Notícias Senac CE

Senac Ceará se destaca nas competições de educação profissional desde 2008


qui, 16 de setembro de 2021 13:29

Senac Ceará se destaca nas competições de educação profissional desde 2008

Desde a sua primeira participação na Olimpíada do Conhecimento, em 2008, o Senac Ceará tem se destacado nas competições de educação profissional. Foi quando a estudante Lia Rebeca Mendonça conquistou a medalha de ouro na etapa nacional, na categoria Cabeleireiro, e representou o Brasil na WorldSkills, no Canadá, em 2009.

Em 2010, se destacaram Karoliny Alves, medalha de ouro na ocupação Maquiagem (categoria contemplada apenas naquele ano), e Raysson Dias, aluno do Programa Senac de Gratuidade do Crato, medalha de prata na ocupação Cabeleireiro – ambos na Etapa Nacional, realizada no Rio de Janeiro. 

Em 2012, foi a vez de Patrícia de Sousa trazer a medalha de prata para o Estado, na categoria Cabeleireiro, na Etapa Nacional da Olimpíada e, representou o Brasil na categoria para o mundial, participando da WorldSkills na Alemanha, em 2013. Já em 2014, Sara Ariane Aguiar Lima foi a campeã na categoria Estética e Bem-Estar, na Olimpíada do Conhecimento, representando assim o Brasil na 43ª edição da WorldSkills, em 2015, em São Paulo.

Depois de quatro edições como parceira do Senai na Olimpíada do Conhecimento, a maior escola de educação profissional no Brasil lançou uma competição voltada exclusivamente para o setor do comércio. Em 2016, aconteceu a primeira edição das Competições Senac de Educação Profissional, uma iniciativa do Departamento Nacional. 

O torneio testa as habilidades e conhecimentos de seus alunos em todo o Brasil em áreas de importante atuação no setor do comércio de bens, serviços e turismo. Atualmente, são sete ocupações: Florista, Cozinha, Estética e Bem-estar, Cabeleireiro, Recepção de Hotel, Serviço de Restaurante, Cuidados de Saúde e Apoio Social.  Os alunos que se destacam em sala de aula passam por seletivas regionais e recebem treinamento direcionado para a etapa nacional. 

Em 2016, além de sediar a etapa nacional da ocupação Cabeleireiro, o Ceará garantiu o segundo lugar no pódio com Bruna Santos, do Senac Crato, que foi treinada por Raysson Dias. Em 2018, os representantes cearenses Fábio de Carvalho Moreira e Caio Almeida Costa ficaram em 4º e 7º lugares, respectivamente, nas categorias Cabeleireiro e Cozinha.

As expectativas do supervisor técnico das Competições Senac de Educação Profissional do Senac Ceará, Inaldo Araújo, são bastante positivas. “Tenho observado a evolução das nossas alunas em seus treinamentos e nos simulados e esperamos que elas consigam levar para o Espírito Santo todo esse conhecimento e as competências que desenvolveram. O mais importante é que elas já cresceram pessoal e profissionalmente, demonstrando uma dedicação e determinação dignas de atletas olímpicos”, garante.

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática