Notícias Senac CE

Senac/CE participa da maior feira de produtos e materiais ópticos


ter, 23 de outubro de 2018 16:26

Senac/CE participa da maior feira de produtos e materiais ópticos

Adaptação de lentes de contato, palestra sobre formação profissional em óptica e venda de livros técnicos são alguns dos serviços disponíveis durante a Fenóptica Nordeste

A maior feira de materiais, produtos ópticos e relógios do Norte e Nordeste (Fenóptica Nordeste 2018), acontecerá em Fortaleza, de 25 a 27 de outubro, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) irá realizar palestra, atendimentos gratuitos na área de saúde óptica, além de divulgar produtos e serviços da instituição em seu estande. A Fenóptica será realizada no Centro de Eventos do Ceará, reunindo empresários e profissionais do setor.  

Já no primeiro dia, os alunos do Senac, sob a supervisão dos instrutores de curso Técnico em Óptica, atendem o público com orientações sobre adaptação, cuidados e manutenção de lentes de contato.

Na quinta feira (25), às 16h, o consultor de produtos educacionais em Saúde do Senac, Inaldo Araújo, apresentará a palestra “Formação Profissional em Óptica: Experiência do Senac Ceará”, no auditório principal do Centro de Eventos.

O Senac forma técnicos em Óptica há mais de trinta anos. O curso foi ofertado pela primeira vez em 1986 no Senac Centro, em Fortaleza. Em 2005, novas turmas foram formadas no Cariri, na unidade de Juazeiro do Norte, e seis anos depois expandidas para a Região Norte, na escola do Senac em Sobral.

Atualmente, o curso acontece nas três cidades e forma 200 alunos a cada ano. Na palestra, o consultor apresentará o histórico, a importância da formação e a evolução do profissional em óptica.

“O curso Técnico em Óptica, historicamente, tem uma empregabilidade altíssima. Cerca de 90% dos alunos conseguem trabalho, muitos antes mesmo de concluir a formação”, afirma Inaldo.

Na recepção do estande, também será realizada uma pesquisa de opinião com visitantes da feira com o objetivo de levantar os cursos mais procurados na área de óptica, informações que irão subsidiar a elaboração da programação do Senac/CE.

Óptica e empreendedorismo

Durante todo período da Feira, a Livraria do Senac será mais uma atração, com o catálogo de publicações técnicas sobre óptica, gestão, informática, gastronomia, beleza, entre outros. Cerca de quarenta títulos estarão à venda, entre eles: “O Estudo do Olho Humano Aplicado à Optometria”, de Estevão Fernando Dome. Para quem trabalha com vendas e atendimento ao público, há livros como: “Você Sabe Conduzir uma Negociação? Técnicas Eficazes para Assegurar o Resultado que você Deseja”, de Ken Langdon.

Na Fenóptica, os representantes das empresas também poderão conhecer e solicitar o apoio do Banco de Oportunidades, serviço gratuito que encaminha os alunos formados pelos cursos de educação profissional do Senac para o mercado de trabalho. O consultor informa que muitos empresários recorrem ao cadastro do Senac em busca de futuras contratações.

Opções de cursos

O Senac/CE tem cursos específicos para o setor, como Vendedor de Produtos e Serviços Ópticos e  Técnico em Óptica. Os profissionais formados no curso de Técnico em Óptica podem atuar como consultor, surfaçagistas (especialistas em lentes), montadores de lentes oftálmicas, gestores de negócios, representantes comerciais de equipamentos, armações, lentes oftálmicas e de contato. Além de atuar em laboratórios, a área permite empreender com a criação de novas ópticas. A previsão de início de novas turmas é em fevereiro de 2019 em Fortaleza e Juazeiro do Norte e em março na cidade de Sobral

Já para quem já trabalha em lojas e deseja investir na carreira, cursos como Excelência no Atendimento; Promotor de vendas; Gerência Comercial, do planejamento ao controle da venda; e Logística, Marketing e Vendas são algumas opções e já estão com inscrições abertas pelo site https://cursos.ce.senac.br/.

FENÓPTICA – Consolidada no calendário anual de eventos ópticos, a FENÓPTICA é intitulada como a maior feira de materiais, produtos ópticos e relógios do Norte e Nordeste, é realizada e organizada anualmente pela AFENÓPTICA com parceria do SINDIÓPTICA/CE, tem o intuito de gerar negócios, fomentar debates econômicos sociais, gerar conhecimento em áreas específicas e de oferecer ao segmento óptico, as novas tendências em lentes de grau e de contato, armações, óculos da linha solar, moda inverno e verão, estojos, relógios, maquinários, equipamentos e tecnologias usadas ano a ano. Feira esta exclusiva aos empresários do setor óptico e profissionais do segmento.

Serviço 

Fenóptica Nordeste 2018

Data: 25 a 27/10/2018 (Quinta-feira a sábado)

Horário: de 14h às 22h

Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz)

Inscrições gratuitas pelo site: https://www.sympla.com.br/fenoptica-xv-anos__333446

Palestra “Formação Profissional em Óptica: Experiência do Senac Ceará”

Data: 25/10/2018 (Quinta Feira)

Horário: 16h

Local: Auditório Principal do Centro de Eventos do Ceará

Atendimento ao público: Adaptação de Lentes de Contato 

Data: 25 /10/2018 (Quinta-feira) e 26/10/2018 (Sexta-Feira)

Horário: De 14h às 22h 18h as 22h

Local: Estande do Senac – Centro de Eventos do Ceará

Sobre os 70 anos do Sistema Fecomércio – Após o período da Segunda Guerra o Brasil passou por grandes desafios. O Estado não conseguia atender a crescente demanda por serviços sociais, nem acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho. Deste modo, em maio de 1945, representantes empresariais da indústria, comércio e agricultura, realizam em Teresópolis, a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP). Nesse encontro elaboram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para os trabalhadores com recursos das classes patronais. A Carta da Paz Social foi o documento que formalizou as  diretrizes para o desenvolvimento econômico com justiça social. Nascia assim, a partir da iniciativa do empresariado, o Sistema S, o maior Sistema de desenvolvimento social do mundo.

No Ceará, em 16 de março de 1948, o empresário Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio com a finalidade de unir lideranças do setor para colaborarem com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac instituições mantidas pelos empresários do comércio que ofertam serviços sociais e educam para o comércio de bens, serviços e turismo. ​

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática