Notícias Senac CE

Saberes e Sabores do Ceará


sex, 09 de novembro de 2018 14:40

Saberes e Sabores do Ceará

Semana de Gastronomia Regional revela a riqueza da culinária cearense

Mar, serra e sertão. Os ingredientes desses três biomas marcaram a Semana de Gastronomia Regional do Ceará no Restaurante-escola Senac Downtown RJ, nos dias 6 e 7 de novembro. Pela terceira vez no Rio de Janeiro, a cozinha criativa cearense foi posta à mesa na hora do almoço e encantou os clientes do restaurante.  Na noite do primeiro dia, alunos e convidados assistiram à aula-show ministrada pelo chef Ivan Prado, consultor de Gastronomia do Senac no Ceará, que ensinou modernas técnicas de preparo e contou segredos da culinária regional (assista ao vídeo).

Foto: Alexandre Brum

“Nossa cozinha tradicional mistura a fartura do mar com a escassez do sertão e cria o sabor cearense, composto de refogado básico – alho, cebola, pimentão e tomate – além de coentro, coco e pimenta de cheiro. O perfume do Ceará varia no grau de intensidade de cada sabor de acordo com o ingrediente principal”, conta o chef.

O resultado é uma variedade de opções gastronômicas: panelada, carne de sol com cebola roxa e manteiga da terra, creme de sururu, peixe na crosta da tapioca, paçoca, baião de dois, dadinho de tapioca (boxe), feijão verde cremoso, cocada de forno e cheesecake de cajuína fizeram parte do buffet especial composto por 15 pratos típicos, com a assinatura do chef Ivan Prado.

Para o diretor regional Rodrigo Leite, a participação na Semana de Gastronomia Regional possibilitou ao Senac no Ceará mostrar sua expertise nesse segmento da educação profissional: “Atuamos fortemente na capacitação de trabalhadores que atendem tanto ao mercado local quanto à cadeia produtiva do turismo”.

Foto: Alexandre Brum

O chef Ivan acredita que o evento fortalece a identidade cultural dos estados. “É fundamental mostrar a diversidade gastronômica do nosso País. Trazer essa perspectiva por meio da troca de experiências, de produtos e saberes de cada lugar, valorizando os ingredientes da nossa terra”, afirma.

Aula-show

Na aula-show, o chef Ivan Prado explicou que cozinhar é quebrar proteína e para isso o alimento não precisa ir ao fogo. Cozinhou o peixe com suco e raspas de limão-taiti fazendo uma reinterpretação do ceviche peruano.  

Da cozinha do sertão, ele preparou feijão verde cremoso, feito com creme de leite, queijo coalho e nata (a camada gordurosa do leite), servido com carne de sol grelhada na manteiga de garrafa, picles de cebola roxa e melaço de cana.

A próxima Semana de Gastronomia Regional do Senac Downtown RJ vai apresentar as delícias da culinária maranhense, nos dias 28 e 29 de novembro. O endereço é Rua General Justo, 307, no Centro/RJ.

Boxe:

Receita especial do chef Ivan Prado

Dadinhos de Tapioca

Ingredientes

1 kg de farinha de tapioca

800 ml de leite

600 gramas de queijo coalho

500 gramas de carne de sol desfiada

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Misture bem todos os ingredientes secos e acrescente o leite fervido para obter uma massa homogênea. Despeje em forma retangular untada com manteiga. Leve à geladeira por 2 a 3 horas. Corte os quadradinhos e frite-os no óleo quente.

Dica: saboreie com geleia de pimenta agridoce

 

Texto: Katia Costa

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática