Artigo

Caminhos do Trabalho

22 de março de 2012 10:00

Quando pensamos em caminho, podemos imaginar estradas, retas ou curvas. Há muitas possibilidades, no entanto, todas elas partem de um lugar (onde estou) para outro (onde quero chegar).

Ao compreendermos esta metáfora, possuímos a capacidade de desenhar, de traçar uma rota para nossa vida. Podemos chamá-la de “plano de vida”. Para concretizar este plano necessitamos de meios a fim de efetivá-lo, e um dos meios que mais caracteriza a realização e a satisfação de alguém é o trabalho.

O trabalho pode ser entendido como uma atividade humana por excelência, pois sempre transformamos algo em outro algo que não existia antes. Isto é o trabalho, significa essencialmente transformar uma coisa em outra.
Os seres humanos assim o fazem há milhares, senão milhões de anos… Durante muito tempo as atividades que as pessoas faziam serviram para a satisfação de suas necessidades básicas e, junto com esta satisfação, um conjunto de procedimentos foi acrescentado ao ato de fazer.

Este fazer possui um verbo em grego que significa transformar. Estamos falando de tichtein, ou seja, a organização do ato de fazer; na etimologia, deu origem à palavra tecnologia. Assim, trabalho e tecnologia estão intimamente ligados. O trabalho é uma tecnologia humana, um não existe sem o outro. A sistematização do trabalho resultou em techné – a técnica ou o jeito de fazer algo. Assim, aquilo que era uma habilidade natural para “o fazer” podia ser ensinado, demonstrado a outras pessoas que ainda não possuíam tais habilidades ou precisavam desenvolvê-las. Nasceu aqui a ‘educação profissional’.

O desenvolvimento destas habilidades gerou um conjunto de conhecimentos que sofreu processo de sistematização ao longo da história humana e, que hoje, possibilita observar comportamentos e atitudes em circunstâncias de ensino e aprendizagem.

Este conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes é o que chamamos de COMPETÊNCIA, o modelo de educação profissional do SENAC. Este modelo conta ainda com uma metodologia inovadora para o desenvolvimento dos itinerários formativos.

Itinerário formativo é o conjunto dos percursos ou caminhos de formação propiciados pelo Senac dentro de cada eixo da educação profissional. É por meio dos Itinerários Formativos que os estudantes escolhem alternativas de qualificação disponíveis, numa perspectiva de educação continuada, conforme os níveis de escolaridade.
São os itinerários formativos que permitem ao estudante-cidadão-trabalhador a construção do seu caminho profissional para a concretização do seu plano de vida e a realização dos seus sonhos.
Os caminhos Senac são uma maneira que encontramos para auxiliar você a potencializar suas capacidades e ampliar as oportunidades na geração de ocupação e renda, tanto no emprego formal, quanto de forma autônoma em comércio de bens, serviços e turismo.

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática