Notícias Senac CE
Congresso Internacional de Gastronomia debate sobre educação, empreendedorismo e luta contra a fome
Começaram hoje (14/12) as palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos do IV Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos, no Hotel Praia Centro. A realização do evento é do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/CE), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).
O congresso acontece desde 2013, reunindo profissionais, professores, pesquisadores, estudantes e representantes do governo de todo o Brasil, que possuem atuação na área de Gastronomia e afins. O objetivo é a troca de experiência, bem como a disseminação do conhecimento e o registro da cultura gastronômica regional do país.
Para as mesas-redondas, o Senac traz quatro convidados. Nesta quarta-feira (14), a discussão sobre Empreendedorismo Social na Gastronomia traz as visões de mundo e experiências de Patty Durães (SP) e Edson Leite (SP). Formada em Relações Internacionais, Patty é produtora, pesquisadora de culturas alimentares, mentora de projetos afro empreendedores de gastronomia e curadora da Feira Preta. Edson é chef de cozinha, empreendedor e criador da Gastronomia Periférica – junto à psicóloga e socióloga Adélia Rodriguez. Trata-se de um negócio social e sustentável, que desde 2012 promove o direito universal à inclusão social e cultural a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, por meio da gastronomia.
Na quinta-feira (15), o Senac convida os professores e pesquisadores Ceci Figueiredo (RJ) e Gustavo Guterman (RJ), para uma conversa sobre Educação em Gastronomia e a Prática Profissional. Ceci é coordenadora acadêmica e docente no curso de Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde está à frente do Projeto para Aceleração de Empreendedores Gastronômicos e da Semana Acadêmica de Gastronomia. Professor e Coordenador do Instituto Federal Fluminense (IFF), Gustavo é cozinheiro profissional graduado pelo centro de formação internacional Alain Ducasse Formation (ADF) e professor-pesquisador da Gastronomia.
Da Política às Práticas Coletivas na Luta Contra a Fome: A partir de como Enxergamos a Fome, Definimos Nossas Ações é o tema da palestra de Adriana Salay que encerra o evento na sexta-feira (16). Adriana é historiadora e pesquisa hábitos alimentares no país há 10 anos. Desenvolve hoje um doutorado em História Social na Universidade de São Paulo (USP) sobre a fome e é professora de cursos de pós-graduação em Gastronomia. Coordena ainda o projeto Quebrada Alimentada, que por meio de doações e utilizando a estrutura de restaurantes, distribui refeições para pessoas em vulnerabilidade alimentar na periferia de São Paulo. Ela é também uma das articuladoras da campanha Gente é pra brilhar, não pra morrer de fome.
SERVIÇO
IV Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos
Data: Até 16/12
Local: Hotel Praia Centro – Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Praia de Iracema
Horário: Das 8h às 19h
Mais informações: https://doity.com.br/cgcacongresso/
Programação do Senac/CE
Mesas-redondas
Local: Hotel Praia Centro
Inscrição: https://doity.com.br/cgcacongresso/inscricao
Empreendedorismo Social na Gastronomia – Patty Durães e Edson Leite
Data: 14/12
Horário: 15h30 às 17h30
Educação em Gastronomia e a Prática Profissional – Ceci Figueiredo e Gustavo Guterman
Data: 15/12
Horário: 15h30 às 17h30
Palestra de Encerramento
Da Política às Práticas Coletivas na Luta Contra a Fome: A partir de como Enxergamos a Fome, Definimos Nossas Ações – Adriana Salay
Data: 16/12
Horário: 17h30 às 19h30