Sistema

Fecomercio Sesc Senac IPDC

Notícias Senac CE

Senac Ceará se destaca nas competições de educação profissional desde 2008


qui, 16 de setembro de 2021 13:29

Senac Ceará se destaca nas competições de educação profissional desde 2008

Desde a sua primeira participação na Olimpíada do Conhecimento, em 2008, o Senac Ceará tem se destacado nas competições de educação profissional. Foi quando a estudante Lia Rebeca Mendonça conquistou a medalha de ouro na etapa nacional, na categoria Cabeleireiro, e representou o Brasil na WorldSkills, no Canadá, em 2009.

Em 2010, se destacaram Karoliny Alves, medalha de ouro na ocupação Maquiagem (categoria contemplada apenas naquele ano), e Raysson Dias, aluno do Programa Senac de Gratuidade do Crato, medalha de prata na ocupação Cabeleireiro – ambos na Etapa Nacional, realizada no Rio de Janeiro. 

Em 2012, foi a vez de Patrícia de Sousa trazer a medalha de prata para o Estado, na categoria Cabeleireiro, na Etapa Nacional da Olimpíada e, representou o Brasil na categoria para o mundial, participando da WorldSkills na Alemanha, em 2013. Já em 2014, Sara Ariane Aguiar Lima foi a campeã na categoria Estética e Bem-Estar, na Olimpíada do Conhecimento, representando assim o Brasil na 43ª edição da WorldSkills, em 2015, em São Paulo.

Depois de quatro edições como parceira do Senai na Olimpíada do Conhecimento, a maior escola de educação profissional no Brasil lançou uma competição voltada exclusivamente para o setor do comércio. Em 2016, aconteceu a primeira edição das Competições Senac de Educação Profissional, uma iniciativa do Departamento Nacional. 

O torneio testa as habilidades e conhecimentos de seus alunos em todo o Brasil em áreas de importante atuação no setor do comércio de bens, serviços e turismo. Atualmente, são sete ocupações: Florista, Cozinha, Estética e Bem-estar, Cabeleireiro, Recepção de Hotel, Serviço de Restaurante, Cuidados de Saúde e Apoio Social.  Os alunos que se destacam em sala de aula passam por seletivas regionais e recebem treinamento direcionado para a etapa nacional. 

Em 2016, além de sediar a etapa nacional da ocupação Cabeleireiro, o Ceará garantiu o segundo lugar no pódio com Bruna Santos, do Senac Crato, que foi treinada por Raysson Dias. Em 2018, os representantes cearenses Fábio de Carvalho Moreira e Caio Almeida Costa ficaram em 4º e 7º lugares, respectivamente, nas categorias Cabeleireiro e Cozinha.

As expectativas do supervisor técnico das Competições Senac de Educação Profissional do Senac Ceará, Inaldo Araújo, são bastante positivas. “Tenho observado a evolução das nossas alunas em seus treinamentos e nos simulados e esperamos que elas consigam levar para o Espírito Santo todo esse conhecimento e as competências que desenvolveram. O mais importante é que elas já cresceram pessoal e profissionalmente, demonstrando uma dedicação e determinação dignas de atletas olímpicos”, garante.

Cursos por Unidade

Clique na unidade do seu interesse para conhecer alguns cursos, valores, datas e horários.

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática

Facebook

Twitter

Instagram