Notícias Senac CE
Alunos do Senac Iguatu lançam projeto de turismo inclusivo
Os alunos do curso de Operador de Turismo Receptivo do Senac Iguatu deram um importante passo rumo à inclusão com o lançamento da “Rota Sagrada: Fé, Inclusão e Tecnologia”. O projeto visa tornar os pontos turísticos da região mais acessíveis para pessoas cegas ou com deficiência visual, proporcionando uma experiência autônoma e segura por meio de três ferramentas inovadoras: Bengala Mira 360 Graus, Roteiro Impresso em Braille e o Sistema de Guia Áudio.
Feita com materiais reciclados, a Bengala Mira 360 Graus conta com um sensor na ponta que emite sinais sonoros ao se aproximar de obstáculos, oferecendo mais segurança para o deslocamento dos visitantes. Já o roteiro completo da Rota Sagrada, disponível em Braille, permite que pessoas cegas ou com baixa visão acompanhem o percurso de forma independente, enquanto o Sistema de Guia Áudio, com versões de voz masculinas, femininas e uma opção com inteligência artificial, oferece uma experiência personalizada e imersiva, com gravações feitas pelos próprios alunos do Senac.
“Esse trabalho representa um avanço significativo na inclusão e acessibilidade no turismo da região. Estamos proporcionando que pessoas com deficiência visual tenham mais autonomia e, acima de tudo, um turismo que respeita as necessidades de todos os visitantes”, explica Felipe Neris, instrutor do Senac Iguatu.
Com o projeto, os alunos já conquistaram espaço no maior evento de inovação do Ceará, o Siará Tech Summit, e no Brazil Travel Market (BTM), em Ouro Preto, ambos no mês de outubro, onde impressionaram o público com uma apresentação que evidenciou o potencial transformador da iniciativa. A Rota Sagrada será apresentada, ainda, na 8ª edição do Congresso Internacional de Turismo, na Serra Gaúcha; no III Congresso de Ensino em Redenção, e em encontros em São Luís do Maranhão e na Serra da Ibiapaba.