Sistema

Fecomercio Sesc Senac IPDC

Gastronomia

Conceito de restaurante
Fichas técnicas
Valor calórico
Planejamento de cardápios
Tradução de cardápios
Layout
Processos operacionais

Este serviço compreende o levantamento de dados para elaboração do projeto inicial que apresenta e desenvolve o conceito do empreendimento, fazendo um descritivo das atividades desenvolvidas, modelo de operação e perfil de atendimento. Neste momento são avaliados as possibilidades de mercado e direcionados os próximos passos para viabilização do negócio.

A ficha técnica é essencial para padronização de um produto, possibilitando maior controle da quantidade de matérias-primas utilizadas, maior agilidade na rotina de preparo dos alimentos, definição com mais exatidão dos ganhos com cada produto através do cálculo dos custos e facilitação do controle de estoque.

A Cozinha Experimental é a ferramenta para elaboração das fichas técnicas e de treinamento dos colaboradores quanto ao preparo e apresentação dos pratos.

Feito a partir das fichas técnicas de preparação, o cálculo do valor calórico fornece as informações necessárias para o cumprimento da Lei Estadual Nº15.072 de 20/12/11 que dispõe sobre a obrigatoriedade de informação em cardápios e cartazes de bares, restaurantes, lanchonetes e similares sobre os valores calóricos dos alimentos e refeições oferecidos ao consumidor e a Lei municipal de Fortaleza 10.503 de 21/06/16 que dispões sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos que funcionam nas dependências de escolas particulares de disponibilizarem informações específicas acerca de:

I – quantidade de calorias;
II – a presença de glúten;
III – a concentração de carboidratos, inclusive lactose;
IV – a concentração de triglicérides, colesterol, fibras, sais minerais como sódio, cálcio, ferro, potássio e vitaminas.

Define-se em consonância com a empresa os cardápios a serem executados, com sugestões de preparações de acordo com o conceito e dinâmica operacional. Durante este processo são considerados estrutura física disponível, operação possível e se há mão de obra qualificada e apta à execução.

Também oferecemos a elaboração de cartas de bebidas, coquetéis e drinks, vinhos com harmonização ao cardápio.

 

Este serviço oferece traduzir o cardápio utilizando terminologia técnica correta. Disponível para as línguas:
● inglesa,
● francesa,
● espanhola,
● italiana.

Avaliação da planta baixa do empreendimento, definindo o layout das áreas do estabelecimento, adequando o fluxo operacional e a estrutura física conforme a RDC Nº 216/04, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

Definição de tipo e quantidade de equipamentos e utensílios de acordo com o conceito do empreendimento.

 Acompanhamento do fluxo produtivo ajustando-o com foco em integrar e  otimizar cada etapa é de elaborar produtos com qualidade e reduzir desperdícios e custos.

Atuando em todo estado do Ceará com sua equipe multidisciplinar de consultores altamente capacitados buscam soluções de acordo com o diagnóstico das necessidades educacionais de cada empresa. Estas ações vão desde a elaboração de documentos para adequação legal até a implantação de metodologias de trabalho e procedimentos buscando soluções inovadoras e adequação ao mercado.

Telefones:

(85) 32705472 / 5475 Fortaleza e Região Norte do Estado

(88)35664790 Cariri e Região Centro Sul do Estado

E-mail: consultoriasenac@ce.senac.br

 

Gastronomia

Senac na minha vida

Veja todos os depoimentos

Facebook

Twitter

Instagram