Notícias Senac CE

Torcida gourmet: dicas de harmonização com cervejas


qui, 05 de julho de 2018 10:10

Torcida gourmet: dicas de harmonização com cervejas

Nada combina mais com Copa do Mundo que reunir os amigos para torcer e tomar aquela cervejinha enquanto assiste aos jogos. Mas não precisa ser sempre a mesma cerveja com os mesmos petiscos. Com o avanço do mercado de cervejas artesanais no Ceará e toda uma variedade de marcas nacionais e estrangeiras nas gôndolas dos supermercados, já é possível transformar uma reunião descontraída com os amigos em uma experiência gastronômica marcante.

No entanto, tantas opções também podem confundir: leves, encorpadas, doces, amargas e com uma infinidade de aromas. O que servir para acompanhar cada uma delas? A harmonização entre diferentes comidas e bebidas está relacionada a combinar os sabores de forma a realçar as características positivas de cada item, e não é diferente quando falamos de cerveja. Além dos petiscos clássicos, muitos outros pratos caem bem servidos com a bebida, desde que sejam respeitados alguns critérios.

Para combinar com cervejas do tipo mais consumido no Brasil, as American Lagers, a sugestão são pratos leves, como saladas, queijos suaves, peixes brancos e aves. Já bebidas mais amargas, com alta quantidade de lúpulo, como as cervejas do tipo Indian Pale Ale, ficam bem com alimentos mais temperados e gordurosos, como costelinha, bisteca ou mesmo uma pizza de quatro queijos. E quem disse que não dá para tomar cerveja junto com a sobremesa? Cervejas do tipo Stout e Porter, que são adocicadas e têm baixo teor alcoólico, ficam muito bem acompanhadas por pratos como chocolate, cheesecake e sorvete.

Se você se interessa pelo universo cervejeiro, quer aprofundar seus conhecimentos, pretende trabalhar ou empreender nessa área, o Senac Ceará está com inscrições abertas para turmas de qualificação em Beer Sommelier em Fortaleza e em Juazeiro do Norte. Mais informações em https://cursos.ce.senac.br/.

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática