Notícias Senac CE

Sistema Fecomércio une arte, cultura e educação no I FestModa Maciço


ter, 30 de abril de 2019 17:10

Sistema Fecomércio une arte, cultura e educação no I FestModa Maciço

O Sistema Fecomércio participa, com o Sesc e o Senac Ceará, da 1ª edição do Festival de Arte em Moda do Território Maciço de Baturité (FestModa Maciço), na cidade de Guaramiranga, dos dias 01 a 05 de maio. Trazendo a temática “Tecendo Redes com Rendas, Retalhos e Bordados”, o encontro une arte, cultura, educação e trabalho, valorizando os produtores e artistas locais, além do desenvolvimento do turismo e da geração de emprego e renda.

Durante a programação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) promove oficinas, palestras e exposição de produtos de arte, artesanato e vestuário desenvolvidos pelos alunos da instituição. Entre os assuntos abordados nas oficinas estão: “A Arte de acabamento do Vestuário: técnicas de aplicação de aviamentos”, “Arte e Qualidade em Estamparias: enfesto e encaixe de tecidos estampados na produção do vestuário”, “A História do Patchwork no Brasil” e “Como extrair o melhor do café da região”.

Já o Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/CE) leva para o Festival uma programação cultural diversificada, a partir do segundo dia de evento, com grupos de tradição como maracatu, afoxé, coco, folclore, repente e cordel. “Unindo música, arte e a história dos povos cearenses, as atrações selecionadas pelo Sesc valorizam a cultura regional e, principalmente, as raízes do Ceará”, afirma Chagas Sales, gerente de Cultura do Sesc Ceará.

De acordo com Sidarta Cabral, gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional do Senac Ceará, o evento é uma oportunidade para a troca de conhecimento entre os participantes. “Tanto a moda quanto a gastronomia são áreas com grande possibilidade de empreendedorismo e que movimentam uma forte cadeia produtiva. O Senac se destaca como referência em educação profissional e tem diversas opções de cursos nessas áreas”, aponta.

Sobre o FestModa Maciço

O I Festival de Arte em Moda do Território Maciço de Baturité pretende ser um espaço onde a educação, cultura e economia solidária e criativa e a relação de territorialidade seja visibilizada, especialmente, com as ações educativas integradas como palestras, mostras culturais, oficinas e rodas de saberes que acontecem na programação. Promovido pelo Instituto Algodão na Flor, juntamente com as produtoras e produtores que fazem parte da Grife Algodão na Flor, e o apoio da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (INTESOL) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), o Festival é uma  alusão ao dia do trabalhador e trabalhadora, comemorados no último dia 1 de maio.

Programação Sistema Fecomércio 

Senac Ceará

01/05

Abertura Oficial do Festival

Horário: 18h00 – 20h00

Local: Pousada dos Capuchinhos Apresentação Artística e Cultural Mesa de

Abertura

02/05

A Arte de acabamento do Vestuário: técnicas de aplicação de aviamentos

Marta

Horário: 08h -12h

Local: Hotel Escola IFCE

Como extrair o melhor do café da região

Manoel

Horário: 17h – 18h30

Local: Hotel Escola IFCE

03/05

Arte e Qualidade em Estamparias: enfesto e encaixe de tecidos estampados na produção do vestuário

Marta

Horário: 08h -12h

Local: Hotel Escola IFCE

A História do Patchwork no Brasil

Janaina

Horário: 17h30 – 18h30

Local: Teatrinho

04/05

Arte e Qualidade em Estamparias: enfesto e encaixe de tecidos estampados na produção do vestuário

Marta

Horário: 08h -12h0

Local: Pousada Capuchinos

Programação paralela

Exposição de produtos de arte, artesanato e vestuário

Local: Praças públicas (estandes)

Todos os dias

Participação Senac: Exposição SENAC de peças Itapipoca

Mais informações: https://www.ce.senac.br/

Sesc Ceará

Dia 02/05

19h30 Repente, Arte e Cordel

20h30 Afoxé Omorisá Odé

Local: Praça da Prefeitura / Coreto

Dia 03/05

19h30 Ceará, Minha Terra, Meu Viver, com o Grupo Folclorido Raizes Nordestinas

20h30 Maracatu Vozes da Africa

Local: Praça da Prefeitura / Coreto

Dia 04/05

19h30 Coco do Iguape

20h30 Espia Só o Meu Ceará, com a Companhia de Ritmos e Danças Populares – Cordapes

Local: Praça do Teatro Municipal

Mais informações: http://www.sesc-ce.com.br/

Sobre o Sistema Fecomércio

O Sistema Fecomércio é formado pela Fecomércio, pelo Sesc, pelo Senac, e pelo IPDC, instituições privadas, criadas e mantidas pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Juntas, a Fecomércio, o Sesc, o Senac e o IPDC atuam como um Sistema, em que cada instituição tem seu papel e missão, transformando a vida do trabalhador e colaborando com os empresários do comércio. Por meio da Fecomércio, auxilia no fortalecimento e defesa do segmento do comércio de bens, serviços e turismo; pelo IPDC leva informação e dados por meio da realização de pesquisas de mercado e tendências de consumo; via Senac, atua na qualificação profissional, e por meio do Sesc, realiza milhares de ações em educação, cultura, esportes, lazer e promoção social.

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática