Notícias Senac CE

Senac-CE abre matrículas para cursos gratuitos em áreas como Saúde, Tecnologia da Informação, Gastronomia e Moda


qui, 30 de março de 2023 15:47

Senac-CE abre matrículas para cursos gratuitos em áreas  como Saúde, Tecnologia da Informação, Gastronomia e Moda

Nos meses de maio e junho, o Programa Senac de Gratuidade oferta 218 vagas em mais de 30 turmas, com inscrições pelo site, e mais 430 ofertadas com instituições parceiras. Essas vão acontecer no Senac Centro e na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, em Fortaleza; e nas unidades de Aquiraz, Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Maranguape e Cedro. Há vagas para qualificações e aperfeiçoamentos profissionais, além de cursos Técnicos, em áreas como Tecnologia da Informação, Saúde, Beleza, Moda, Gastronomia, Gestão e Comércio. As inscrições podem ser feitas pelo site https://psg.ce.senac.br/ .

Para quem terminou o ensino médio e está em busca de uma formação completa voltada para o mercado de trabalho, os cursos Técnicos podem ser uma boa opção, pois além da certificação Técnica de Nível Médio, a duração é de até dois anos. Para os próximos meses, as matrículas estão abertas para os cursos de Enfermagem e Estética.
“Para seguir carreira em Enfermagem, há dois tipos de cursos: o técnico e o bacharelado. O técnico em Enfermagem, por ser rápido e ter boa empregabilidade, é um dos mais populares”, garante o consultor de produtos educacionais na área de Saúde, Inaldo Araújo. No curso, o aluno desenvolve competências relacionadas à promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde da pessoa, além de prestar assistência de enfermagem a pacientes em estado grave, sob a supervisão do enfermeiro.

Entre as qualificações profissionais, ganham destaque os cursos da área de Gastronomia, como Cozinheiro, Padeiro e Pizzaiolo. Há opções também na Moda – Modelista e Costureiro; e na Beleza – Cabeleireiro, Manicure e Pedicure. “Todas são áreas que movimentam a economia e, portanto, há sempre busca por profissionais qualificados no mercado”, destaca a coordenadora de projetos do Senac Ceará, Geysa Câncio.

Para quem mora no Cariri e pretende investir em carreira na área da Tecnologia da Informação, que é um mercado em plena ascensão, há oportunidade para reforçar os conhecimentos em Matemática Aplicada e Lógica Computacional, como base para a qualificação em Programador de Sistemas. A relação completa dos cursos está disponível no site.

Sobre o Programa Senac de Gratuidade – Comprometido com a inserção social e produtiva de adolescentes, jovens e adultos pertencentes às camadas sociais menos favorecidas, o Senac oferta bolsas de estudo para a formação profissional, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) criado pelo Decreto nº 6.633, de 5 de novembro de 2008 e alterado pelo Decreto nº 9.364, de 8 de maio de 2018.
Para participar do Programa Senac de Gratuidade (PSG), os interessados precisam preencher os seguintes requisitos básicos: possuir renda familiar per capita de até 2 salários mínimos; estar matriculado ou ser egresso da Educação Básica; ser trabalhador desempregado ou empregado.
Desde sua implementação, o PSG tem sido um significativo mecanismo de ampliação do acesso de cidadãos brasileiros aos cursos de Formação Inicial e Continuada, além da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. De 2021 para 2022, houve crescimento de 49,67% na realização de matrículas do programa no País.
Por meio de iniciativas como essa, o Senac se destaca nacionalmente como instituição de referência em Educação Profissional, concentrando esforços para a formação do ser humano em sentido amplo, compreendendo a educação para o trabalho como instrumento de cidadania e justiça social.

Mais informações e inscrições PSG: (85) 3270.5400/
https://psg.ce.senac.br/

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática