Notícias Senac CE

SENAC REALIZA OFICINAS DE GASTRONOMIA DURANTE FESTIVAL COSTUME SAUDÁVEL


ter, 21 de agosto de 2018 09:37

SENAC REALIZA OFICINAS DE GASTRONOMIA DURANTE FESTIVAL COSTUME SAUDÁVEL

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) participa mais um ano do maior evento de vida saudável do Norte e Nordeste, o Festival Costume Saudável, que em 2018 chega a 6ª edição. Com mais de 200 atividades, o Festival acontece dos dias 24 a 26 deste mês, das 16 às 22 horas, no Shopping RioMar Fortaleza, proporcionando aos participantes oficinas, shows, palestras, exposições e atividades esportivas.
Quem quiser aprender receitas saudáveis e saborosas, pode participar das oficinas que acontecem durante os três dias do Festival, no espaço do Senac. Na programação, tem moqueca sem peixe, bolo sem glúten e lactose, bobó vegano, coxinha fit, sobremesas para dietas, sucos funcionais e dicas para preparar marmitas saudáveis, bem como utilizar o leite vegetal no preparo das suas refeições.
O Senac também apresenta receitas com as Pancs, as Plantas Alimentícias Não Convencionais. Apesar de não serem encontradas nas feiras e nos cardápios dos restaurantes, são hortaliças com sabores, texturas e aromas diferentes que podem diversificar a alimentação.
As oficinas são ministradas pelos instrutores Patrícia Uchôa, Aldenizia Girão, Didda Carneiro, Matheus Vieira, Diego Freire e Evilázio Nascimento, e acontecem a partir das 17h até 20h. Os alunos dos cursos Técnico em Cozinha também participam do Festival auxiliando os instrutores, tendo a oportunidade de praticar o que aprendem em sala de aula.
De acordo com o consultor do Senac Ceará na área de Gastronomia, Ivan Prado, “como escola de educação profissional, é importante participar de eventos como o Costume Saudável, que tem o foco na saudabilidade. Á frente do mercado, proporciona uma oportunidade aos participantes de refletir sobre a consciência de onde vêm os ingredientes e como eles são consumidos para evitar desperdícios, ou seja, volta a atenção para com a sustentabilidade do consumo”.
O Festival conta com vários ambientes para atender ao público. A programação pode ser acompanhada nas academias, no palco principal e no palco holístico, além das salas onde acontecem as palestras. As inscrições são feitas pelo aplicativo Minha Cidade Saudável. O pagamento é somente com cartão de crédito, que deve ser cadastrado no aplicativo.

Costume Saudável
O evento Costume Saudável teve sua primeira edição em 2013 e já faz parte do calendário de eventos voltados para a saúde e o bem-estar em Fortaleza. É uma iniciativa dos Mercadinhos São Luiz, que enxergaram uma carência de informações sobre como aderir ao estilo de vida saudável na cidade. O evento também tem como objetivo reafirmar um dos pilares estratégicos da empresa, contribuindo para a divulgação de novos hábitos alimentares, a prática de atividades físicas que promovem o bem-estar e a adoção de um estilo de vida saudável.

FESTIVAL COSTUME SAUDÁVEL
Data: 24 A 26/08
Horário: De 16h às 22h
Local: RioMar Shopping Fortaleza (R. Desembargador Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)

PROGRAMAÇÃO OFICINAS SENAC

Dia 24/08 (Sexta-feira)
De 17h às 17h45 – Para além da tapioca – Instrutora Aldenízia Girão
De 18h às 19h15 – Moqueca: cadê o peixe? – Instrutora Didda Carneiro
De 20h às 20h45 – Leite vegetal e suas aplicações– Instrutora Aldenízia Girão

Dia 25/08 (Sábado)
De 17h às 17h45 – Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) – Instrutora Patrícia Uchôa
De 18h às 18h45 – Bolo sem glúten e lactose – Instrutor Matheus Vieira
De 19h às 19h45 – Bobó Vegano – Instrutor Matheus Vieira
De 20h às 20h45 – Coxinha Fit – Instrutor Diego Freire

Dia 26/08 (Domingo)
De 17h às 17h45 – Marmita saudável – Instrutor Evilázio Nascimento
De 18h30 às 19h30 – Sobremesas para dietas restritivas –Instrutor Matheus Vieira
De 20h às 20h45 – Sucos funcionais – Instrutor Diego Freire

Sobre os 70 anos do Sistema Fecomércio – Após o período da Segunda Guerra o Brasil passou por grandes desafios. O Estado não conseguia atender à crescente demanda por serviços sociais, nem acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho. Deste modo, em maio de 1945, representantes empresariais da indústria, comércio e agricultura, realizam em Teresópolis, a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP). Nesse encontro elaboram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para os trabalhadores com recursos das classes patronais. A Carta da Paz Social foi o documento que formalizou as diretrizes para o desenvolvimento econômico com justiça social. Nascia assim, a partir da iniciativa do empresariado, o Sistema S, o maior Sistema de desenvolvimento social do mundo.
No Ceará, em 16 de março de 1948, o empresário Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio com a finalidade de unir lideranças do setor para colaborarem com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac instituições mantidas pelos empresários do comércio que ofertam serviços sociais e educam para o comércio de bens, serviços e turismo. ​

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática