Notícias Senac CE

Senac Ceará abre portas do mercado de trabalho para segmentos do Comércio


qua, 16 de janeiro de 2019 17:04

Senac Ceará abre portas do mercado de trabalho para segmentos do Comércio

Banco de Oportunidades do Senac Ceará promove o encontro entre empresas e profissionais qualificados

Como um dos principais ramos do setor de serviços no Ceará, o Comércio é responsável pela maior parcela do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado com 52,9%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os segmentos que concentraram as maiores demandas de oferta de contratação em 2018, segundo a Coordenadora Estadual do Banco de Oportunidades do Senac Ceará, Karla Rolemberg, estão: Comércio, Gestão, Gastronomia, Hospitalidade, Beleza e Conservação e Zeladoria.

Percebendo a abrangência do mercado de trabalho, que necessita de profissionais qualificados, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) oferece aos alunos formados o Banco de Oportunidades, serviço gratuito que auxilia na hora de encontrar uma vaga de emprego.

Entre as oportunidades profissionais que ficaram em destaque em 2018 estão as funções de: Vendedor, Técnico em Enfermagem, Assistente Administrativo, Auxiliar de Cozinha, Cozinheiro, Recepcionista, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Produção, Garçom e Operador de Caixa.

Na busca por uma vaga, Karla Rolemberg aponta que, para se destacar no mercado é necessário investir em qualificação profissional, principalmente em requisitos que podem ser determinantes na hora da contratação. “É necessário o constante acompanhamento das mudanças comportamentais e técnicas, das novas profissões e tendências de mercado. Verifica-se a existência de novas modalidades de profissões e empregos e que requer maior adaptabilidade de mão de obra, com uma determinada urgência”, atenta.

Banco de Oportunidades

Além de ter qualificação profissional, é necessário se sair bem nos processos seletivos. Como uma forma de ajudar ex-alunos a encontrar o tão sonhado emprego, o Senac Ceará orienta e encaminha os profissionais para participar de seleção em empresas cadastradas por meio do Banco de Oportunidades.

Durante o ano de 2018, este serviço gratuito do Senac/CE possibilitou o fluxo de ofertas de vagas, mesmo em períodos de retração, encaminhando 6.466 alunos formados o mundo do trabalho, o que movimentou 2.574 vagas de emprego.

Segundo a coordenadora, o serviço resulta de parcerias estratégicas junto a segmentos do mercado que fazem parte do campo de atuação dos cursos ofertados pela Instituição. “Ao promover esse encontro entre empresas e profissionais qualificados pela maior escola de Educação Profissional do Brasil, todos saem ganhando: nossos alunos e as empresas, é aí que constatamos o maior propósito do Senac, em transformar vidas”, ressalta.

Dicas para se destacar no mercado

Dominar ferramentas tecnológicas;

Operar sistemas e planilhas como o Excel básico e avançado;

Falar um segundo idioma;

Desenvolver habilidades de atendimento;

Ter uma comunicação assertiva;

Ter nível escolar ajustado ao perfil inicial de contratação para o cargo requerido;

Capacitação constante, para construir novas habilidades;

Como funciona o Banco de Oportunidades

Por meio desse serviço gratuito, ex-alunos aprovados podem solicitar que seu perfil profissional seja disponibilizado para participar de processos seletivos e empresas interessadas têm a possibilidade de buscar, no Banco de Oportunidades, candidatos para vagas de emprego. Em 2018, o serviço contou com 1.296 empresas que solicitaram por profissionais formados pelo Senac Ceará.

SERVIÇO:

Banco de Oportunidades

Telefone: (85) 3270.5425

Local: Av. Tristão Gonçalves, 1245. Centro. Fortaleza – CE

Mais informações: https://www.ce.senac.br/produtos-e-servicos/banco-de-oportunidades/

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática