceará, Eveline Costa, sobre o intercâmbio com os departamentos regionais de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

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