Notícias Senac CE

EDITORA SENAC CEARÁ LANÇA “ALFAIATARIAS: RADIOGRAFIA DE UM OFÍCIO INCOMPARÁVEL”


qua, 07 de junho de 2017 11:09

EDITORA SENAC CEARÁ LANÇA “ALFAIATARIAS: RADIOGRAFIA DE UM OFÍCIO INCOMPARÁVEL”

A Editora Senac Ceará lançou, durante o maior evento de moda autoral no país – o DFB Festival 2017, o livro Alfaiatarias: Radiografia de um ofício incomparável. A obra de Eduardo Motta é um registro desse ofício, desde o século XIX, e traz também entrevistas concedidas por profissionais que atuam hoje em áreas distintas da alfaiataria no Brasil e no exterior.

O autor, que é consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), destaca que várias camadas se superpõem neste livro. A primeira registra a alfaiataria do século XIX, abordada como alfaiataria vitoriana. A segunda trata da alfaiataria modernista, livremente tomada como aquela praticada do começo do século XX até 1980. Era gloriosa para os alfaiates e também aquela que, ao final, os colocou em ameaça de extinção.

A terceira volta as lentes para os exercícios de desconstrução da alfaiataria. A partir das últimas décadas do século XX, revelar o avesso e a montagem, distorcer a silhueta e a função ou embaralhar os elementos de gênero são procedimentos que se tornariam frequentes entre alguns criadores. Eles inauguraram uma fase iconoclasta de experimentação que deu origem à alfaiataria que aqui foi chamada de contemporânea.

A quarta camada é de entrevistas concedidas por profissionais que atuam em áreas distintas da alfaiataria no Brasil e no exterior. Comparecem o alfaiate clássico, praticante e defensor da alfaiataria artesanal, o empresário alfaiate, o designer que usa técnicas tradicionais e o que utiliza a versão industrial. Também estão presentes mulheres que se dedicam ao ofício e a professora que ensina como fazer. Para que este material alcançasse sua melhor forma, faltava ainda apresentar a todo tipo de interessado, e particularmente ao aluno de moda, parte da prática envolvida na alfaiataria.

Nessa quinta e última camada, a opção foi por apresentar o processo de montagem de um casaco, e não sua modelagem, observando como as regras da alfaiataria aportam ainda hoje de forma tão imprescindível na execução de uma peça de roupa.

“Por meio dos resgates de documentação histórica, de histórias de vida vivida e de depoimentos em entrevistas, o texto de Eduardo associa requinte e prazer em redescobrir um novo tempo do fazer, de experimentar técnicas de construção e articulação de corpos que se vestem e revestem frente à contemporaneidade”, afirma a Presidente da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem) e representante do Setorial de Moda no Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), Kathia Castilho.

Já para a diretora regional do Senac Ceará, Ana Cláudia Martins, “como instituição responsável pela promoção da educação profissional dentro do Sistema Fecomércio, a nossa editora vem a somar na disseminação do saber, com mais esse projeto de Eduardo Motta, voltado para estudantes, profissionais e interessados no rico e criativo universo da moda”.

Sobre o autor – Eduardo Motta estudou Artes Visuais na Universidade Federal de Belas Artes de Minas Gerais. É consultor e editor de moda, diretor criativo e de conteúdos da Radar – Inteligência e Projetos de Moda. Autor dos livros: História do calçado no Brasil: um olhar histórico, RS, 2004, O lugar maldito da aparência, Editora Estação das Letras, SP, 2013, Meu coração coroado: Mestre Espedito Seleiro, Editora Senac Ceará, CE, 2016.

Sobre a Editora Senac Ceará – Para melhor cumprir sua missão de educar para o trabalho e proporcionar excelência no aprendizado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará – Senac/CE, fundou, no ano 2006, a Editora Senac Ceará. Publicando obras de referência, que contribuem para a difusão do conhecimento e o aprimoramento de competências de pessoas e organizações em todas as suas áreas de atuação, a Editora Senac Ceará tem um forte compromisso com a cultura e a educação profissional.

Por meio de sua editora, o Senac Ceará oferece publicações dirigidas às mais diversas áreas do conhecimento – administração e negócios, beleza e estética, comunicação e artes, design, turismo e hotelaria, gastronomia e enologia, informática, meio ambiente, moda, saúde, entre outros. Comportamento, política, esporte e cultura, em suas várias manifestações, também fazem parte do acervo produzido pela Editora Senac, contemplando temas relevantes que vão além da sala de aula. São estudos, teorias, livros didáticos, produções acadêmicas, pesquisas e uma variedade enorme de trabalhos dirigidos a um público exigente, e interessado em aprimorar seus conhecimentos.

A editora tem como objetivo principal a publicação de títulos e obras que permitam o repasse de informação, com foco na melhoria contínua do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Seus projetos visam ainda grande alcance social, educativo e cultural, funcionando como mais uma ferramenta que ajuda o Senac a cumprir sua missão de desenvolvimento profissional.

Entre os diversos títulos publicados pela Editora Senac Ceará se encontram os livros “Alfaiatarias: radiografia de um ofício incomparável”, “Novas tecnologias aplicadas a moda”, “Em busca dos sabores perdidos”, “A espetacular arte de desenhar quadrinhos”, “Receitas para Lara”, o catálogo “A hora do Brasil”, a coletânea “Padre Cícero Romão Baptista e os Fatos de Joaseiro”.

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática