Notícias Senac CE

Empreendedorismo feminino cresce e mulheres são maioria nos cursos profissionalizantes


qui, 05 de março de 2020 15:37

Empreendedorismo feminino cresce e mulheres são maioria nos cursos profissionalizantes

No mês da mulher, Senac indica profissões para diferentes perfis femininos.

Um estudo de público realizado pelo Senac Ceará mostrou que são as mulheres que mais buscam capacitação para o setor do comércio e serviços. As alunas são maioria nas escolas de educação profissionalizante e esse predomínio acontece em todas as regiões do Estado.

O público feminino é o que mais se matricula nas unidades do Senac, com variação que vai de 63% na unidade do Centro de Fortaleza a 80% na escola do Crato. Em Iguatu, o percentual de mulheres é de 76,2%, no Cedro 75,5% e em Sobral ocupam 72,74 % das vagas.

“Recebemos vários perfis de mulheres em nossos cursos, desde chefes de família buscando aperfeiçoamento, a jovens em início de carreira. As mulheres estão bem adiantadas no caminho da educação profissional em diversas áreas”, afirma a Diretora de Educação Profissional do Senac, Georgia Philomeno Gomes Carneiro.

Esse fato está relacionado com o crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil. As mulheres estão começando a despontar nas pesquisas socioeconômicas em áreas que historicamente registravam domínio masculino.

De acordo com o IBGE, em quatro anos, o número de empreendedoras ou trabalhadoras por conta própria registradas aumentou de 1,9 milhão para 2,6 milhões.

Livro publicado em 2018 com dados da pesquisa PNAD Contínua mostra que a proporção de registros feitos por mulheres no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) foi de 29,8%, superior ao percentual masculino de 28,6%.

Outro estudo especial da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios analisou a situação das mulheres no mercado de trabalho e mostra um cenário nacional em 47,7% dos gerentes de comércios atacadistas e varejistas são mulheres.

Profissionalização individualizada

Para formar o público feminino para atuar no setor de comércio, serviços e turismo, em março, o Senac Ceará abre cursos voltados para os diversos estilos de mulheres. Dentre o vasto portfólio, são indicadas formações que se adéquam a cada tipo de personalidade.

Para as mulheres criativas e inovadoras, o curso de Design de Ambientes é um dos mais indicados. Quem aprecia o mundo da decoração vai aprender sobre harmonia das cores, estilos de mobiliário para criar composições com diferentes tipos de tecidos, pisos, revestimentos e efeitos de iluminação. As inscrições estão abertas em Fortaleza na unidade avançada Senac Reference e no Senac Juazeiro do Norte, com início previsto para 9 de março.

Os cursos de moda são para quem gosta de ser moderna e empreendedora. Modelagem em malharia, por exemplo, vai apresentar tecnologias mais atuais para este tipo de vestuário, desde drapeados a recortes para blusas, vestidos e túnicas. Início dia 2 de março no Senac Reference. O curso de costureira propicia o conhecimento necessário para começar o próprio negócio na área da confecção, orientando, desde a produção das peças, à precificação do produto. Três turmas iniciam neste mês, 9 de março em Fortaleza e Maranguape e dia 16 de março em Sobral.

Mulheres com aptidão para gestão podem procurar o curso de assistente administrativo com inscrições abertas no Senac Reference. Planejamento, direção e controle das empresas passam por esse cargo, fundamental para a organização interna. Gestão de Conflitos e Clima Organizacional é uma habilidade gerencial que pode ser desenvolvida com o curso no Senac Centro, com início dia 7 de março em Fortaleza.

Os serviços na área de beleza mantêm a alta empregabilidade nas cidades do Interior do Ceará. Os cursos de cabeleireiro do Senac estão iniciando novas turmas em Quixadá (7/4), Crato (16/3), Maranguape (9/3) e Sobral com turma diurna e noturna (16/3). Em Juazeiro do Norte e Iguatu, os cursos de depilação iniciam dia 9 de março.

 Confira os cursos em: cursos.ce.senac.br

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática