Notícias Senac CE

Chefs e estudantes do Senac aprendem receitas litorâneas no Encontro Sesc Povos do Mar


sex, 24 de agosto de 2018 15:34

Chefs e estudantes do Senac aprendem receitas litorâneas no Encontro Sesc Povos do Mar

Neste sábado,25, o Senac Centro recebe demonstração de prática alimentar

Moqueca, peixada, mariscada e bobó de camarão preparados por quem entende de receitas com alimentos do mar: cozinheiras de comunidades litorâneas que fazem da culinária o seu trabalho e sua vocação. No dia 25 de agosto, o Pólo Senac Centro recebe a prática alimentar “É de comer rezando: alimento de corpo e alma”, parte da programação do Encontro Sesc Povos do Mar.
Os chefs de cozinha e instrutores Hanry Sindeaux e Patrícia Uchôa, junto com seus alunos da Gastronomia do Senac, conhecem pratos especiais servidos em quatro praias do Ceará. Pela manhã, entre 9h e 12h, a demonstração é da moqueca de siri criada por Zenaide Santos, moradora da Praia de Requenguela, em Icapuí. Em seguida, é preparada a peixada de Beijupirá ao molho de camarão por Ana Lima, da Praia de Amontada. À tarde, entre 14h e 17h, será feito o bobó de camarão de Rosa Maria Araújo, prato popular em Camocim, e a mariscada no coco verde, feita por Francineide Batista de Icapuí.
Há 23 anos, Zenaide Santos dedica-se aos sabores do mar. Hoje sua moqueca de siri surpreende os visitantes do seu restaurante em Requenguela, o que alimenta seu sonho de tornar-se uma chef de cozinha. “Todas as receitas são minhas, fui aperfeiçoando e aprendi a cozinhar por necessidade, para dar de comer aos meus três filhos”, afirma ela.
No encontro no Senac, são as cozinheiras quem ensinam aos instrutores e estudantes. Para Hanry Sindeaux, ter vocação e experiência como a delas é mais importante do que os títulos. “A prática leva à perfeição, onde estas cozinheiras chegaram”, diz ele.
Filha de um pescador e uma marisqueira, a cozinheira desde a infância aprendeu o preparo de frutos do mar, uma tradição na família. A habilidade de valorizar os sabores locais é o melhor aprendizado para os estudantes do Senac, que acompanham a demonstração, destaca Henry. “Aprender a extrair o melhor dos alimentos, isso é ser cozinheiro. Nós passamos nossa identidade para os alimentos, assim surgiram os grandes pratos que são retratos de uma comunidade”, afirma ele.

Serviço
Encontro Sesc Povos do Mar
Prática alimentar “É de comer rezando: alimento de corpo e alma”
Data: 25 de agosto
Horário: 9h às 12h (Moqueca de siri e Peixada de Beijupirá ao molho de camarão);
14h às 17h (Bobó de camarão e Mariscada no coco verde)
Local: Pólo Senac Centro (Av. Tristão Gonçalves, 1245 – Centro)
Mais informações: http://www.sesc-ce.com.br/povos-do-mar-heranca-nativa/
Sobre os 70 anos do Sistema Fecomércio
Após o período da Segunda Guerra o Brasil passou por grandes desafios. O Estado não conseguia atender à crescente demanda por serviços sociais, nem acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho. Deste modo, em maio de 1945, representantes empresariais da indústria, comércio e agricultura, realizam em Teresópolis, a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP). Nesse encontro elaboram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para os trabalhadores com recursos das classes patronais. A Carta da Paz Social foi o documento que formalizou as diretrizes para o desenvolvimento econômico com justiça social. Nascia assim, a partir da iniciativa do empresariado, o Sistema S, o maior Sistema de desenvolvimento social do mundo.
No Ceará, em 16 de março de 1948, o empresário Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio com a finalidade de unir lideranças do setor para colaborarem com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac instituições mantidas pelos empresários do comércio que ofertam serviços sociais e educam para o comércio de bens, serviços e turismo.

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática