Notícias Senac CE

CULINÁRIA CEARENSE É DESTAQUE NA SEMANA DE GASTRONOMIA REGIONAL NO RIO DE JANEIRO


ter, 06 de novembro de 2018 15:58

CULINÁRIA CEARENSE É DESTAQUE NA SEMANA DE GASTRONOMIA REGIONAL NO RIO DE JANEIRO

Senac Ceará apresenta 15 pratos típicos da gastronomia local

Do baião de dois à rapadura, a culinária cearense resulta da mistura entre os sabores tradicionais dos povos indígenas, portugueses e africanos. Pela terceira vez, esse tempero do Ceará será destaque na Semana de Gastronomia Regional, realizada no Restaurante-escola Senac Downtown do Rio de Janeiro, nos dias 07 e 08 de novembro.

Para o Consultor de Gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), chef Ivan Prado, o encontro é uma oportunidade de propagar os costumes do Estado para o restante do país através do intercâmbio de práticas alimentares. “A grande importância é mostrar a diversidade gastronômica do nosso país. Trazer essa perspectiva pela troca de experiências, de produtos e saberes de cada lugar, valorizando os ingredientes da nossa terra”, afirma.

No total, segundo Ivan, o buffet será composto por 15 pratos típicos das terras alencarinas, que serão servidos no almoço, entre eles estão: peixe à delícia, panelada, carne de sol com cebola roxa e manteiga da terra, peixe na crosta da tapioca, paçoca, baião de dois, feijão verde cremoso, cocada de forno e cheesecake de cajá.

Saberes e Sabores do Ceará

Além do momento gastronômico, na quarta-feira, às 19h, será realizada também uma aula-show, no Restaurante-escola, com os instrutores do Senac/CE. Alunos e convidados da Instituição terão a oportunidade de aprender mais sobre a cultura cearense, contemplando a variedade de ingredientes regionais. Na prática, os instrutores do Senac vão apresentar uma cozinha regional moderna e ensinar técnicas de preparo.

Sobre a Semana da Gastronomia Regional

Tendo como objetivo divulgar a gastronomia local e o trabalho realizado em cada Estado, a Semana da Gastronomia Regional é um evento no qual os Departamentos Regionais do Senac têm a oportunidade de apresentar as riquezas gastronômicas nas empresas pedagógicas e no Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia, administrados pelo Departamento Nacional, em Brasília.

Gastronomia no Senac Ceará

Referência em educação profissional no segmento de Gastronomia, o Senac Ceará dispõe de 08 Cozinhas Pedagógicas, distribuídas na Capital e Interior, e dois Laboratórios de Alimentos e Bebidas também na Capital. Além de laboratórios modernos e bem equipados, a instituição conta também com instrutores que possuem certificação internacional e de destaque no mercado.

Serviço:

Semana da Gastronomia Regional

Data: 07 e 08/11

Local: Restaurante-escola Senac Downtown RJ

Horários:

Quarta-feira: 12h às 15h (almoço) e 19h às 20h (aula-show)

Quinta-feira: 12h às 15h (almoço)

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática