Notícias Senac CE

Alunos do Senac Ceará são premiados no 1º Concurso de Roteiro Turístico Digital do Ceará


qui, 14 de dezembro de 2017 13:31

Alunos do Senac Ceará são premiados no 1º Concurso de Roteiro Turístico Digital do Ceará

Os alunos do curso de Operador de Turismo Receptivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), da Unidade Aldeota, foram premiados com o terceiro lugar no 1º Concurso de Roteiro Turístico Digital do Ceará, promovido pelo site de turismo Wanderpaths. A turma que desenvolveu o projeto “Terras Alencarinas”, inicialmente denominado de “Uma Nova Fortaleza”, conta com parceria da ENEL e da Associação dos Moradores do Conjunto São Bernardo, em Messejana. A premiação aconteceu na última sexta-feira (24), no Sebrae.

O guia produzido pelos 12 alunos do curso, orientados pelo instrutor Paulo Odilon e pelas supervisoras pedagógicas do Senac Unidade Aldeota, Patrícia Carneiro e Simone Farias, proporcionou à turma novas perspectivas no âmbito profissional e sobre o contexto do bairro, após desenvolver um olhar técnico voltado ao turismo. Assim, surgiu a possibilidade de elaborar um roteiro turístico vislumbrando a possibilidade de inserir Messejana e adjacências no cenário turístico de nossa cidade.

O desenvolvimento desse projeto apoia a proposta de ensino do Senac, pautada no desenvolvimento de competências, levando o estudante a assumir uma posição reflexiva, crítica, responsável e autônoma, com o apoio dos instrutores.

“O guia é fruto de pesquisas realizadas durante as 160 horas do curso em visitas técnicas. Os alunos realizaram entrevistas no Mercado Central de Fortaleza e turistas informaram que sentiam falta de atrações diferenciadas”, destaca Patrícia Carneiro, supervisora pedagógica do Senac Unidade Aldeota.

Explorar a Grande Messejana e mostrar para a comunidade e o público em geral que esta região pode ser incluída no roteiro turístico da capital é uma forma dos visitantes de Fortaleza saírem do roteiro tradicional e conhecer novas belezas e histórias.

Valdi da Costa, aluno do curso de Operador de Turismo Receptivo, considera uma honra receber a premiação com “Terras Alencarinas”. “ A satisfação é muito gratificante. O roteiro não deixa a desejar, porque o turista vai para Messejana só por causa da Casa José de Alencar e a gente vai mostrar toda a potencialidade do bairro”, explica.

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática