Notícias Senac CE
Batalha de Temperos: Formação e network para recomeçar
A Síndrome de Burnout mudou a vida do Flávio Rodrigues. No meio da pandemia, decidiu dar um tempo do trabalho como advogado e, ao se recuperar, começou a pensar em formas de se reinventar profissionalmente. Primeiro, fez o curso de Confeiteiro e, em 2023, se matriculou no Técnico em Gastronomia, dando início a uma nova carreira. Hoje, ele é chef do Muvuco Boteco do Mar e um dos finalistas do reality show Batalha de Temperos, no ar pela TV Verdes Mares.
“Além das técnicas aprendidas nas aulas e o contato diário com a cozinha, fiz um networking muito legal, que me deu a oportunidade de estar em lugares que agregaram muito em meu desenvolvimento. Trabalhei na Molino Padaria Artesanal, Nusse Café e logo após fui trabalhar na confeitaria do restaurante Mangue Azul. Aprendi muito e fiz grandes amizades”, lembra.
“Hoje estou responsável pela cozinha do Muvuco Boteco do Mar, que tem uma pegada de valorização dos pescados e frutos do mar, desenvolvendo um trabalho em parceria com pescadores de Fortaleza com objetivo de difundir em Fortaleza um consumo consciente e sustentável dos peixes de nossa costa, aliados a um frescor e sabor inigualável”, destaca.
Sobre o reality, Flávio define como “uma experiência fantástica”. O grande desafio, para ele, é driblar a ansiedade e o nervosismo. “Nunca imaginei que para filmar precisasse de tanta coisa, mas as pessoas são incríveis e tudo flui perfeitamente no set. O objetivo é entregar o melhor que posso naquele prato que vai para a mesa dos jurados, assim como nos restaurantes que trabalhei”, conclui.
Curso Técnico em Gastronomia – Contempla temáticas importantes para a pratica profissional, a começar pela organização e limpeza do ambiente, controle de estoque e pré-preparo das produções, passando por cozinha quente, cozinha fria, panificação e confeitaria.
“O curso Técnico do Senac tem duração aproximada de um ano. Pode parecer muito, mas quando a gente lembra da variedade e magnitude dos assuntos que envolvem a gastronomia, entende que esse tempo é necessário”, argumenta a consultora de produtos educacionais do Senac Ceará na área da Gastronomia, Vanessa Santos.
Vanessa destaca que o desenvolvimento dessas competências e habilidades, associados aos conhecimentos apresentados pelos instrutores, contribuem para que os alunos saiam do curso preparados para uma diferenciada pratica profissional, seja para vagas de trabalho ou para empreender.
Mais informações: https://cursos.ce.senac.br/produto/tecnico-em-gastronomia-centro/
Foto: Ceará Filmes/TV Verdes Mares