Notícias Senac CE
IV Congresso de Educação reúne 1500 pessoas
No total, foram 24 oficinas e workshops, 20 palestras e mesas-redondas, que reuniram 1500 participantes no IV Congresso de Educação, promovido pelo Sistema Fecomércio de 26 a 28 de julho, no Centro de Eventos do Ceará. No encerramento do evento, o diretor regional do Sesc Ceará e superintendente do Sistema, Henrique Javi, confirmou a quinta edição em julho de 2024.
“Foi uma verdadeira maratona e tivemos dias muito gratificantes. Gostaria de agradecer pela participação de todos e parabenizar pelo esforço no sentido de nos tornarmos melhores pessoas e profissionais, pois o Congresso é uma oportunidade de aperfeiçoamento. Esse ano, tivemos mais convidados – representando a riqueza e diversidade de quem faz a educação no Ceará e no Brasil, assim como ampliamos a participação do público externo, contando com representantes de instituições públicas e privadas”, declarou Javi, ao abrir a palestra do estudioso Gil Giardelli.
Considerado um dos principais inovadores da Indústria Digital, fundador da Gaia Creative 5era, Gil aplica inteligência de comunicação digital, economia colaborativa, bem como gestão do conhecimento e inovação para diversas empresas e instituições. Ele trouxe um panorama geral das novas descobertas e tecnologias, demonstrando como essas impactam a vida cotidiana.
“Na Sociedade 5.0, é preciso investir em uma educação de alto impacto desde a primeira infância ou teremos várias gerações com problemas. Hoje mesmo, a cada vaga de emprego que fecha, temos seis que se abrem, mas não formamos profissionais aptos a atenderem às demandas do mercado”, pontuou o palestrante, que encerrou a programação do congresso, que trouxe como tema Tecnologia e Aprendizagem.
Na abertura, houve painel com Getúlio Marques Ferreira, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Ao todo, três palestras com nomes de reconhecida atuação na área da inovação foram realizadas no IV Congresso de Educação. Além de Gil Giardelli, contribuíram com conhecimento e reflexões os pensadores e professores Martha Gabriel, Marcos Piangers e José Motta.
Formação continuada da equipe pedagógica
As equipes pedagógicas do Sesc e do Senac tiveram a oportunidade de realizar oficinas e workshops, nos dias 26 e 27 de julho, com profissionais da área da educação e cultura, incluindo representantes do Senac Brasil, bem como de outros Departamentos Regionais das instituições.
“A importância de todas as temáticas no Congresso é que esse aborda a questão da tecnologia em todas as dimensões do ecossistema da Educação, englobando planejamento, elaboração de projetos, habilidades sociais e avaliação”, ressaltou a Mestre em Educação e pedagoga Leila di Pietro.
Ela ministrou a oficina “Avaliando por competências: desafios e práticas”. “No Brasil, a avaliação na Educação ainda é vista como punição. Reverter essa lógica é algo fundamental. Quanto ao currículo, nós avançamos, mas precisamos mudar esse panorama relativo à avaliação”, defendeu.
“As marcas formativas no contexto do Projeto Integrador” foi o tema abordado pelo Gabriel Duarte, Assessor de Desenho e Soluções Educacionais do Senac Brasil. “As marcas formativas norteiam a prática pedagógica. São atributos que vão diferenciar os alunos formados pelo Senac no mercado de trabalho. O Projeto integrador, que é o trabalho de conclusão de curso, é um espaço privilegiado para trabalhar essas marcas”, explicou.
Com 400 inscrições e realizada nos dois dias, “a oficina propôs como prática os participantes pensarem as marcas formativas, dentro de diversas temáticas, para os cursos de Confeiteiro e Enfermagem. Para tanto, tiveram acesso a projetos integradores já realizados, como referência”, detalhou Gabriel.
“Esse momento foi de fortalecimento do que a gente já vem discutindo dentro da perspectiva do modelo pedagógico”, afirmou o supervisor do Senac Iguatu, Marcone Oliveira. Segundo ele: “Vivenciamos na prática que todas as marcas formativas são importantes para formação e perfil do aluno, e para que o Projeto Integrador seja desenvolvido. Depois teve rodada de discussão entre os grupos e foi muito rico. Para os nossos instrutores que já estão na casa, vem proporcionar uma formação continuada, bem como formação inicial para quem está chegando”.