Notícias Senac CE

Alta temporada aumenta a oportunidade de empregos temporários


qua, 27 de junho de 2018 12:31

Alta temporada aumenta a oportunidade de empregos temporários

O Banco de Oportunidades do Senac pode ser uma ponte para quem deseja uma vaga no mercado de trabalho.

Juntamente com a chegada do mês de julho, se aproxima a alta estação. É um período valioso para quem deseja uma oportunidade para ingressar ou retornar ao mercado de trabalho, devido ao aumento nas contratações temporárias. Atualmente são 13,4 milhões de desempregados no País, e, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados em maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – essas ofertas de vagas surgem como oportunidades de recolocação no mercado de trabalho.

Paralelo a esse cenário favorável de contratação temporária está o Banco de Oportunidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), que tem a missão de encaminhar para o mundo do trabalho ex-alunos qualificados e aprovados pelo Senac. De acordo com a coordenadora estadual do Banco de Oportunidades do Senac/CE, Alcilane Mota, em 2017 foram movimentadas cerca de 750 vagas. Ela informa ainda que os setores de serviços, comércio e turismo concentram as maiores demandas dessas ofertas de contratação.

Entre as oportunidades profissionais se sobressaem funções como camareira; vendedor; recepcionista; operador de caixa; esteticista; massagista; assistente administrativo; técnico em enfermagem; auxiliar de cozinha; cozinheiro; garçom; atendente; atendente de A&B; agente de limpeza e conservação e auxiliar de escritório; porteiro e vigia. “Essas atividades seguem a lógica de mercado e do período, durante o qual o empresário busca reforços para bem atender seus clientes”, observa.

Alcilane destaca ainda que o Banco de Oportunidades do Senac Ceará investe na ampliação de parcerias estratégicas junto a segmentos de mercado que têm interface com as áreas de formação do Senac. Segundo ela, isso tem garantido o fluxo de ofertas de vagas, mesmo em períodos de retração, registrando a marca de 3 mil egressos encaminhados no período de janeiro a maio deste ano.

Na avaliação da coordenadora, se for levado em conta que das contratações temporárias muitos conseguem ser efetivados, o período de alta estação é uma ótima oportunidade para retornar ao mercado e trabalho. “Profissional trabalhando tem um valor agregado a mais, isto além de estar gerando renda, sendo produtivo, conhecendo novas oportunidades e pessoas”, ressalta a coordenadora.

Nessa busca por uma vaga, Alcilane Mota garante que sai na frente quem dominar ferramentas tecnológicas, operar sistemas e planilhas como o Excel básico e avançado, falar um segundo idioma, desenvolver habilidades de atendimento, ter nível escolar ajustado ao perfil inicial de contratação para o cargo requerido, além de outros requisitos. “Existe uma grande diferença entre estar desempregado e ser empregável. Muitas vezes, ao passar pelo desemprego esquecemos de fazer um balanço sobre nossa própria condição profissional”, atenta.

O Senac Ceará oferta diversos cursos que promovem a qualificação profissional e ampliam o diferencial competitivo na hora de se candidatar a um emprego. Além disso, disponibiliza gratuitamente os serviços do Banco de Oportunidades. “Nós atendemos, orientamos e encaminhamos ao mundo do trabalho os ex-alunos, que concluíram com êxito os cursos da programação ofertada em diversos segmentos de atuação do Senac. Ao promover esse encontro entre empresas e profissionais qualificados pela maior escola de Educação Profissional do Brasil, todos saem ganhando: nossos alunos e as empresas”, ressalta.

“Mesmo o mercado se mostrando mais competitivo é importante ter em mente que não existe fórmula mágica para dar conta da atual situação, mas existem medidas práticas e possíveis que ajudam as pessoas a se inserir no mercado de trabalho e garantir o seu lugar ao sol”, garante.

Serviço

Banco de Oportunidades, mais informações:

Senac Unidade Fortaleza: (85) 3270-5425 / 5426

  • Senac Unidade Maranguape: (85) 3270-5424
  • Senac Unidade Sobral: (88) 3677-8700
  • Senac Unidade Iguatu: (88) 3582-7750
  • Senac Unidade Crato: (88) 3586-8750
  • Senac Unidade Juazeiro: (88) 3566-8950

www.ce.senac.br/produtos-e-servicos/banco-de-oportunidades/

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática