Notícias Senac CE
Ceará participa da Missão Conexões Senac
Conhecer os maiores cases do mercado e imergir em práticas inovadoras foram os meios utilizados para o fortalecimento das estratégias a serem desenvolvidas no Plano Diretor do Comércio. Para tanto, 10 técnicos do Senac estiveram presentes em São Paulo, em agosto, para o primeiro encontro presencial de representantes do Plano Diretor do Comércio do Núcleo Nordeste e Espírito Santo.
Esta vivência se tornou possível para um grupo de 10 técnicos dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia e Espírito Santo, que estiveram na “Missão Conexões Senac”, planejada e executada pela empresa Escola de Empreendedores. O Senac Ceará foi representado pela consultora de produtos educacionais e líder do Plano Diretor do Comércio no estado, Cíntia Oliveira.
A Missão é uma iniciativa que busca fomentar a inovação e o intraempreendedorismo, transformando-os em catalizadores de boas práticas profissionais por meio de visitas técnicas a grandes players nos setores de comércio, serviços e tecnologia, para que assim seja possível gerar insights nos participantes, bem como construir e fortalecer o networking e o intercâmbio de conhecimento.
Assim, o grupo conheceu empresas como Totvs, G4 Educação, Stone, Jazz Restaurante, Sampa Sky, Cubo, Farol Santander/SubAstor e a Rua Oscar Freire, e também participou de conversas com grandes líderes como Augusto Lins, presidente da Stone, André Berti, idealizador e sócio do Sampa Sky e Andrei Golfeto, Head de Startups & Portfólio Manager do Cubo Itaú.
A Missão Conexões se colocou como uma estratégia diferenciada, e nesse caso complementar, para fomentar o desenvolvimento de novos olhares sobre o mercado, uma vez que diante da gama de transformações ocorridas em um curto intervalo de tempo, os profissionais e as empresas precisam se adaptar as novas necessidades do cliente, que cada vez mais busca adquirir experiências positivas no processo de compra junto aos estabelecimentos comerciais.
Para Cintia Oliveira, “é fundamental entender o cenário econômico e as demandas do mercado em relação à mão de obra e sua formação profissional, e neste sentido, o Plano Diretor do Comércio tem a finalidade de impulsionar o segmento e realizar parcerias que promovam inovações das práticas educacionais à nível Nordeste”.
A consultora complementa que “participar da Missão Conexões junto aos representantes de todo o Nordeste e ter a oportunidade de vivenciar o cotidiano de empresas renomadas no comércio nos abriu um universo de possibilidades para a aplicação de novas práticas que refletirão na qualidade da oferta educacional. Além disso, a interação com lideranças e profissionais que se destacam por suas iniciativas empreendedoras, nos proporcionou grande insights e um resultado imediato no planejamento de ações estratégicas e proativas que auxiliarão a obter melhores resultados. Como o próprio nome já diz, uma verdadeira conexão com o que há de mais moderno e inovador no mercado de trabalho!”.
Durante a estadia em São Paulo, os técnicos participaram de um evento com a presença de profissionais de referência em Comércio & Serviços, sendo possível validar oportunidades e desenvolver líderes com novas visões sobre o setor. Assim, Ju Ferreira conduziu um workshop que fortaleceu o planejamento estratégico para evolução do Plano Diretor, e Leddy Silva explanou sobre as novas necessidades profissionais no segmento do comércio. Desta forma, os técnicos que vivenciaram a imersão poderão conduzir a construção de produtos educacionais que levem a formação profissional mais assertiva em relação as necessidades do mercado.