Notícias Senac CE

DESIGNER CEARENSE REPRESENTA O BRASIL NO FASHION SHOWCASE EM LONDRES


sex, 10 de agosto de 2018 14:43

DESIGNER CEARENSE REPRESENTA O BRASIL NO FASHION SHOWCASE EM LONDRES

Com apoio do Senac, David Lee vence diversas etapas e participa de treinamento e exposição com 15 designers internacionais

As cores do Brasil estão representadas na mais tradicional mostra de moda da capital britânica: o International Fashion Showcase (IFS). O cearense, David Lee, formado em Desenho de Moda no Senac Ceará, é o único brasileiro, entre os 16 melhores designers de moda emergente, selecionado para expor sua coleção, em fevereiro de 2019, na Somerset House, importante centro de cultura e moda da cidade.

Convergindo para a exposição, que acontece em simultaneidade com a London Fashion Week, esta edição do programa de desenvolvimento de talentos teve início com o seleto grupo, em agosto de 2018. Nessa etapa, os designers participam de residência cultural em Londres e mentoria online adaptada e treinamentos de negócios com suporte profissional dos principais especialistas em moda e criação do Reino Unido.

“Ser o único brasileiro é muito forte e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade representar um pais tão grande como o nosso, tão bonito e diverso. Com o envolvimento de toda a equipe do Senac, fomos vencendo as várias etapas até chegar ao anuncio final. De outra forma, teria sido praticamente impossível participar de um evento deste porte”, relata David Lee. Ele utiliza o crochê como matéria prima, levando traços e linhas brasileiras na essência em coleções voltadas para o universo masculino.

Tendo a alfaiataria, o militar e o sportswear como base, a coleção que será apresentada, de acordo com o designer cearense, fala sobre o homem contemporâneo e explora elementos da dança e do esporte. “Vamos focar em partes que compõem melhor a exposição, revelando a preciosidade dos sentimentos, das emoções, referenciando a delicadeza do balé e a força do atleta. A ideia é trazer para fora esse interior como primordial, por isso se chama Avesso”, explica.

A organização do IFS une British Council, British Fashion Council, London College of Fashion, UAL e Somerset House. É uma iniciativa que engloba novas abordagens criativas, proporcionando visibilidade internacional aos selecionados. Além destas instituições, o evento conta com o envolvimento de embaixadas e instituições culturais e educacionais de diversos países, como o Senac.

Tudo começou com uma visita técnica realizada em 2017 pelos diretores da instituição que integram o Núcleo de Desenvolvimento Corporativo Nordeste a Londres, em busca de inovações e parcerias para implementar no Plano Diretor de Moda.

“Estamos vivendo uma nova fase, com um projeto pedagógico nacional e maior apoio aos jovens talentos, acompanhando-os para além da sala de aula, dando oportunidade de transformar sua vida com conhecimento e resultados”, avalia o Diretor Regional Sesc Senac Ceará, Rodrigo Leite. “Uma parceria internacional fortalece a atuação da instituição, apresentando a novos mercados profissionais preparados e capazes de competir globalmente”, destaca.

Processo seletivo

O resultado da seleção foi divulgado internacionalmente no dia 30 de abril, mas o processo que levou David ao grupo vencedor foi longo e contou com diversas etapas. “Junto com o Senac, começamos a esboçar e montar todo o projeto de fato em janeiro. Com o suporte que tenho recebido, a consolidação de uma marca genuinamente brasileira deixa de ser um sonho para se tornar uma possibilidade real”, revela David que atribui o rigor das etapas ao olhar crítico e profissional dos organizadores.

À frente do processo na Inglaterra está Anna Orsini, curadora de moda do British Council e idealizadora do projeto. Na preparação, no Brasil, o curador de moda e consultor do Senac, Eduardo Motta, da Radar Consultoria, contribuiu na formatação da proposta e vai cuidar da direção criativa da exposição. O designer cearense Erico Gondim também vai se juntar à equipe, em Londres.

De acordo com Motta, David Lee tem uma visão muito clara do que deseja. “É um excelente criador de imagens de moda e soluciona, como poucos da sua geração, o desafio de tornar globais as referências culturais do seu lugar de origem, no caso o Ceará”.

Sobre David Lee

O jovem talento cearense desenha desde os seis anos de idade e teve os primeiros contatos com a moda a partir da convivência com a avó, que era costureira. Começou sua carreira como autodidata, encontrando no design de moda uma forma de expressar sua criatividade e a possibilidade de tirar seus desenhos do papel. Para se qualificar, fez o curso de Desenho de Moda no Senac Ceará e ganhou visibilidade ao conquistar dois prêmios importantes, o Ceará Moda Contemporânea em 2013 e o Novos Talentos GQ mais Reserva em 2017.

Como expoente de uma nova geração, o garoto do Morro Santa Terezinha, em Fortaleza, chamou a atenção de Claudio Silveira, idealizador do Dragão Fashion Brasil, que o convidou para apresentar seu trabalho na maior semana de moda autoral da América Latina. Desde então, ele está há quatro edições na programação do evento.

Com o apoio do Senac, David Lee, que tem marca de mesmo nome, enfrenta o mercado competitivo da moda em busca de novos horizontes profissionais, dessa vez em âmbito internacional. “É fundamental que as instituições de ensino tenham programas que ofereçam suporte aos seus alunos quando eles vão ao mercado. Como ex-aluno do Senac, é uma honra receber este apoio incondicional”, afirma.

Sobre os 70 anos do Sistema Fecomércio – Após o período da Segunda Guerra o Brasil passou por grandes desafios. O Estado não conseguia atender a crescente demanda por serviços sociais, nem acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho. Deste modo, em maio de 1945, representantes empresariais da indústria, comércio e agricultura, realizam em Teresópolis, a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP). Nesse encontro elaboram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para os trabalhadores com recursos das classes patronais. A Carta da Paz Social foi o documento que formalizou as diretrizes para o desenvolvimento econômico com justiça social. Nascia assim, a partir da iniciativa do empresariado, o Sistema S, o maior Sistema de desenvolvimento social do mundo.

No Ceará, em 16 de março de 1948, o empresário Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio com a finalidade de unir lideranças do setor para colaborarem com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac instituições mantidas pelos empresários do comércio que ofertam serviços sociais e educam para o comércio de bens, serviços e turismo. ​

 

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática