Notícias Senac CE

Restaurantes atualizam cardápios e oferecem novas experiências gastronômicas aos clientes


qui, 22 de outubro de 2020 17:07

Restaurantes atualizam cardápios e oferecem novas experiências gastronômicas aos clientes

De acordo com o perfil e o objetivo do estabelecimento, a Consultoria Senac desenvolve as receitas e elabora as fichas técnicas, além de treinar a equipe

Referência em Limoeiro do Norte e região, o Hotel Bezerra também conta com um restaurante que atende seus clientes nos sistemas de self-service e à la carte, desde 1987. Além do atendimento, o investimento em inovação é essencial no mercado de Alimentos e Bebidas, que é amplo e competitivo. “O nosso objetivo é proporcionar aos clientes boas experiências gastronômicas e buscamos a Consultoria Senac para agregar melhorias e novidades no menu, para surpreendê-los”, conta Emanuella de Sousa Bezerra, gerente executiva do hotel.

A consultoria realizou os serviços de Elaboração de Cardápio e Fichas Técnicas no restaurante Zé Bezerra e também no restaurante Raiz Cozinha Brasileira, em Fortaleza, recentemente.  As consultorias são presenciais e, previamente, é feito um diagnóstico da empresa para que os serviços atendam o perfil de negócio, o seu público-alvo e as suas metas.

“Atendemos negócios desde a fase inicial de abertura, como também restaurantes em funcionamento que precisam se renovar e criar um menu mais atrativo. Geralmente, estão em busca de diversificar suas opções para aumentar a satisfação dos clientes”, explica a consultora técnica do Senac Ceará, Diana Moreira.

Durante a Elaboração de Fichas Técnicas, o consultor promove a Cozinha Experimental, em que ele faz os testes práticos de cada preparação e treina a equipe para executar os novos pratos que compõem o novo cardápio. Nesse momento, o consultor reúne todas as informações sobre os pratos, compondo ao final a ficha técnica. Essa vai subsidiar a produção na cozinha, de forma padronizada.

“Além de apresentar todas as informações sobre os novos produtos – incluindo os ingredientes, as quantidades, modos de preparo, rendimento, foto de apresentação – a ficha técnica traz o cálculo do custo da matéria-prima, assim a empresa já é informada do custo daquele prato, auxiliando em uma precificação mais assertiva e, consequentemente, para a sustentabilidade do negócio”, detalha a consultora.

Com a consultoria de Elaboração de Fichas Técnicas, ela garante que, os benefícios podem ser observados no dia a dia. “É uma importante ferramenta para a padronização dos produtos, ajuda no controle do fluxo das mercadorias e a melhorar o controle de estoque, evitando o desperdício. A padronização das preparações dinamiza o trabalho da equipe da cozinha. Por exemplo, ao chegar um novo funcionário, ele consegue executar todos os pratos, a partir das fichas técnicas. Assim, a empresa tem ganhos de produtividade, de qualidade, de controle de estoque e maior exatidão dos custos envolvidos em sua produção”, reforça Diana.

Além da rotina do negócio, a experiência agregou conhecimento para o proprietário do Raiz Cozinha Brasileira. “Vamos lançar o novo cardápio até o final do ano e a consultora trouxe livros especializados em gastronomia brasileira, que é nosso carro-chefe. Pesquisamos e selecionamos as receitas juntos, ela fez as receitas com a nossa equipe. Foi tão rico, que comprei os livros e sigo estudando. Considero essa consultoria essencial nesse momento de retomada do Raiz no mercado”, conta o sócio-proprietário do restaurante, Luis Câmara.

Mudar envolve disposição e esforço. Para a equipe do Restaurante Zé Bezerra, conta a gerente, o início da consultoria foi desafiador, pois as atividades tiram os funcionários do que estão habituados a fazer, da sua rotina. “Mas nós buscamos a Consultoria Senac por acreditar nos produtos e serviços ofertados pela instituição, confiar nos profissionais envolvidos e por ter um excelente custo benefício”, diz.

O investimento gerou o retorno esperado. Segundo Emanuella, “desde o primeiro momento, a chef e consultora Fernanda Luna conduziu o processo com maestria. Sempre se preocupou com a realidade da empresa, com a escolha de pratos que encantassem os clientes e fossem viáveis, considerando tanto as questões financeiras, como a nossa realidade. Por fim, tivemos uma soma muito positiva em diversos aspectos, principalmente na melhoria dos nossos processos e do nosso cardápio, que oferece agora pratos contemporâneos cheios de sabor e belas apresentações”.

SERVIÇO

Consultoria Senac

Mais informações: https://www.ce.senac.br/consultoria/

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática