Notícias Senac CE

“FESTIVAL FARTURA – COMIDAS DO BRASIL FORTALEZA” REÚNE CHEFS E ATRAÇÕES GASTRONÔMICAS DE TODAS AS REGIÕES DO PAÍS, DIAS 10 E 11 DE NOVEMBRO


sex, 09 de novembro de 2018 17:04

“FESTIVAL FARTURA – COMIDAS DO BRASIL FORTALEZA” REÚNE CHEFS E ATRAÇÕES GASTRONÔMICAS DE TODAS AS REGIÕES DO PAÍS, DIAS 10 E 11 DE NOVEMBRO

QUARTA EDIÇÃO DO EVENTO SERÁ NO IATE CLUBE DE FORTALEZA COM MAIS DE 100 PROFISSIONAIS DE GASTRONOMIA

Nos dias 10 e 11 de novembro, o Iate Clube de Fortaleza recebe a quarta edição do Festival Fartura – Comidas do Brasil Fortaleza, com mais de 70 atrações gastronômicas de todas as regiões do país. O evento reúne cerca de 100 profissionais de gastronomia gerando conhecimento, experiências e, claro, muita comida boa. 

No espaço Chefs e Restaurantes e Petiscos, Lanches e Doces, estarão disponíveis as receitas de renomados chefs do Ceará e do Brasil. Entre eles, já estão confirmados: Van Régia, do Culinária da Van (Fortaleza, CE); Felipe Viânia, do Geppos (Fortaleza, CE); Marco Gil, do Rosa Celeste (Fortaleza, CE); Olga Soares, do Sagres (Brasília, DF); Paulo Anijar, Santa Chicória (Belém, PA); Sandro Gouveia, do Quitanda do Pastel (Eusébio, CE); Léo Gonçaves, d’O Mar Menino (Fortaleza, CE); Lia Quinderé, do Sucré Patisserie (Fortaleza, CE); Prazeres Quaresma, do Saldosa Maloca (Belém, PA); Ilmar de Jesus, do Casa Cheia (Belo Horizonte, MG); e Izete dos Santos, do Filha do Combu (Belém, PA).

Quem busca aprendizado também terá opções no Espaço Conhecimento Senac, onde os estudiosos da gastronomia compartilham suas histórias com o público. Participam Lia Quinderé (Fortaleza, CE); Mari Sciotti, do Quincho Cozinha & Coquetelaria (São Paulo, SP); Kadma Marques, do Occa – Observatório Cearense da Cultura Alimentar (Fortaleza, CE); Bia Leitão (Fortaleza, CE); Rafael Bruno, do Ponto X (Pedreiras, MA), Heloisa Bacellar, do Lá da Venda (São Paulo, SP), Danielle Thomaz (Campo Grande, MS).

Ou no Espaço Interativo Senac, onde podem aprender as mais diversas receitas na companhia de Nilza Mendonça, autora do livro “Em busca dos Sabores Perdidos” (Fortaleza, CE); Anna Paula Rezende, da Doceria Contemporânea (Fortaleza, CE), Elcio Nagano, da Faculdade UniFanor (Fortaleza, CE); Wanderson Medeiros, do Picuí (Maceió, AL); e Ari Kespers, do Provence Cottage & Bistrô (Monte Verde, MG).

Nas Cozinhas ao vivo, os chefs preparam os pratos na hora, contando todos os truques pra que eles fiquem mais saborosos. Nesta edição estão confirmados Hugo Rigui, do El Chancho (Fortaleza, CE); Lucio Figueiredo, ex-Vojnilô (Fortaleza, CE); Edilberto Costa, da UniFanor (Fortaleza, CE); Ruth de Almeida, do Raízes Gastronômicas (TO); Juliana Moura e Igor Olszowski, do Plano B (Tiradentes, MG); e Nathalie Passos, do Naturalie Bistrô (Rio de Janeiro, RJ). E o público pode experimentar lá mesmo. Em Produtos e Produtores, será possível fazer a feirinha e levar produtos pra casa, como os cafés do Atelier 1913, de Sítio São Roque (Mulungu, CE).

O evento também terá mais de 15 atrações culturais, com shows e performances. No sábado, sobem ao Palco 1 o grupo de choro Madeiro Trio, o guitarrista Cristiano Pinho, a banda Macaxeira Chips e o duo Yamí Music, composto pelo violoncelista italiano Federico Puppi e pelo percussionista Marco Lobo – os instrumentistas convidam o cantor Castello Branco, nova promessa da MPB. Já no Palco 2, Nayra Costa, finalista da primeira edição do “The Voice”, abre a programação. Na sequência, Castello Branco faz show próprio, e Camila Marietta, descoberta da cena musical do Ceará, fecha a programação.

Para o domingo, o Palco 1 terá a dupla Nonato Lima (sanfona) e Samuel Rocha (violão de sete cordas); o multi-instrumentista Mateus Farias, com o projeto “Erundê”, de baião, samba e carimbó; e o guitarrista Lucas Estrela, expoente musical do Pará, que apresenta o gênero “guitarrada tecno”. No Palco 2, o Grupo Miraira traz ao público um pouco do folclore e da cultura popular cearense. Em seguida, a cantora Lorena Nunes apresenta repertório autoral e canções de compositores cearenses. Por fim, o violonista Thiago Delegado convida ao show as cantoras Fernanda Takai e Luiza Brina.

Além disso, a programação inclui intervenções cênicas, como a arte circense da Circolando Animação.

O Festival Fartura é realizado pela Plataforma Fartura – Comidas do Brasil, que percorre todo o território nacional por meio da Expedição Fartura, viagens de pesquisa gastronômica que mapeia personagens, produtores, cozinheiros, chefs, receitas, produtos e ingredientes. O conteúdo dela é disponibilizado na web por meio do site e redes sociais, além da publicação de livros e filmes. As expedições também são a base para os festivais, que conectam a cadeia gastronômica, da origem ao prato.

Este ano, os Festivais acontecem do Sul ao Norte, em todas as regiões do Brasil. Já passaram por Porto Alegre (maio), São Paulo e Tiradentes (agosto), Belo Horizonte (setembro) e, além de Fortaleza, ainda serão realizados em Brasília (a confirmar) e Belém (janeiro/19). A Plataforma Fartura também expandiu suas fronteiras e foi atrás de suas origens, em Portugal. Nos dias 16 e 17 de novembro, acontece a segunda edição do Festival Fartura – Comidas do Brasil Lisboa.

SERVIÇO:

Festival Fartura – Comidas do Brasil Fortaleza        

Data: 10 e 11 de novembro

Horários: sábado (10), das 12h às 22h | domingo (11), das 12h às 20h

Local: Iate Clube de Fortaleza (avenida Vicente de Castro, 4.813, Cais do Porto)

Ingressos: R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia-entrada)

Vendas pelo site: sympla.com.br/farturafortaleza

farturabrasil.com.br

facebook.com\farturabrasil   

instagram.com\farturabrasil

SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – COMIDAS DO BRASIL

A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil percorre todo o país pesquisando a origem dos ingredientes e seu caminho até a mesa por meio da Expedição Fartura, que já visitou os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Todo o conhecimento adquirido é transformado em conteúdo e disponibilizado no site e redes sociais (Facebook e Instagram), vídeos, livros, programas de rádio e em projetos customizados. A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil recebeu o prêmio de Inovação em Turismo, do Second Runner-up – United Nation World Tourism Organization.

EXPEDIÇÃO FARTURA

A gastronomia brasileira é farta e rica – por isso a origem do nome da Plataforma. A expedição, desde 2012, apresentou os seguintes números:

– 26 estados e o Distrito Federal visitados, fechando o ciclo do Brasil.

– mais de 70 mil quilômetros percorridos.

– mais de 200 cidades visitadas.

– mais de 500 personagens da culinária brasileira entrevistados.

FESTIVAL FARTURA – COMIDAS DO BRASIL

Os festivais levam o conteúdo da Plataforma ao público, em forma de experiência. Alguns resultados:

– Mais de 185 toneladas de alimentos servidos (2016 e 2017).

– Mais de 10 toneladas de insumos coletados para reciclagem somente em Tiradentes/2017.

– Mais de 4 mil atividades gastronômicas (1998-2017).

– Mais de 4 mil profissionais da gastronomia (1998-2017).

– Mais de 1.000 apresentações culturais (1998-2017).

– Mais de 700 mil pessoas (1998-2017).

Livros

Cada estado visitado pela Expedição Fartura tem um personagem que a gente não esquece. São produtores, chefs, mercados e receitas que têm aquele tempero a mais. Tudo isso é registrado e lançado em livros premiados nacional e internacionalmente. As publicações já ganharam prêmios como o Jabuti e por duas vezes o Gourmand World Cookbook – principal premiação gastronômica do mundo. As viagens resultaram em 5 livros até o momento.

Filmes

Cada edição da expedição gera vídeos com conteúdos que complementam os registros nos livros. Ao longo de quatro anos, o Fartura registrou inúmeras entrevistas em curta, média e longa metragens que são distribuídos em instituições educacionais, além de estarem disponíveis nas redes sociais. Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Um deles recebeu o 1º lugar na 1ª Mostra de Ensaios de Sabores Audiovisuais – MESA, como melhor obra de até 30’.

Programa de rádio

Programas com as descobertas e dicas gastronômicas da curadora Luiza Fecarotta, obtidas durante as Expedições. Rádio CDL FM, 102,9, em Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira, três vezes ao dia.

Site e Redes Sociais

O portal Fartura – Comidas do Brasil tem como missão reunir o conteúdo coletado na Expedição e tornar acessível o compartilhamento desse material. No site, assim como nas redes sociais como Facebook e Instagram, encontram-se receitas, vídeos, informações dos festivais, curiosidades gastronômicas e até contato dos produtores.

Conteúdos e viagens customizados

A partir do conhecimento adquirido pela Plataforma, são construídos produtos específicos para empresas dos setores de alimentação, aviação, turismo, entre outros. Os conteúdos são desenvolvidos entendendo a estratégia de marca de cada cliente. Tanta informação compartilhada também possibilitou que a Fartura criasse viagens customizadas. A primeira edição acontece em Porto Alegre, de 3 a 5 de maio, quando um grupo fechado participará de um roteiro gastronômico exclusivo e inesperado.

Mais informações:

Doizum Comunicações – (31) 3889-0364

Mayra Lopes – mayralopes@doizum.com – (31) 99795-0364

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática