Artigo

O Cuidar para a Formação Cidadã

03 de dezembro de 2012 10:00

Cuidar! O que esta palavra expressa para você? Você tem cuidado de você, das pessoas, do planeta? Cuidar é, sobretudo, refletir sobre questões simples, porém essenciais para o bom desenvolvimento da qualidade de vida. Construir relações com o mundo é um dos primeiros passos de aproximação da essência humana, e consequentemente, de investimento para nossa qualidade de vida. Somos parte do planeta, vivemos e usufruímos de tudo que a Terra nos dá, mas muitas vezes fechamos os olhos na hora de contribuir para a sua preservação e manutenção. Para viver plenamente em equilíbrio com o mundo, precisamos compreender a dinâmica da sustentabilidade definida como “desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades” (Brundtland, 1987). Parece simples ou inalcançável? Estamos preparados para esse desafio?

Hoje “ser sustentável” está na moda, mas o que estamos fazendo efetivamente para colaborar com a “tão famosa” sustentabilidade? Será que realmente temos a consciência do que é sustentabilidade? Quais são as ações que desenvolvemos durante nosso dia a dia que corroboram com a sustentabilidade? Será que estamos na moda? “Salve o planeta” é uma frase muito pesada diante da nossa pequenez e frente a esta responsabilidade, mas pequenas atitudes com certeza fazem a diferença na hora de preservar e cuidar do nosso maior bem: a vida!

O “verde” invadiu nosso cotidiano com movimentos para conscientizar as pessoas sobre a importância da biodiversidade, preservação da Mata Atlântica, preservação dos recursos naturais, entre outros “verdes” que eclodem por aí propondo a mudar nossa postura para com o meio ambiente. Infelizmente nossas atitudes não mudam da noite para o dia. É necessário acreditar que somos capazes de contribuir para a preservação do planeta, sentir vontade de participar ativamente de ações que minimizam os danos causados a ele e, finalmente, a principal atitude: agir.

Os versos da canção “Absurdo” de Vanessa da Mata refletem o contraditório quando o assunto é cuidar…

…Destruição é reflexo do humano
Se a ambição desumana o Ser
Essa imagem infértil do deserto
Nunca pensei que chegasse aqui…
…Desmatam tudo e reclamam do tempo
Que ironia conflitante ser
Desequilíbrio que alimenta as pragas
Alterado grão, alterado pão…

Quando trazemos a discussão sobre educação ambiental para escola, temos a possibilidade de mobilizar professores, estudantes, equipe pedagógica, gestores, entre outros atores que podem fazer a diferença na hora de começar a agir. A escola é uma poderosa ferramenta capaz de orientar e propor mudanças, com o objetivo de contribuir para o processo de construção de uma sociedade consciente com vistas à sustentabilidade da vida, a atuação e a condução de uma “postura ecológica”.

Para que a postura ecológica se materialize, contamos com um documento essencial e muito valioso para o desenvolvimento das ações dentro da escola, o Projeto Político Pedagógico (PPP). Ele é que contempla toda a organização do trabalho escolar, daí a sua importância frente às ações de educação ambiental que podem ser desenvolvidas pela, na e para escola. Devemos abordar temas sobre educação ambiental para que os mesmos sejam compreendidos e analisados de forma crítica por professores e estudantes, evitando que a falta de interesse, informação, tempo, entre outras variáveis interfiram no processo de apropriação destes temas.

A proposta de incluir temas que abordem educação ambiental no currículo escolar coloca um desafio para os professores, dando espaço para a criatividade e a inovação, possibilitando a busca de novos caminhos para o fazer pedagógico. Tratar de forma integrada temas de relevância social exige uma postura e atuação participativa e ativa de professores e estudantes. E a inclusão do tema Meio Ambiente como tema transversal objetiva contribuir para a formação do cidadão consciente, preparado para atuar de forma efetiva e com comprometimento na realidade socioambiental visando o bem estar coletivo.

O Senac publica semestralmente uma revista lançada durante a Eco-92, inicialmente com o nome Senac e Educação Ambiental, mas renovada e rebatizada em 2012 para Senac Ambiental. Ela trata de todo o universo relacionado à educação ambiental, abordando ecoturismo, sustentabilidade, saúde, biodiversidade, cultura, formação profissional e qualidade de vida. A revista é uma proposta entre as diversas publicações Senac com temas referentes à educação ambiental que tem como objetivo subsidiar professores que atuam na Educação Profissional no desenvolvimento de temáticas relacionadas a educação em sala de aula.

A Educação Profissional, assim como as demais modalidades, também conta com a educação ambiental em seu currículo escolar. Tema esse de extrema importância na formação do cidadão trabalhador, que precisa ir além da sua formação para buscar soluções para os problemas contemporâneos. Isso colabora para que cada cidadão trabalhador exerça sua profissão da melhor forma possível, contribuindo para a qualidade de vida do planeta e não apenas gerar riquezas para ele e para a sociedade. Finalizo com um pensamento do nosso grande educador, Paulo Freire, que muito representa o cuidar, a educação e a educação ambiental: “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Este simples, porém sábio pensamento reforça a teoria de que o primeiro passo parte de nós. Você já deu o primeiro passo?

 

Referência

BRUNDTLAND, Gro Harlem. Relatório Brundtland – Nosso Futuro Comum.
CMMAD – Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Fund. Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, 1987.

Para saber mais

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.207 p.; il. Inclui glossário. Por.

BRÜGGER, Paula. Educação ou adestramento ambiental? Florianópolis: Letras Contemporâneas, 1994.

GONÇALVES, Carlos Walter P. Os (des)caminhos do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 1989.

Absurdo – Vanessa da Mata <http://letras.mus.br/vanessa-da-mata/1004442/>. Acesso em 04 de novembro de 2010.

Revista Senac Ambiental  <http://www.senac.br/conhecimento/revista-senac-ambiental.aspx>

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