Notícias Senac CE

SENAC CEARÁ TREINA DOIS ALUNOS PARA AS COMPETIÇÕES SENAC DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2018


ter, 13 de novembro de 2018 09:45

SENAC CEARÁ TREINA DOIS ALUNOS PARA AS COMPETIÇÕES SENAC DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2018

Caio Almeida e Fábio de Carvalho representam o Estado nas ocupações Cozinha e Cabeleireiro

Caio Almeida Costa e Fábio de Carvalho Moreira, ambos com 20 anos, irão representar o Ceará na segunda edição das Competições Senac de Educação Profissional, de 20 a 23 de novembro, no Hotel Escola do Senac na Ilha do Boi, em Vitória (ES). O torneio testa as habilidades e conhecimentos de seus estudantes em todo o Brasil. Os ganhadores concorrem a uma vaga para representar o país no WorldSkills, o mais importante torneio internacional de educação profissional, que acontecerá na Rússia em 2019.

Ambos foram selecionados em seletivas estaduais e hoje treinam oito horas por dia, de segunda a sexta-feira, para se preparar para as provas. Caio competirá na ocupação Cozinha e está sendo treinado pelo instrutor da Gastronomia Pedro Emílio Fagundes, em Fortaleza. Já Fábio está sob a tutela do instrutor da área de Beleza, Raysson Dias. Hoje instrutor do Senac Crato, Raysson conquistou a medalha de prata na ocupação Cabeleireiro na Etapa Nacional da Olimpíada do Conhecimento, realizada no Rio de Janeiro, em 2010.

Caio fez faculdade de Direito, mas decidiu pela Gastronomia. Para ter experiência prática na cozinha, investiu no curso de Culinária Saudável do Senac/CE e não parou mais. Já fez os cursos de Preparação de Sanduíches, Hamburgueria, Saladas e Grelhados. Ao ser selecionado para as Competições, ganhou bolsa para o Técnico em Cozinha. Já se formou e planeja agora começar a qualificação para Confeiteiro.

“A competição é minha meta de vida para o momento. Sei que é uma oportunidade única e fico muito feliz de estar tendo essa chance, pois será uma experiência incrível e que acrescenta muito em minha vida. Pretendo ganhar a Etapa Nacional, pois já me sinto na Rússia”, diz o aluno.

Já Fábio realizou o curso de Cabeleireiro no Senac Crato e tem se aperfeiçoado e se atualizado com cursos da Academia Pivot Point: Brides and Divas, Design de Corte e Design de Cor. Leva para Vitória, em sua bagagem, a experiência no mercado, pois já trabalhou como cabeleireiro e barbeiro na cidade de Exú (PE), onde vivem seus pais.

“Estou muito satisfeito em poder representar o Ceará em uma grande competição. Espero chegar a ser medalhista e trazer o mérito para o meu estado. Também me sinto honrado por competir na área da beleza, por vir de uma família de cabeleireiros e estar seguindo a profissão dos meus pais. Eles estão muitos felizes pelo reconhecimento e por eu estar focado nos meus objetivos e na minha carreira”, conta Fábio.

Em Vitória, jovens com menos de 21 anos de todo o país participam das provas que simulam situações reais de trabalho nessas ocupações, revelando a excelência em comércio e serviços. “As Competições Senac de Educação Profissional materializam à nossa missão de educar para o trabalho e dão visibilidade a uma nova geração de profissionais, transformando suas vidas”, destaca o Diretor Regional Sesc/Senac Ceará, Rodrigo Leite.

Sobre as Competições Senac de Educação Profissional 2018 – Serão quatro dias de grandes desafios para futuros profissionais do setor do comércio de bens e serviços. Em sua segunda edição, as Competições Senac de Educação Profissional são uma iniciativa do Departamento Nacional, vão simular situações reais de trabalho e exigir um desempenho de excelência em cinco ocupações: Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Serviço de Restaurante e, estreando agora, Estética e Bem-Estar. O evento – que reúne alunos e egressos de 20 Departamentos Regionais (quatro a mais do que na primeira edição, em 2016) – será realizado de 20 a 23 de novembro, no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória (ES).

As Competições Senac de Educação Profissional são uma porta de entrada para o mercado de trabalho. As provas são realizadas em ambientes preparados para simular condições reais do dia a dia de cada ocupação. Os participantes são desafiados a resolver situações de trabalho específicas de suas áreas de atuação, estimulando visão ampla dos processos e comprometimento com a qualidade. Além disso, as Competições Senac identificam talentos aptos a participar do processo de preparação de representantes do Brasil na próxima WorldSkills, a mais importante competição internacional de educação profissional, que será realizada na Rússia, em 2019.

Para a Instituição, o evento garante maior intercâmbio e compartilhamento de experiências entre os Departamentos Regionais. Também favorece o aprimoramento do Modelo Pedagógico Senac, permitindo a disseminação e incorporação de novas técnicas por parte de docentes e equalizando os processos educacionais de todos os Departamentos Regionais com relação ao desenvolvimento e à avaliação por competências.

Sobre os 70 anos do Sistema Fecomércio/CE – Após o período da Segunda Guerra o Brasil passou por grandes desafios. O Estado não conseguia atender a crescente demanda por serviços sociais, nem acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho. Deste modo, em maio de 1945, representantes empresariais da indústria, comércio e agricultura, realizam em Teresópolis, a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP). Nesse encontro elaboram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para os trabalhadores com recursos das classes patronais. A Carta da Paz Social foi o documento que formalizou as diretrizes para o desenvolvimento econômico com justiça social. Nascia assim, a partir da iniciativa do empresariado, o Sistema S, o maior Sistema de desenvolvimento social do mundo.

No Ceará, em 16 de março de 1948, o empresário Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio com a finalidade de unir lideranças do setor para colaborarem com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac instituições mantidas pelos empresários do comércio que ofertam serviços sociais e educam para o comércio de bens, serviços e turismo. 

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática