Notícias Senac CE
Saberes e Sabores do Ceará
Semana de Gastronomia Regional revela a riqueza da culinária cearense
Mar, serra e sertão. Os ingredientes desses três biomas marcaram a Semana de Gastronomia Regional do Ceará no Restaurante-escola Senac Downtown RJ, nos dias 6 e 7 de novembro. Pela terceira vez no Rio de Janeiro, a cozinha criativa cearense foi posta à mesa na hora do almoço e encantou os clientes do restaurante. Na noite do primeiro dia, alunos e convidados assistiram à aula-show ministrada pelo chef Ivan Prado, consultor de Gastronomia do Senac no Ceará, que ensinou modernas técnicas de preparo e contou segredos da culinária regional (assista ao vídeo).

“Nossa cozinha tradicional mistura a fartura do mar com a escassez do sertão e cria o sabor cearense, composto de refogado básico – alho, cebola, pimentão e tomate – além de coentro, coco e pimenta de cheiro. O perfume do Ceará varia no grau de intensidade de cada sabor de acordo com o ingrediente principal”, conta o chef.
O resultado é uma variedade de opções gastronômicas: panelada, carne de sol com cebola roxa e manteiga da terra, creme de sururu, peixe na crosta da tapioca, paçoca, baião de dois, dadinho de tapioca (boxe), feijão verde cremoso, cocada de forno e cheesecake de cajuína fizeram parte do buffet especial composto por 15 pratos típicos, com a assinatura do chef Ivan Prado.
Para o diretor regional Rodrigo Leite, a participação na Semana de Gastronomia Regional possibilitou ao Senac no Ceará mostrar sua expertise nesse segmento da educação profissional: “Atuamos fortemente na capacitação de trabalhadores que atendem tanto ao mercado local quanto à cadeia produtiva do turismo”.

O chef Ivan acredita que o evento fortalece a identidade cultural dos estados. “É fundamental mostrar a diversidade gastronômica do nosso País. Trazer essa perspectiva por meio da troca de experiências, de produtos e saberes de cada lugar, valorizando os ingredientes da nossa terra”, afirma.
Aula-show
Na aula-show, o chef Ivan Prado explicou que cozinhar é quebrar proteína e para isso o alimento não precisa ir ao fogo. Cozinhou o peixe com suco e raspas de limão-taiti fazendo uma reinterpretação do ceviche peruano.
Da cozinha do sertão, ele preparou feijão verde cremoso, feito com creme de leite, queijo coalho e nata (a camada gordurosa do leite), servido com carne de sol grelhada na manteiga de garrafa, picles de cebola roxa e melaço de cana.
A próxima Semana de Gastronomia Regional do Senac Downtown RJ vai apresentar as delícias da culinária maranhense, nos dias 28 e 29 de novembro. O endereço é Rua General Justo, 307, no Centro/RJ.
Boxe:
Receita especial do chef Ivan Prado
Dadinhos de Tapioca
Ingredientes
1 kg de farinha de tapioca
800 ml de leite
600 gramas de queijo coalho
500 gramas de carne de sol desfiada
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Misture bem todos os ingredientes secos e acrescente o leite fervido para obter uma massa homogênea. Despeje em forma retangular untada com manteiga. Leve à geladeira por 2 a 3 horas. Corte os quadradinhos e frite-os no óleo quente.
Dica: saboreie com geleia de pimenta agridoce
Texto: Katia Costa