Notícias Senac CE

Acordo mantém recursos do Sesc e do Senac


qui, 25 de maio de 2023 16:39

Acordo mantém recursos do Sesc e do Senac

O Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) obtiveram uma vitória histórica em Brasília/DF. Na noite desta quarta-feira (24), o Senado anunciou acordo pelo veto ao trecho do Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 09/2023, que buscava redirecionar 5% dos recursos das contribuições sociais provenientes das empresas do setor terciário destinadas ao Sesc e Senac para a Embratur. A decisão foi revelada pelo senador Jaques Wagner (PT/BA), líder do governo no Senado.

A medida gerou uma mobilização nacional em defesa do Sesc e do Senac, importantes instituições que promovem o desenvolvimento social do País com destaque para as áreas de educação, cultura, saúde, lazer, assistência social e formação profissional. Diversos setores da sociedade manifestaram preocupação com a possibilidade de redução dos recursos destinados a essas entidades.

A articulação pelo veto contou com um grande esforço de José Roberto Tadros, presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), além dos presidentes das federações e de lideranças empresariais. No Congresso, o presidente do Sistema Fecomércio Ceará e deputado federal, Luiz Gastão (PSD/CE), atuou fortemente na defesa da manutenção dos recursos. O parlamentar comentou o anúncio de Wagner.

“Todos estiveram imbuídos no propósito de fazer um acordo reconhecendo a importância da Embratur, mas também reconhecendo a necessidade de que o Sesc e o Senac não tivessem suprimidos os seus recursos, corte que afetaria as menores cidades do Brasil. Essa é uma pauta que não tem cor partidária, é uma pauta que fala com todos. O acordo beneficiou todos, principalmente os usuários do Sistema S, que terão continuidade à alimentação saudável, a oportunidades de emprego, acesso à cultura e todos os outros serviços disponibilizados por essa rede fantástica”, destacou Gastão.

Com o acordo para o veto presidencial, os recursos das contribuições sociais continuarão sendo destinados integralmente ao Sesc e ao Senac, fortalecendo suas ações e ampliando o alcance dos serviços oferecidos à população brasileira. A decisão, que foi chamada pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, de “vitória do diálogo”, representa uma conquista para a sociedade e reforça a importância de preservar e valorizar instituições que contribuem para o crescimento do setor terciário e para a formação profissional de milhões de brasileiros.

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática