Notícias Senac CE

DESIGNER SERTANEJO E COLEÇÃO DE MODA COLABORATIVA BRASILEIRA GANHAM EXPOSIÇÕES EM LONDRES


ter, 19 de fevereiro de 2019 15:45

DESIGNER SERTANEJO E COLEÇÃO DE MODA COLABORATIVA BRASILEIRA GANHAM EXPOSIÇÕES EM LONDRES

Iniciativas da Fecomercio Ceará e SENAC/CE, mostras levam para a capital britânica um novo olhar sobre as referências, criatividade e potencial da moda autoral brasileira.

Paralelamente à realização da London Fashion Week, a Embaixada Brasileira em Londres, em parceria com a FECOMERCIO Ceará e SENAC/CE, apresenta duas exposições que refletem a diversidade e características genuínas da moda autoral brasileira contemporânea. Por um lado, reforçando a importância da influência dos aspectos culturais na indústria de moda, acontece a exposição “Meu Coração Coroado”, e lançamento do livro homônimo, em homenagem à trajetória do Mestre do Couro Espedito Seleiro, sertanejo cearense que deu novo significado ao ofício de seleiro que herdou da família que atua no ramo há seis gerações. A mostra e o livro, organizada e escrito por Eduardo Motta, reúne uma série de obras de Mestre Espedito, que herdou do bisavô a arte de fabricar artesanalmente selas e arreios, tornando-se conhecidos na cidade como seleiros. Inspirado pelo pai, que chegou a produzir sandálias para Lampião, Espedito aliou autenticidade criativa às técnicas tradicionais do seu ofício.

Também na Embaixada Brasileira, acontece a exposição “Hora do Brasil”, projeto coordenado por Jum Nakao que reuniu profissionais de diversos segmentos criativos para desenvolver uma coleção em cinco dias. Resultado de uma parceria entre o Senac/CE e o estilista, a exposição reúne as peças criadas durante o Reality Project, ação realizada dentro da edição 2012 do Dragão Fashion Brasil, maior evento de moda autoral do país. Na ocasião, foram reunidos 20 profissionais para criarem uma coleção a ser desfilada no último dia do evento, com o público acompanhando ao vivo e online todo o processo produtivo. O resultado foi uma coleção que mescla diversas culturas e saberes em 22 peças que foram projetadas e executadas em tempo recorde por um time formado por estilistas, designers, costureiras, artesãos, instrutores do Senac e estudantes sob a coordenação de Nakao.

“A presença em Londres reflete a eficiência do sistema Fecomercio em promover não só a moda do estado, mas fazendo com que esse setor extrapole fronteiras e possa vir até aqui representado por David Lee, escolhido como um dos 16 estilistas mais criativos do mundo, e Espedito Seleiro, artista consagrado que pode mostrar ao mundo a capacidade criativa da população do Nordeste”, analisa Luiz Gastão Bittencourt, vice-presidente da CNC – Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. “Com ‘A Hora do Brasil’, mostramos como se pode criar moda autoral atual incentivando investidores, empresas e estilistas a olharem o Ceará com outros olhos”, completa.

Mauricio Filizola, presidente da Fecomercio/CE, destaca que as exposições trouxeram expoentes da cultura cearense para a capital britânica. “Mestre Espedito muito nos orgulha, pois traz a essência do nosso sertão, do comércio e do negociar através de uma arte que faz parte da história do Nordeste. A ‘Hora do Brasil’ também mostra um momento muito especial que retrata uma característica do Sistema, onde não fazemos nada sozinhos. Transformamos vidas no nosso dia-a-dia, mas temos um time muito alinhado nesse desenvolver e, ao trazer isso para Londres, estamos mostrando a essência do Sistema e engrandecendo nossa cultura e nossa arte ao dar espaço para esses saberes”.

Serviço:
Meu Coração Coroado – Mestre Espedito Seleiro / A Hora do Brasil
Período: 15 a 22 de fevereiro
Horário: 17h30
Local: Embaixada do Brasil em Londres
Endereço: 14-16 Cockspur Street, London SW1Y 5BL

Informações para imprensa:
NAMIDIA COMUNICAÇAO
Marcia Fonseca / Ivo Chicuta
11-987198478
ivochicuta@gmail.com
marcia@namidiacom.com.br

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática