Notícias Senac CE

SENAC LEVA A GENUINA MODA AUTORAL BRASILEIRA PARA LONDRES


ter, 12 de fevereiro de 2019 15:46

SENAC LEVA A GENUINA MODA AUTORAL BRASILEIRA PARA LONDRES

Além da participação do estilista cearense David Lee como único brasileiro selecionado na International Fashion Showcase (IFS), exposição e lançamento de livro sobre o designer do couro sertanejo Mestre Espedito Seleiro e mostra “A Hora do Brasil”, projeto realizado em parceria com Jum Nakao, completam a programação brasileira na capital britânica.

Aproveitando a realização da London Fashion Week, período no qual a cidade recebe os mais importantes empresários, profissionais e jornalistas de moda de todos os continentes, o Senac apresenta em Londres, no período de 11 a 25 de fevereiro, três projetos desenvolvidos no Estado do Ceará sob a coordenação e apoio da entidade. Além de realizar duas exposições na Embaixada do Brasil em Londres, a instituição viabilizou a participação de um jovem designer cearense na mostra International Fashion Showcase (IFS).

David Lee, formado em desenho de moda pelo Senac Ceará, expõe suas peças na IFS, a ser realizada na lendária Somerset House, que reúne 16 artistas entre os melhores designers de moda emergente no mundo, para participar do evento. A coleção que o designer leva para a mostra fala sobre o homem contemporâneo, explorando elementos da dança e do esporte e tendo como base a alfaiataria, o militar e o sportswear: “Vamos focar em partes que compõem melhor a exposição, revelando a preciosidade dos sentimentos, das emoções, referenciando a delicadeza do balé e a força do atleta. A ideia é trazer para fora esse interior como primordial, por isso se chama Avesso”, ressalta o designer.

A International Fashion Showcase (IFS) tem o objetivo de explorar diferentes culturas e questões sociais de diversos lugares do mundo através das criações de jovens artistas da moda, funcionando também como impulsionador para esses novos talentos que passam por um rigoroso e longo processo seletivo. A iniciativa é organizada pelo British Council, British Fashion Council, London College of Fashion, UAL e Somerset House, contando com o envolvimento de embaixadas e instituições culturais e educacionais de diversos países, como o Senac.

Além da participação de David Lee na IFS, o Senac leva até a Embaixada Brasileira em Londres duas exposições: “A Hora do Brasil” e “Meu Coração Coroado”. O Mestre do Couro Espedito Seleiro ganha exposição inspirada no livro Meu Coração Coroado, que conta sua trajetória. O cearense ganhou renome internacional com suas criações de design único, transformando as tradicionais peças de couro tão usadas no sertão nordestino em itens de moda. Colorindo o couro e criando recortes diferenciados com o material, o artesão deu novo significado ao ofício de seleiro que herdou da família, atuante no ramo há seis gerações.

A mostra, que leva o mesmo nome do livro, escrito e organizado por Eduardo Motta e lançado pela Editora Senac Ceará, reúne uma série de obras do Mestre Espedito. Com uma arte tão autêntica que desperta o interesse não apenas do mercado da moda e do design, mas também da comunicação e pesquisa, o morador da cidade de Nova Olinda, no interior do Ceará, segue ganhando espaço com seu trabalho único, que já esteve em projetos como a coleção de móveis Cangaço, fruto da parceria com os irmãos Campana.

Já a exposição “A Hora do Brasil” resulta de uma parceria entre o Senac/CE e o estilista Jum Nakao, e reúne peças criadas durante o Reality Project, ação realizada pelo Senac Ceará dentro da edição de 2012 do Dragão Fashion Brasil, maior evento de moda autoral do país. Na ocasião, o projeto reuniu, durante cinco dias, 20 profissionais para criarem juntos uma coleção que foi desfilada no último dia do evento, com o público acompanhando ao vivo, in loco e online todo o processo. O resultado foi uma coleção que mescla diversas culturas e saberes em peças projetadas e executadas em tempo recorde por um time formado por estilistas, designers, costureiras, artesãos, instrutores do Senac e estudantes sob a coordenação de Nakao.

As duas exposições, realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), instituição criada e mantida pelos empresários do comércio, e pelo Sistema Fecomércio Ceará, em parceria com a Embaixada do Brasil em Londres, têm a curadoria do designer cearense Érico Gondim.

Sobre o Sistema Fecomércio
O Sistema Fecomércio é formado pela Fecomércio, pelo Sesc, pelo Senac, e pelo IPDC, instituições privadas, criadas e mantidas pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.
Juntas, a Fecomércio, o Sesc, o Senac e o IPDC atuam como um Sistema, em que cada instituição tem seu papel e missão, transformando a vida do trabalhador e colaborando com os empresários do comércio.
Por meio da Fecomércio, auxilia no fortalecimento e defesa do segmento do comércio de bens, serviços e turismo; pelo IPDC leva informação e dados por meio da realização de pesquisas de mercado e tendências de consumo; via Senac, atua na qualificação profissional, e por meio do Sesc, realiza milhares de ações em educação, cultura, esportes, lazer e promoção social.

Serviço:
International Fashion Showcase (IFS)
Período: 11 a 25 de fevereiro de 2019
Horário: segunda, terça, sábado e domingos 10h00/18h00 (admissão até às 17h00) quartas, quintas e sextas-feiras 11h00/20h00 (admissão até 19h00)
Endereço: West Wings Galleries, Somerset House, Strand, Londres WC2R 1LA www.somersethouse.org.uk
Entrada gratuita
Transporte: Temple, Embankment, Charing, Cross, Waterloo

Abertura das Exposições Meu Coração Coroado – Mestre Espedito Seleiro e A Hora do Brasil
Data: 15 de fevereiro de 2019
Horário: 17h30
Local: Embaixada do Brasil em Londres
Endereço: 14-16 Cockspur Street, London SW1Y 5BL

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática