Notícias Senac CE

SISTEMA FECOMÉRCIO REALIZA PROJETO DE MODA PARA ESTIMULAR MERCADO NO CARIRI


seg, 17 de setembro de 2018 13:43

SISTEMA FECOMÉRCIO REALIZA PROJETO DE MODA  PARA ESTIMULAR MERCADO NO CARIRI

Com ações educacionais, o Garden Fashion Cariri propõe pensar a moda na Região através de mesa redonda, palestra e oficinas.

O Sistema Fecomércio, através das unidades do Sesc e do Senac na Região do Cariri, realiza, no período de 17 a 23 de setembro, uma programação que integra o evento Garden Fashion Cariri, realizado pelo Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte. A ideia é estimular o mercado local para produção de moda autoral trazendo uma programação de oficinas, palestras, mesas redondas, desfiles e muitas curiosidades sobre o mundo da moda.

A iniciativa de incentivar a moda autoral na região do Cariri surgiu após pesquisa realizada pela Fecomércio-CE, em 2016. Segundo o levantamento, cerca de 40% do comércio varejista dos municípios de Juazeiro do Norte e Crato é composto pelos itens de vestuário, calçados e acessórios, no entanto, observou-se que a maior parte destes produtos comercializados vem de outras regiões.

De acordo com Cristiano Saraiva, gerente da unidade do Senac em Crato, muitos jovens já buscam qualificação na área de moda para abrir seu ateliê e criar sua própria marca. “A maior procura é para cursos como os de Figurinista, Desenhista de Moda, Modelista e Costureiro, além dos aperfeiçoamentos que são ofertados nos dois laboratórios de moda do Senac”, explicou.

Um pouco do resultado destes cursos, pontua Cristiano, pode ser visto através dos desfiles que irão acontecer durante a programação do Garden Fashion Cariri na praça de eventos do Cariri Garden Shopping. Todas as peças dos desfiles “Cara Cariri”, “Raízes: Uma homenagem ao Mestre Noza” e “Eu não sou um rótulo” foram criação de alunos do Senac.

O Sesc também integra a programação dos desfiles, com apresentações culturais alinhadas ao conceito das coleções a serem apresentadas na passarela. Geraldo Júnior, Dj Samuca e Daniel Peixoto foram os artistas convidados pelo Sesc para o projeto. “A trilha sonora foi escolhida pensando no conceito de moda criado em cada coleção, permitindo um casamento entre a moda e a música”, explica Cristiano.

O envolvimento dos jovens também se estende para outras áreas. Os alunos dos cursos da área da Beleza, como Cabelereiro e Maquiador comandam o backstage dos desfiles, com acompanhamento da equipe de instrutores.

Toda programação do Garden Fashion Cariri é gratuita e aberto ao público. Para participar basta fazer a inscrição no site do Cariri Garden Shopping: www.caririgardenshopping.com.br.

Serviço

Garden Fashion Cariri

Data: 17 a 23 de setembro

Local: Cariri Garden Shopping – Av. Padre Cícero, 2555, Triângulo, Juazeiro do Norte CE

Inscrições: www.caririgardenshopping.com.br

 

Programação

17 a 19 de setembro – Segunda a Quarta Feira

16h00 às 18h00 – Oficina: Colares Trançados (6h)

19h00 às 21h00 – Oficina: Upcycling (6h)

20 de setembro – Quinta Feira

19h00 – Mesa Redonda: Diversidade na Moda

Eveline Costa – SENAC

Cleo do Vale – UFCA

Daniel Peixoto

Mediação: Charles W

20h30 – Palestra Magna: Moda autoral e processo Criativo por Lindemberg Fernandes

21h30 – Encerramento

 

21 de setembro – Sexta Feira

19h00 às 19h30 – Desfile Karakariri

Trilha Sonora: Juno Ramos – Sesc

22 de setembro – Sábado

19h00 às 19h30 – Desfile “Raízes: Uma homenagem ao Mestre Noza”

Trilha Sonora: DJ Samuca – SESC

23 de setembro – Domingo

17h00 às 17h30 – Desfile “Eu não sou um rótulo”

Trilha Sonora: Daniel Peixoto – SESC

 

Sobre os 70 anos do Sistema Fecomércio

Após o período da Segunda Guerra o Brasil passou por grandes desafios. O Estado não conseguia atender à crescente demanda por serviços sociais, nem acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho. Deste modo, em maio de 1945, representantes empresariais da indústria, comércio e agricultura, realizam em Teresópolis, a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP). Nesse encontro elaboram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para os trabalhadores com recursos das classes patronais. A Carta da Paz Social foi o documento que formalizou as diretrizes para o desenvolvimento econômico com justiça social. Nascia assim, a partir da iniciativa do empresariado, o Sistema S, o maior Sistema de desenvolvimento social do mundo.

No Ceará, em 16 de março de 1948, o empresário Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio com a finalidade de unir lideranças do setor para colaborarem com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac instituições mantidas pelos empresários do comércio que ofertam serviços sociais e educam para o comércio de bens, serviços e turismo.

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática