Notícias Senac CE

Apresentação do Projeto Integrador da turma de modelista de Horizonte aposta na sustentabilidade


sex, 29 de novembro de 2019 19:05

Apresentação do Projeto Integrador da turma de modelista de Horizonte aposta na sustentabilidade

Formandos mostram suas criações com um desfile nessa segunda-feira (02/12), às 17h, no Senac RioMar

A sustentabilidade está cada vez mais em alta no mundo da moda. Não por acaso, muitos estilistas e demais profissionais envolvidos neste mercado estão ainda mais atentos para o consumo consciente, além de buscar alternativas que impactem menos o nosso meio ambiente. De acordo com a pesquisa “A new textiles economy: redesigning fashion’s future”, US$ 500 bilhões são desperdiçados com peças de roupas pouco ou nada usadas, que são descartadas em aterros sanitários. Além disso, de acordo com ONG Global Footprint Network, a humanidade esgotou, no dia 29 de julho, todos os recursos naturais do planeta para 2019.

São dados que exemplificam bem a urgência de se pensar a moda, em todos os seus processos, sob uma nova perspectiva. E é justamente isso que o Senac Ceará já faz, seja criando cursos específicos sobre o tema, como o de Upcycling, que foca na reutilização criativa de peças de roupas usadas, seja trazendo referências sobre o assunto para todas as demais aulas na área de moda. Os alunos do curso de Modelista de Horizonte (CE), por exemplo, criaram uma coleção totalmente inspirada na sustentabilidade, apostando em elementos que antes seriam descartados, como retalhos de jeans e malhas.

O resultado de toda essa criatividade em prol do meio ambiente poderá ser visto nessa segunda-feira (02/12), às 17h, no desfile de apresentação do Projeto Integrador da turma de Horizonte. Além do uso dos retalhos, os alunos, que passaram por todas as etapas de criação de uma coleção, na teoria e na prática, também apostaram em outras soluções diferentes e sustentáveis, como o uso de CDs antigos como aviamentos, que são objetos empregados como item de costura com a finalidade decorativa e/ou funcional.

Outro diferencial da criação dos formandos do curso de Modelista do Senac Horizonte está nas referências à cultura africana, uma vez que a cidade é berço de diversas comunidades quilombolas. Assim, os alunos também apostaram no macramê e no tingimento tie dye, trazendo ainda mais personalidade e estilo à coleção.

O desfile da coleção Moda Sustentável é gratuito e aberto ao público.

SERVIÇO
Desfile da coleção Moda Sustentável – apresentação do Projeto Integrador da turma de modelista de Horizonte

Data: 02/12/19
Horário: 17h
Local: Senac Riomar – R. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu, Fortaleza – CE – Piso L2

Grátis

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática