A educação flexível, também conhecida como ensino híbrido ( ou blending learning ) , é referente à modalidade de estudo que engloba momentos presenciais e não-presenciais na sala de aula. Ou seja, uma parcela do conteúdo é ministrada por meio online, permitindo ao aluno ter mais autonomia quanto ao horário, ao lugar e ao seu ritmo de dedicação. Além de conciliar o aprendizado individual e coletivo, a educação flexível integra espaços físicos e virtuais, aproveitando as vantagens que a tecnologia oferece.
Não confunda ensino híbrido com ensino a distância (EAD), semipresencial e remoto:
– O ensino a distância é feito sem o contato presencial entre professores e alunos.
– No semipresencial, o conteúdo online vai só até 20% do cronograma, enquanto o ensino híbrido não tem essa restrição.
– O remoto tem a transmissão das aulas ao vivo, demandando que o estudante esteja online no mesmo momento que o professor.
Confira aqui conceitos importantes !
E tire suas dúvidas abaixo com nosso FAQ.
É uma modalidade de ensino que integra aulas presenciais com não presenciais, utilizando a tecnologia como ferramenta facilitadora para aprendizado. A Educação Flexível vem atender a uma necessidade de expansão tecnológica na execução dos cursos do SENAC em virtude do avanço tecnológico e suas potencialidades e da situação pandêmica pela qual estamos passando. Ou seja, não é uma oferta pontual ou provisória e sim de uma forma de ensinar e aprender arrojada, significativa e adequada aos interesses e necessidades atuais em relação as práticas profissionais.
Educação Flexível não é ensino à distância (EAD), não é curso semipresencial, não é curso remoto. Essa modalidade associa de maneira inteligente e planejada, atividades educacionais presenciais e não presenciais, com o uso de tecnologia. O objetivo é, através dessa proposta de aprendizagem combinada, capacitar profissionais a aplicar tecnologias em sua pratica profissional, por meio de um conjunto de possibilidades didáticas e metodológicas e com o uso de recursos e tecnologias apropriados.
– Vantagem em relação a ritmo de estudo, conciliando os horários presenciais e não presenciais
– Acesso às ferramentas tecnológicas ofertadas pelo SENAC para o aprendizado
– Acesso à biblioteca digital e as todas as referências utilizadas
– Apoio e comunicação com o instrutor através dos canais de distribuição de informações
– Acesso gratuito à recursos tecnológicos de aprendizagem
– Planejamento e organização de aulas e atividades, antes do início do curso
Forma de aprendizagem mista ou combinada, ou, mais chamado no Brasil, de ensino híbrido. O blended learning é uma proposta de educação onde um aluno aprende, pelo menos em parte, por meio do ensino on-line, e em outra por meio do ensino presencial. O blended learning possibilita a flexibilização de ensino e aprendizagem utilizando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).
Modalidade de oferta que usa momentos presenciais e não presenciais para agregar e promover o desenvolvimento necessário para a pratica profissional. Aciona um conjunto de possibilidades didáticas e metodológicas, com o uso de recursos e tecnologias apropriados. Assim a proposta de Educação Flexível, se apresenta como modelo integrador, que liga os momentos presenciais e não presenciais de maneira complementar, permitindo que o aluno vivencie o processo de ensino e de aprendizagem de várias formas e em lugares diferentes.
– Combina o ambiente de aprendizagem físico (momento presencial) e o ambiente de aprendizagem virtual (momento não presencial)
– Usa tecnologias educacionais para promover a interação, a criação e a troca de saberes e de experiências.
– Propõe integrar os momentos presenciais e não presenciais e usa a teoria para promover a prática enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem.
A teoria é utilizada para a aplicação pratica. A Educação Flexível não se prende a ser teórica em momentos não presenciais ou em ser pratica em momentos presenciais, e sim, em aplicar a teoria na pratica, ou seja, praticar a teoria no momento de aprendizagem adequado, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades dentro da característica principal dessa modalidade de ensino que é a de integrar os dois momentos da melhor forma.
– Prezar pela aplicação da teoria na prática, nas situações de aprendizagem;
– Utilizar as tecnologias digitais de forma reflexiva e critica;
– Manejar tecnologias digitais tanto nos momentos presenciais como não presenciais;
– Fazer a escolha dos recursos educacionais a serem disponibilizados e mediar as atividades, de modo a estimular e propiciar um ambiente favorável para que os alunos desenvolvam os saberes que, articulados, se manifestam no desenvolvimento ou aprimoramento de competências;
– Ser agente mediador.
É uma plataforma online utilizada para fins educacionais. Tem um sistema que possibilita que os instrutores compartilhem materiais e se comuniquem com seus alunos. É composto por várias ferramentas que serão utilizadas para que a experiência de ensino – aprendizagem seja integrada, flexível e tecnológica. Nele os alunos conseguem consumir conteúdos em formatos variados, por meio de aulas digitais, simulações, fóruns, atividades, avalições online, e muito mais. OU seja, é o AVA que possibilita o fornecimento de conteúdo e recursos necessários para o aprendizado significativo e menos engessada.
São recursos que podem ser utilizados para a conhecimento de qualquer conteúdo de ensino, desde que o instrutor crie uma situação de aprendizagem. Os ODAs podem ser também definidos como sendo os principais facilitadores para que o processo de ensino e de aprendizagem aconteçam. São os ODAS que contribuem para a reestruturação das práticas educacionais e criação de novas abordagens integrando o ensino e possibilitando a aplicação da teoria na pratica, que são as principais características da Educação Flexível. Consideram-se ODAs vídeos, textos, imagens, jogos, infográficos, animações, simulação ou outro elemento que pode ser usado e reutilizado como suporte à aprendizagem.
1. Reusabilidade: possibilidade de o mesmo objeto ser utilizados em diferentes contextos ou cenários de aprendizagem;
2. Adaptabilidade/retroalimentação: ser adaptável a diversas situações de ensino e aprendizagem e capacidade de também se adaptar as necessidades do usuário a partir de seu desempenho;
3. Alinhamento aos objetivos de aprendizagem: a proposta do ODA apresenta coerência e adequação ao Modelo Pedagógico Senac e ao perfil dos alunos do curso em que será́ utilizado, favorecendo o desenvolvimento das competências do perfil profissional de conclusão do curso;
4. Qualidade dos conteúdos: abordagem clara e com o nível adequado de detalhamento; linguagem adequada ao público-alvo e ao nível de ensino; presença de correção conceitual e rigor científico, veracidade e precisão das informações; apresentação equilibrada de ideias, nível adequado de detalhes; progressão adequada, presença de exemplos para ilustrar as questões abordadas; respeito aos direitos humanos e ausência de quaisquer tipos de preconceito, estereótipos e conteúdo ofensivo;
5. Motivação: capacidade de gerar interesse em um grupo de alunos; 6. Granularidade: apresentação do conteúdo em pequenas partes, o que permitirá́ a criação de diferentes combinações.
MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) é um programa que dá livre apoio à aprendizagem. É colaborativo, tem fácil acesso através da Internet ou de rede local. Permite a criação de cursos "on-line", páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem. O Moodle conta com a possibilidade de utilização de várias ferramentas como wiki’s, atividades de lição, livros, fóruns, questionários, glossários, calendários e bases de dados, além da possibilidade de acrescentar ODAS relacionados com os temas de estudo. O instrutor vai utilizar o Moodle para acompanhar os alunos nas postagens de atividades, proporcionar aos alunos atividade e discussões continuas e processuais que sejam integradas com os momentos presenciais, e, proporcionar aos alunos um ambiente de respeito e conhecimento simples e significativo.
Chamado de Office 365 Education, é a reunião de serviços e ferramentas que permite colaborar e compartilhar atividades. Inclui o Office Online (Word, PowerPoint, Excel e OneNote), armazenamento em nuvem pessoal, Yammer e o SharePoint.
Microsoft Teams é uma plataforma unificada de comunicação e colaboração que pode ser ao mesmo tempo chats, videoconferências, armazenamento de arquivos (incluindo colaboração em arquivos) e integração de aplicativos. Faz parte do pacote Office 365 e extensões que podem ser integradas a produtos que não são da Microsoft.
O instrutor vai usar o Teams para proporcionar vídeo conferencias aos alunos com discussões continuas e processuais que sejam integradas com os momentos presenciais, proporcionar também um ambiente de respeito e conhecimento, e, utilizar o espaço de interação ao vivo para troca de experiência e fortalecimento de questões práticas.
1. As que integram os momentos presenciais e não presenciais de forma articulada, indissociando teoria e prática;
2. As que são planejadas para os momentos presenciais e não presenciais de forma a contemplar o ciclo ação-reflexão- ação;
3. As que preveem atividades em diferentes ambientes de aprendizagem e promovem as metodologias ativas;
4. As que mesclam ou alternam atividades individuais e coletivas, em momentos presenciais e não presenciais;
5. As que contribuem para atingir os objetivos pedagógicos determinados no indicador tanto em momentos presenciais como não presenciais;
6. As que são recurso didático e que podem articular a utilização;
7. As que possuem características ou tipos de atividades que incentivem o trabalho colaborativo em ambos os ambientes, promovendo trocas e vivencias entre os alunos;
8. As que estimulam as relações interpessoais no grupo, tanto nos momentos presenciais como não presenciais;
9. As que contemplam o desenvolvimento das Marcas Formativas tanto em momentos presenciais como não presenciais.
E um instrumento de planejamento o docente utiliza para fazer o detalhamento dos objetivos, recursos e ferramentas das atividades dinâmicas e inovadoras de aprendizado. A Matriz DI foi elaborada para garantir a comunicação das tarefas e dos recursos que cada uma das atividades e ODAS vão precisar, permitindo então uma visualização completa da estrutura do curso.
O planejamento é fundamental e básico para a atuação do instrutor, pois ele permite, a partir do objetivo de aprendizagem, prever os momentos e situações de aprendizagem, carga horaria, os ODAs, momentos presenciais e não presenciais. No Projeto Educação Flexível, temos dois momentos importantes de planejamento as Matrizes Instrucionais (MI) e os PTDs (plano de trabalho docente), que vai servir de orientação para as atividades do curso.
A avaliação é um processo que ocorre ao longo dos momentos de aprendizagem e visa medir e redirecionar ações durante a ação do instrutor. A avalição necessita estar coerente com os objetivos de aprendizagem, conteúdo, vivencias e atividades realizadas. Ao elaborar os momentos de avaliação o instrutor analisa:
1. Se os instrumentos e procedimentos possibilitam a avaliação com base no indicador;
2. Se a participação do aluno, inclusive em momentos não presenciais, ocorreu e se modificou o seu desempenho nos fazeres previstos nos indicadores;
3. Se as atividades síncronas e assíncronas desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem foram desenvolvidas.
NTE – Núcleo de Tecnologias Educacionais, é a equipe que fornece treinamentos e formações especificas sobre as ferramentas e tecnologias utilizadas na Elaboração das Matrizes Instrucionais (MI) e o ODAS.
A Supervisão Pedagógica terá como ação apoio e organização e orientação da confecção dos PTDs e Matrizes Instrucionais (MI).
Clique na área do seu interesse
Seguem abaixo algumas dicas importantes:
Estamos com uma instabilidade em nosso portal e, pra você ter a oportunidade de se cadastrar, todas as vagas serão prorrogadas. Fique atento, porque estamos correndo para solucionar o problema!