Notícias Senac CE

Senac promove semana de idiomas e libras no Tudo em Casa Fecomércio


seg, 27 de julho de 2020 14:41

Senac promove semana de idiomas e libras no Tudo em Casa Fecomércio

A programação online acontece de 27 a 31 de julho e pode ser conferida no Instagram @senacce

Para quem busca aprender uma segunda língua, não pode perder a Semana de Idiomas e Libras do Senac Ceará. De 27 a 31 de julho, no Instagram @senacce, o público interessado pode conferir vídeos e lives com diversos conteúdos sobre o tema, como a relação de empregabilidade com a fluência em segundo idioma, o itinerário de formação para o profissional tradutor e intérprete da Libras, além de muitos outros.

De acordo com a Consultora de produtos Educacionais do Senac Ceará, Viviane Olive, a semana de Idiomas e Libras foi preparada pensando em prestar um serviço à sociedade, por isso traz conteúdos relevantes relacionados a Idiomas e Libras, tendo como norte a empregabilidade. “Falar que o aprendizado de uma língua estrangeira é um diferencial na formação de um profissional é fato inegável e pertinente em vários aspectos e tratando-se de mercado regional”, destacou

Oportunidade

Viviane Olive lembra que o Ceará tem muita vocação turística, e com crescimento cada vez maior do turismo de negócios e o hub aéreo em Fortaleza, receberemos cada vez mais turistas estrangeiros, o que significa novos empregos e oportunidades de negócios dentro do setor de serviços para profissionais de diversas áreas e níveis de estudo. “Não estamos falando apenas de profissionais com ensino superior, mas profissionais com ensino médio e que trabalhem em serviços voltados ao trade turístico, que poderão encontrar no conhecimento de um 2º idioma, uma chance real de contratação, crescimento e desenvolvimento”, pontuou.

Em relação a Libras, Viviane Olive afirma que está sendo observado um aumento vertiginoso pela busca de profissionais de tradução e interpretação da língua brasileira de sinais, tanto no mercado local quanto nacional. “E dentro desta semana, além de darmos orientações sobre o itinerário formativo para ser tornar um profissional da área, falaremos sobre as áreas de atuação, cargos e funções do tradutor-intérprete da Libras”, disse.

Empregabilidade

A semana abre com o vídeo “Idiomas e Libras x Mercado de trabalho”, uma oportunidade para falar sobre empregabilidade para quem possui fluência em 2º idioma e conhece Libras. Quem se interessa pela língua inglesa, também na segunda estará disponível o vídeo “Inglês – comunicação informal em aplicativos de mensagem”, que trata sobre expressões abreviadas usadas em comunicação informal.

Na terça-feira, 28, o tema é “Libras – Crescimento e expansão da Libras no espaço midiático”, que vai abordar a expansão para atuação do profissional intérprete e tradutor de libras.

Também na terça-feira, a partir das 17 horas, tem a primeira live da semana, “Fluência em 2ª língua X Empregabilidade”. A Consultora de Produtos Educacionais do Senac Ceará, Viviane Olive e a Presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau, Ivana Rangel vão debater sobre a oportunidade no mercado de trabalho (turismo e eventos) para falante de 2º idioma.

O vídeo de quarta-feira, 29, vai falar sobre os falsos cognatos da língua espanhola, alguns exemplos de palavras heterosemânticas. Na quinta-feira, 30, o público vai aprender um pouco sobre as expressões informais do dia a dia da língua inglesa, com as 15 gírias mais populares em inglês.

Também tem live na quinta-feira. Com o tema “Tradutor e Intérprete de Libras: caminhos da formação e mercado de trabalho”, a Consultora de Produtos Educacionais do Senac Ceará, Viviane Olive e a tradutora-intérprete de Libras e instrutora do Senac Ceará, Natália Almeida vão falar sobre itinerário de formação, legislação correlata à profissão, cargos e áreas de atuação, média salarial, vagas existentes e o aumento de busca pelo profissional de libras. A live acontece a partir das 17 horas.

E para fechar a semana, na sexta-feira, 31, tem vídeo sobre palavras em português com origem francesa, os chamados galicismos. As lives e os vídeos são divulgados no @senacce e disponibilizados por meio da plataforma http://www.tudoemcasafecomercio.com.br/.

Serviço
Semana do Idioma e Libras – Tudo em Casa Fecomércio
Data: De 27 a 31/07
Transmissão pelo Instagram @senacce

Programação:

Segunda-feira (27)
Idiomas e Libras x Mercado de trabalho – Consultora de produtos Educacionais, Viviane Olive
Inglês: Comunicação informal em aplicativos de mensagem – Instrutor Paulo Braga

Terça-feira (28)
Libras: Crescimento e expansão da Libras no espaço midiático – Instrutora Natália Almeida
17h – Live Fluência em 2ª língua X Empregabilidade – Consultora de Produtos Educacionais, Viviane Olive e Presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau, Ivana Rangel

Quarta-feira (29)
Espanhol – falsos cognatos – Instrutor Marcos Izidro

Quinta-feira (30)
Inglês: Expressões informais do dia a dia – Instrutor Paulo Braga
17h – Live Tradutor e Intérprete de Libras: caminhos da formação e mercado de trabalho – Consultora de Produtos Educacionais, Viviane Olive e Instrutora Natália Almeida

Sexta-feira (31)
Francês: Galicismos – Instrutor Adriano Gonçalves

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática