Notícias Senac CE

Cursos técnicos ajudam jovens a vencer o desemprego


qua, 27 de fevereiro de 2019 17:03

Cursos técnicos ajudam jovens a vencer o desemprego

Com o nível de desocupação muito maior que a média da população, jovens encontram oportunidades em cursos de duração menor

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os jovens são a faixa etária que mais sofre com o desemprego. Em 2017, a taxa de desocupação entre as pessoas de até 29 anos foi quase o dobro da média da população, chegando a 22,6%. Para fugir dessa estatística, muitos jovens investem em qualificação rápida e de qualidade, por meio de cursos técnicos.
De acordo com Sidarta Cabral, gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional do Senac Ceará, esse tipo de ensino atende a demanda por qualificação para os jovens que, por um motivo ou outro, não entram na faculdade logo após a escola. “Dados apontam que 60% dos jovens que concluem o ensino médio não ingressam no ensino superior e o curso técnico é uma alternativa nesse contexto, já que o período para a formação é mais curto que em um curso superior e o aprendizado é focado na prática da carreira. O custo-benefício, devido às mensalidades mais acessíveis, também é outro ponto positivo”, pontua.
Segundo o gerente, esses cursos atendem rapidamente o mercado que ainda é carente por profissionais certificados. O Banco de Oportunidades do Senac/CE, por exemplo, movimentou, nos últimos três anos, 688 vagas de emprego destinadas exclusivamente às pessoas com formação técnica. Em todo o país, 80% dos alunos de curso técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) já saem da sala de aula direto para a prática da profissão.
Assim é a história de Ariel Moura. Há quatro anos, ela fez o curso Técnico em Estética do Senac e relata que a experiência mudou sua vida. Ainda antes de concluir o curso, ela conseguiu um estágio na área e foi contratada. Depois de quatro anos, abriu sua própria empresa e hoje trabalha como autônoma, com planos de ir ainda mais longe na profissão que escolheu. “O curso me fez sonhar mais alto, agora estou no último semestre da faculdade de Biomedicina e irei fazer minha especialização em Biomedicina Estética”, relata.

Serviço:
Inscrições Cursos Técnicos
Mais informações: http://cursos.ce.senac.br/ 

* O Senac/CE é uma entidade mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.

Sobre o Sistema Fecomércio
O Sistema Fecomércio é formado por instituições privadas, criadas e mantidas pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. A Fecomércio, o Sesc, o Senac e o IPDC atuam como um Sistema, em que cada instituição tem seus papéis e missões.
Auxiliam no fortalecimento e defesa do segmento do comércio de bens, serviços e turismo, através da Fecomércio, na qualificação profissional, via Senac e na realização de pesquisas de mercado e tendências de consumo com o IPDC. Oferecem ainda milhares de ações em educação, cultura, esportes, lazer e promoção social, por meio do Sesc.

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática