Nossa história

Após a Segunda Guerra, o Brasil passava de país agrícola para industrializado, alterando a dinâmica do campo e a urbanização das cidades. Com esse crescimento, o comércio ganha força, assim como a organização sindical dos trabalhadores, e, em 1948, a Federação do Comércio é fundada no Ceará pelo empresário Clóvis Arrais Maia.

Diante de um cenário de desigualdades sociais, a Federação ergue-se com o objetivo de unir lideranças do setor para desenvolver não só o comércio, mas contribuir, principalmente, com o desenvolvimento social. No mesmo ano, nascem os braços sociais da Fecomércio: o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), instituições que educam para o trabalho e oferecem serviços e atividades para o bem-estar de trabalhadores e da sociedade em geral.

Ao longo destes 75 anos, a Fecomércio-CE cumpre sua missão de transformar vidas e promover a manutenção da democracia política e econômica, alcançando inúmeras conquistas. Atua em todos os 184 municípios do Estado do Ceará, seja em unidades próprias ou em parcerias com a iniciativa pública e privada.

Atualmente, conta com 34 sindicatos filiados, fortalecendo a representatividade sindical, e uma estrutura organizacional para atender às mais de 150 mil empresas do comércio de bens, serviços e turismo através de um sistema moderno e coletivo. Inserida no setor terciário, a Federação representa um segmento da economia que, de acordo com dados do IBGE, responde por 52,9% do PIB estadual, sendo 16,3% referente ao comércio e 36,6% a serviços, ocupando juntos mais de 421 mil postos de trabalho.

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática