Notícias Senac CE

Senac Ceará forma mais de 2000 turmas em 2021 e lança primeiro curso de graduação tecnológica


ter, 21 de dezembro de 2021 14:03

Senac Ceará forma mais de 2000 turmas em 2021 e lança primeiro curso de graduação tecnológica

Em 2021, de janeiro a outubro, o Senac promoveu ações educacionais em 28 cidades. Mais de 2.000 turmas se formaram, totalizando 28.766 matrículas. Os cursos, workshops, oficinas e palestras foram realizados no formato virtual e presencial, após retomada das atividades no Estado.

No formato virtual, se destacaram as séries de cursos na área de Gestão e Comércio, tendo em vista os desafios do setor após a pandemia, como a Jornada de Negócios Digitais e o Webinar Experiência do Consumidor 5.0, assistido por mais de 1400 pessoas. Promovida por meio do Núcleo Nordeste de Desenvolvimento, no dia 21 de outubro, a palestra online e gratuita do CEO da Softbox/Luizalabs da Magazine Luiza, Ricardo Rocha, foi direcionada para empresários e profissionais do comércio de bens, serviços e turismo, enfocando estratégias que aliam tecnologia e experiência do cliente para impulsionar os negócios.

Na área de Gastronomia, a série Cozinhar em Casa teve continuidade e foi lançada a Pensar Comida, em maio. Com formato remoto, ao vivo e abordagem totalmente teórica, o Pensar Comida lançou a proposta de refletir sobre assuntos como insegurança alimentar, sustentabilidade, produção, negócios gastronômicos, culturas e representatividades. Na sua primeira edição abordou o tema Mudança na Mesa dos Brasileiros, reunindo duas professoras reconhecidas nacionalmente: Adriana Salay e Joana Pellerano.

Em junho, a instituição reabriu as unidades no Estado para os cursos presenciais, com destaque para a programação nas áreas de Gestão e Comércio, Moda, Estética e Bem-Estar, que trouxe os alunos de volta para as salas de aula.

Diante do impacto da transformação digital no âmbito da educação, o Departamento Nacional do Senac lançou o programa Educação Flexível. O ensino híbrido, como é mais conhecido no país, consiste em uma proposta de educação formal na qual há integração entre momentos presenciais e não presenciais, com o uso de tecnologia como recurso pedagógico.

Para ofertar turmas nessa modalidade a partir de 2022, a equipe de produtos educacionais e pedagógica do Senac Ceará já está planejando e realizando as adequações no portfólio . “Estamos trabalhando para agregar inovação em nossos cursos, visando sempre a qualidade do ensino Senac”, ressalta o diretor de Educação Profissional, Gustavo Guimarães.

Conhecimento além das salas de aula

 

Para além dos cursos de educação profissional, o Senac também realizou e participou de diversas iniciativas que fortaleceram ainda mais a atuação da Instituição na sociedade. Essas geram ainda oportunidades para os alunos colocarem em prática os conhecimentos que adquiriram em sala de aula, além de vivenciar experiências em grandes eventos. Esse ano, o Senac Ceará marcou presença em eventos como o Festival Fartura Gastronomia du Brasil; Casa Cor; 35º Encontro Nacional da Abrasel; 3ª Fenacce – Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce); Fenóptica; Festival Sabores do Ceará e Tecnoalimentos.

Com repercussão nacional, a Collab Ronaldo Fraga – SPFW colocou o Cariri no centro da moda. A partir da Collab de alunos e profissionais do Senac com o estilista Ronaldo Fraga, surgiu o planejamento e a criação da coleção de moda “Terra de Gigantes”, inspirada nos Museus Orgânicos e nos Mestres da Cultura do Cariri. O projeto teve participação de 15 alunos da Instituição e o lançamento aconteceu no dia 23 de junho, na abertura da Edição N° 51 do São Paulo Fashion Week. O desfile alcançou mais de 38 mil visualizações no Youtube do evento e também foi projetado nos prédios da Avenida Paulista.

Excelência em Educação Profissional

 

O Senac Ceará também se destacou nas Competições Senac de Educação Profissional, realizada de 04 a 31 de outubro no Hotel Ilha do Boi, em Vitória (ES). Representado por quatro mulheres, o Senac Ceará trouxe três medalhas, com destaque para a prata na ocupação de Estética e Bem-Estar, conquistada por Natécia Silva. Por alcançar mais de 700 pontos, a instituição ganhou duas Medalhas de Excelência, nas ocupações de Cozinha e Cabeleireiro.

Neste ano, 47 alunos de 20 estados apresentaram suas competências nas ocupações Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-Estar, Florista, Recepção de Hotel e Serviço de Restaurante.  O torneio testa as habilidades e conhecimentos de seus estudantes em todo o Brasil e os ganhadores representam o país no WorldSkills, que acontecerá na China, em 2022.

“As nossas quatro competidoras – Natécia Silva, Marília Bayma, Valéria Raiana e Letícia Sousa –  demonstraram, em tempos tão desafiadores, extrema determinação na busca por seus objetivos e comprometimento em evoluírem profissionalmente, chegando a representar nosso Estado na Etapa Final das competições, que reúne os melhores alunos da instituição no país”, destacou a diretora regional, Ana Cláudia Martins Maia Alencar.

Formando profissionais no setor de turismo

 

Fortemente impactado pela pandemia, o setor de turismo cearense conta com o apoio do Sistema Fecomércio e do Sebrae, que uniram forças para encontrar soluções e contribuir para a retomada. Dentre as ações, destaque para a realização de cursos gratuitos de qualificação, por meio do Senac, para o projeto rotas turísticas do Sebrae.

O objetivo é preparar os profissionais de acordo com as atividades essenciais de cada região, a ação tem como objetivo fomentar e desenvolver o turismo no Ceará.  Em 2021, foram realizadas 22 turmas contemplando cursos como Recepcionista em Meios de Hospedagem, Condutor Ambiental Local, Camareira em Meios de Hospedagem, Planejamento e Elaboração de Roteiros Turísticos, Operador de Turismo Receptivo, Canais de Distribuição para Hotéis, Organização de Eventos Sociais, além do Workshop sobre Design de Experiências Turísticas. Esses foram realizados nos municípios de Aquiraz, Icapuí e Pacoti, que contemplam as Rotas das Falésias e do Café Verde, beneficiando mais de 300 pessoas.

“Esse trabalho integrado valoriza e potencializa a força que é o turismo no Estado, gerando emprego e renda para as pessoas a partir da qualificação profissional. Além de impulsionar a reestruturação dos polos turísticos que, sem dúvidas, é fundamental para a economia local”, afirma Luiz Gastão Bittencourt, presidente do Sistema Fecomércio Ceará.

Articulação da cadeia produtiva da Gastronomia

 

Profissionais do setor de alimentos e bebidas, da cultura alimentar e educação em gastronomia, além de órgãos e entidades estaduais com competência e interesse nessa área, se reuniram em novembro para debater a Lei n° 17.608 de 06/08/2021, que estabelece a Política Estadual da Gastronomia e da Cultura Alimentar e cria o Programa Ceará Gastronomia. O Colóquio da Lei da Gastronomia foi realizado pelo Senac Ceará, que sediou o evento no Senac Reference, em parceria com o Governo do Estado do Ceará e a Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ao final do colóquio, houve formação de grupos de trabalho para redação de um documento que contempla as principais propostas que resultaram dos debates, abordando os principais assuntos contemplados na lei: educação, cultura alimentar, turismo, cadeia produtiva, economia criativa e desenvolvimento econômico. Esses resultados foram apresentados aos mais de 60 participantes presentes no encerramento e o documento foi entregue ao assessor especial para a gastronomia do Governo do Estado do Ceará, João Luiz Lima, pela diretora regional do Senac Ceará, Ana Cláudia Martins.

“Ao realizar o Colóquio da Lei da Gastronomia, o nosso objetivo principal foi concretizado: reunir toda a cadeia produtiva para contribuir para o melhor uso da lei da gastronomia. Além de representatividade, o colóquio propõe a integração de todos os agentes que fazem a gastronomia cearense no sentido de fortalecer e consolidar essa política pública, com foco na valorização da cultura e da economia regional”, disse Ana Cláudia.

Graduação Tecnológica

 

Com mais de 70 anos de experiência em educação profissional, o Senac Ceará lançou em novembro o seu primeiro curso de nível superior. A Faculdade Senac oferta 120 vagas para a graduação tecnológica em Gestão Comercial em 2022.1, com turmas nos turnos da manhã, tarde e noite. Para início das atividades, a faculdade passou por avaliação do Ministério da Educação (MEC) e obteve a nota máxima, 5,0.

O processo seletivo vai até o dia 17 de janeiro. Assim, além do aproveitamento da nota do ENEM, os interessados podem ingressar no curso por meio de processo seletivo organizado pela instituição. A prova deve ser agendada, às terças e quintas-feiras (manhã e noite) ou sábados (manhã), não é cobrada taxa de inscrição e pode ser on-line ou presencial.

Para realizar a prova, é preciso preencher o formulário disponível no www.faculdadesenacce.com.br/, onde também é possível consultar o edital. Graduados e transferidos também podem realizar matrícula nesse período, mediante apresentação da documentação necessária. As aulas estão previstas para começar em fevereiro de 2022 na unidade do Senac no Centro, em Fortaleza (CE).

 

Orientação e encaminhamento para o mercado de trabalho

 

O Banco de Oportunidades obteve números expressivos em 2021. O serviço é gratuito e voltado a atender, orientar e encaminhar ao mercado de trabalho ex-alunos que concluíram com êxito os cursos do Senac. Até novembro, foram 751 empresas solicitantes, 4571 alunos encaminhados e 542 novos alunos cadastrados. Os segmentos mais demandados foram Comércio, Conservação e Zeladoria, Gestão, Saúde, Gastronomia e Hospitalidade.

 

Vale destacar a parceria entre a Enel e o Banco de Oportunidades do Senac Ceará, por meio da qual alunos matriculados e formados pela instituição concorrerram a oportunidades de trabalho ofertadas por empresa parceira do projeto Enel Compartilha Oportunidade. Para participar da seleção para o cargo de Agente de Vendas, os interessados realizaram capacitações on-line no mês de setembro. As vagas foram para residentes das cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo, Iguatu, Farias Brito, Várzea Alegre e Missão Velha.

 

Solidariedade: Aprendizes em Ação arrecada 1,5 tonelada de alimentos

 

Para estimular o exercício da cidadania, empatia e o desenvolvimento de atitudes colaborativa e sustentável, além do protagonismo juvenil, o Senac Ceará realiza o projeto Aprendizes em Ação. Esse ano, o projeto beneficiou o programa Mesa Brasil, programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc, com a arrecadação e doação de mais de 1,5 tonelada de alimentos não perecíveis.

Os 450 alunos de 21 turmas dos cursos de Aprendizagem Comercial em Serviços (Administrativos; de Vendas; de Supermercado e de Atendimento em Postos de Combustíveis) são responsáveis por todo o processo de planejamento, execução e avaliação do projeto Aprendizes em Ação. Eles contam com a orientação de seus instrutores e da Supervisão Pedagógica do Senac Centro.

“Esse projeto vem contribuir para a transformação da vida dos nossos aprendizes, gerando grande sensibilização nos jovens no sentido do cuidado com o próximo, além do crescimento pessoal e profissional dos mesmos”, afirma a supervisora pedagógica do Senac Ceará, Francilane Gomes.

Sobre o Mesa Brasil – O Mesa Brasil é reconhecido como o maior banco de alimentos do País e tem como premissa buscar onde sobra para entregar onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício. Do outro, reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário.

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática