Notícias Senac CE

Senac Reference promove workshop com Adélia Borges no dia nacional do design


sex, 01 de novembro de 2019 16:40

Senac Reference promove workshop com Adélia Borges no dia nacional do design

No Dia Nacional do Design (05/11), o Senac Reference promove o workshop Design e Brasilidade, com a jornalista, gestora cultural e curadora Adélia Borges (SP). Abordando a importância da expressão da identidade cultural local, o workshop acontece em momento oportuno, após o design de Fortaleza colocar o município na Rede de Cidades Criativas da Unesco (UCCN). Voltado para designers, fotógrafos, artesãos, arquitetos, artistas plásticas, profissionais da Economia Criativa, esse acontece de 9h às 17h. As inscrições estão abertas no site http://cursos.ce.senac.br.

Depois de um tempo com o olhar voltado apenas para o exterior, nas duas últimas décadas há uma “descoberta” da brasilidade como fator de diferenciação do design contemporâneo brasileiro não apenas no mercado local, como também no internacional. O workshop tem o objetivo de historiar os diferentes caminhos que vem sendo trilhados por diversos profissionais ao longo do tempo no que concerne à expressão de uma identidade cultural local em seus projetos. Pretende também provocar uma reflexão sobre os riscos de uma visão estereotipada sobre o tema.

“Os participantes vão conhecer a mais moderna unidade do Senac no Estado e terão oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Design, segmento ligado à criatividade que não se limita ao design ou embalagem de produtos, mas hoje se relaciona com diversas áreas, como Gastronomia, Gestão e Tecnologia”, destaca a diretora de Educação Profissional, Geórgia Philomeno Gomes.

Sobre Adélia Borges – Adélia graduou-se em Jornalismo na Escola de Comunicações de Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) em 1973. Atua na imprensa desde 1972, tendo trabalhado em veículos como Folha de S. Paulo (1972, repórter da área de Educação), O Estado de S. Paulo (1973-79, repórter e subeditora de Cidades e Política, sucessivamente), Fundação Carlos Chagas (1979-82, editora do jornal Mulherio), TV Globo (1982-84, editora de telejornal), TV Cultura (1984-86, diretora do programa diário Palavra de Mulher) e Editora Abril (1986-87), entre outros.

“Os participantes vão conhecer a mais moderna unidade do Senac no Estado e terão oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Design, segmento ligado à criatividade que não se limita ao design ou embalagem de produtos, mas hoje se relaciona com diversas áreas, como Gastronomia, Gestão e Tecnologia”, destaca a diretora de Educação Profissional, Geórgia Philomeno Gomes.

Na direção editorial da Revista Design e Interiores, de 1987 a 1994, passou a se especializar em design. Interessada em divulgar o tema para um público da área de negócios, foi editora de design e colunista do jornal Gazeta Mercantil, entre 1998 e 2001. Como jornalista freelance, já contribuiu ou contribui para jornais como Folha de São Paulo e Valor; e revistas como Bamboo, Bravo, Casa Vogue, Kaza, Wish, Exame, Exame Vip, Projeto Design, Arc Design, Ícaro e Serafina (Brasil) e Interni (Itália), Axis (Japão), Architécti (Portugal), Form (Alemanha), Object (Austrália), Indaba (África do Sul) e Diseña (Chile), entre outras publicações. É autora de mais de 400 matérias, notas e artigos publicados em jornais e revistas do Brasil e do exterior. 

Desde o início dos anos 90 Adélia vem realizando exposições e projetos culturais, em vários locais do Brasil e do exterior. Já foi responsável pela organização e curadoria de mais de 70 mostras nacionais e internacionais. Interessada na implantação de políticas públicas relacionadas à cultura e ao design em nosso país, de 2003 a 2007 dirigiu o Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, pertencente ao governo do Estado. Em 2008, coordenou a equipe encarregada da elaboração do projeto conceitual do Pavilhão das Culturas Brasileiras, museu público em São Paulo sediado em edifício projetado no início dos anos 1950 por Oscar Niemeyer, no Parque do Ibirapuera. Integrou e ainda hoje participa de conselhos de instituições culturais, comitês diversos e júris de premiação de design, no Brasil e no exterior.

Serviço:

Workshop Design e Brasilidade – Adélia Borges

Data:  05.11

Horário: 9h às 17h

Local: Senac Reference (Av. Desembargador Moreira, nº 1301 – Aldeota)

Vagas: 40

Investimento: 10X R$ 25,00 ou R$ 250,00 (CC)

Mais informações e inscrições: https://cursos.ce.senac.br/ 

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática