Notícias Senac CE
Livro Ceará à Mesa é lançado no Senac Aldeota
Nesta segunda-feira (21), o Senac Aldeota sediou o evento de lançamento do livro Ceará à Mesa – Sabores, Histórias e Receitas, reunindo mais de 200 pessoas. Os chefs Fernando Barroso (in memoriam), Élcio Nagano e Bernard Twardy assinam a obra, que traz narrativas sobre a cozinha cearense, as experimentações independentes, as receitas autorais, a busca pela qualificação e os insumos locais de qualidade.
O evento começou com uma roda de conversa entre a escritora Claudia Albuquerque; o pesquisador e professor do IFCE, Roberto Araújo; Élcio Nagano e Bernard Twardy. Roberto falou sobre o desenvolvimento da Gastronomia cearense. “No Estado, se destacam três biomas: a serra, o mar e o sertão, mas é preciso ressaltar que 95% é sertão. Por isso, a raiz da nossa cozinha vem das fazendas e das charqueadas, a sua origem é sertaneja e foi se expandido rumo ao litoral”, contextualizou o professor.
“É preciso mergulhar na cultura alimentar do nosso território, voltar o olhar para a riqueza que encontramos aqui, tanto nas práticas quanto nos insumos que encontramos em nossas mesas. Por isso, a pesquisa é tão importante. Para valorizar, consolidar e dar suporte ao trabalho desenvolvido pelos nossos chefs – como Élcio, Bernard e Fernando. Um livro como o Ceará à Mesa é fundamental para formação e para o mercado, mas principalmente para documentar as raízes e essências da nossa culinária”, complementou Roberto.
Fruto de um trabalho de mais de 10 anos, Élcio conta que os três chefs mapearam a gastronomia cearense e apresentam uma proposta que segue o caminho da gastronomia no mundo. “A nossa proposta se baseia em três pontos: valorização dos insumos regionais – que é uma questão ecológica; utilização de técnicas universais, pois o conhecimento pertence ao mundo; e capacitação, considerando que a mão de obra precisa estar preparada. Se trabalharmos em cima desse tripé, a Gastronomia do Ceará vai longe”, destacou.
Para Élcio e Bernard, foi um momento de homenagear o saudoso amigo Fernando Barroso, que faleceu em julho, e de muitas lembranças. “Estou muito feliz de estar aqui hoje á noite lançando o livro e vendo a evolução do Senac. Lembro dos momentos maravilhosos que vivi com tanta gente qualificada que trabalha a favor da Gastronomia cearense”, declarou Twardy.
Ceará à Mesa – Para falar sobre a cozinha cearense, os pesquisadores e autores de livro escolheram 12 insumos principais, presentes no cotidiano da gastronomia local: caju, caranguejo, queijo coalho, lagosta, camarão, tilápia, atum, vegetais, carne-de-sol, cabrito, porco e capote. As pesquisas dos Chefs e as conversas com especialistas e produtores atuantes no Ceará desvendam as cadeias desses ingredientes emblemáticos, sempre com foco nos processos sustentáveis.
As viagens de observação e entrevistas para a realização do livro foram feitas em municípios como Ocara, Pacajus, Maranguape, Quixadá, Apuiarés, Viçosa, Ubajara, São Benedito, Jaguaribe, Itarema e Icapuí, para ver de perto os passos da produção, os métodos de conservação, o nível de qualidade e as iniciativas de destaque. Cada insumo resultou em uma receita, assinada por um chef, somando 12 diferentes experiências gustativas.
O livro “Ceará à Mesa – Sabores, Histórias e Receitas” é uma realização do Ministério da Cultura/Governo Federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura – com apoio da Fecomércio/Senac/Sesc e patrocínio do Mercadinhos São Luiz, Grupo Marquise, 3 Corações, Nacional Gás, Banco do Nordeste e Termarco Logística. A coordenação editorial é de Luis Carlos Sabadia, com textos e entrevistas de Claudia Albuquerque, fotos de Jarbas Oliveira, projeto gráfico de Marcus Braga e pesquisa de Kiko Bloc-Boris.