Notícias Senac CE

ESPAÇO NOVO DESIGN SENAC REÚNE CRIADORES DO NORDESTE


seg, 07 de maio de 2018 15:25

ESPAÇO NOVO DESIGN SENAC REÚNE CRIADORES DO NORDESTE

Uma oportunidade de compra durante o Dragão Fashion,

com peças de designers selecionados

Com trabalhos autorais em artigos de vestuário, acessórios e artesanatos diversos, o espaço Novo Design Senac no DFB Festival 2018 reúne nove marcas criativas do Nordeste, selecionadas pela Instituição. Essas são do Piauí, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Ceará – sendo um representante de Fortaleza e outro de Juazeiro do Norte – e apresentam desde peças indígenas à joalheria tradicional.

“Somos parceiros do DFB há 11 anos e essa é uma iniciativa inédita”, revela a consultora na área de moda do Senac Ceará, Eveline Costa. Ela explica que o Novo Desig n Senac “é uma aposta da Instituição em novos criadores, por meio do Plano Diretor de Moda, do Núcleo de Desenvolvimento Corporativo do Nordeste, fortalecendo o posicionamento da instituição enquanto referência como Escola de Educação Profissional e apoio ao mercado de trabalho.

Sobre as marcas e designers

Maihara Brandão Atelier (Piauí)

Com ateliê em Teresina e São Paulo, o trabalho da joalheira é focada em desenvolver peças que mostram fortes traços de pertencimento e identidade regional. Dentro do processo de produção, mantém uma preocupação ambiental a partir da reutilização de materiais de pesquisa, como o reaproveitamento da cerâmica do Rio Poti, por meio do processo de vitrificação, no qual é dado uma nova roupagem ao material, por meio do design, a algo que seria desperdiçado inicialmente.

Lúcia Franco (Maranhão)

O trabalho de Lúcia Franco é inspirado no trabalho dos indígenas Guajajaras, exímios artesãos de colares e outros acessórios a partir de sementes de leucena, que lhe ensinaram a técnica e exigiram dela a qualidade na produção das peças. A partir dessa experiência, começou a desenvolver novas técnicas e a utilizar outras matérias primas, a exemplo de sementes de juçara, chocalho de cobra, contas de Santa Maria, cascalhos de coco, buriti, couro e fibras. Hoje, a artesã confecciona valiosas peças – como colares, pulseiras e outros acessórios – que se destacam no cenário do artesanato local por sua criatividade e utilização de matérias típicas do Maranhão. Em seu trabalho imprime toda a miscigenação que caracteriza o seu povo e, nas peças que produz, procura valorizar a beleza da mulher e a sua força como representante da cultura.

Flor de Caroá (Alagoas)

Sertaneja, nordestina, alagoana e toda estampada. A Flor de Caroá foi criada pela designer Júlia Ferreira com intuito de levar arte, cultura, cores, alegria e principalmente originalidade em suas peças. Valorizando o sustentável e o feito à mão a marca já soma, em apenas um ano de existência, seis coleções repletas de um DNA regional incrível. Flor de caroá é orgulho de ser nordestino, valorizando raízes culturais.

ASDEREN – Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora (Sergipe)

O município Divina Pastora surge como principal território da renda irlandesa porque no local se encontraram os elementos que culminaram com a apropriação do ofício – vinculado originalmente à aristocracia – por mulheres humildes que reinventaram a técnica, o uso e o sentido deste saber-fazer. Nesse contexto, o ofício é relacionado ao universo feminino e caracterizado como de longa continuidade histórica. A partir de tal apropriação, a renda tornou-se responsável pela ascensão social de muitas que abandonaram o trabalho nas roças para custearam os estudos a partir de sua produção e venda.

A Asderen foi fundada em 2000 com o apoio do Programa Artesanato Solidário. Por meio da pesquisa realizada para o processo de registro, foi iniciada uma ação de salvaguarda. Os pesquisadores, com a colaboração da associação, catalogaram 122 rendeiras entre associadas e não-associadas em Divina Pastora e em outras sete localidades. Essas mulheres foram identificadas e apresentaram informações sobre as potencialidades e fragilidades do modo de fazer Renda Irlandesa.

Contudo, muitos já são os êxitos alcançados. Um deles é a disseminação da renda irlandesa por outros municípios da região. O “modo de fazer” a renda irlandesa foi reconhecido como Patrimônio cultural do Brasil pelo IPHAN. Atualmente, novas tipologias são desenvolvidas para a comercialização de produtos para o segmento de moda como: bolsas, coletes, colares e peças para aplicações em vestuário.

Negrif (Bahia)

Negrif nasceu do desejo de uma criadora de moda de querer vestir a alma da baiana e não apenas vestir corpos. O fato de apenas existir como uma marca não bastava para a estilista Madalena, carinhosamente conhecida por Madá, que via nas roupas uma possibilidade de transpor suas verdades e seus valores de mulher negra. Esse desejo tomou forma e conceito quando Madá ainda estava no Curso de Estilismo do Senac, ali ela foi costurando cada detalhe que hoje faz a sua grife ser reconhecida no mercado como genuinamente afro brasileira. A marca é também a trajetória de uma menina que conviveu em meio aos retalhos de sua mãe e na sua caminhada se tornou Designer de Moda. Dona da própria marca, hoje veste pessoas pelo mundo e cria, em cada um que veste suas roupas, um desejo além do tridimensional. A Negrif mexe com a essência, desejo, paixão, amor.

Romero Sousa (Paraíba)

A marca é um traço da inovação artesanal paraibana, através do algodão colorido, agregada de forma sincera ao conceito de moda sustentável. Romero Sousa, nascido em Recife e radicado na Paraíba, é formado em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba e especialista em Moda. Expôs na Prét a porter de Paris, onde apresentou uma coleção de acessórios em algodão colorido natural. A cultura popular envolve e demarca o seu trabalho. O algodão que já nasce colorido foi seu ponto de partida para alinhar a tecnologia inovadora da fibra natural orgânica às tipologias artesanais, como a renda renascença, o crochê, macramê, labirinto e captonê, transformando roupas alinhavadas com frescor nordestino, porém prontas para serem absorvidas por culturas do além mar.

Plaisant (Pernambuco)

O universo lírico das ilusões afetivas compõe o repertório conceitual da Marca Plaisant, sugerindo um novo sentido e uma nova poética para a simplicidade da moda praia cotidiana. De natural elegância se forma uma mulher decidida. Com toque natural, mas ousado, beleza e estilo singular. Peças que falam por si, que demonstram emoções e sensações. Cristais e bordados, casual e elegante, sedutora e discreta. Uma mulher multifacetada.

Cisco. (Fortaleza – Ceará)

A marca fincou raízes na ideia de estimular a liberdade de uma vida leve para homens que procuravam se conhecer e não se definir, vivendo experiências, pessoais e respeitando as diferenças. A Cisco. representa a vontade de ter roupas dentro da realidade ensolarada da capital cearense, em que o mar se mistura a prédios altos, sem perder de vista o meio ambiente e a possibilidade de ser sustentável. Se desafiando em fortalecer os fornecedores locais, minimizando desperdício nos processos e conseguindo um preço justo junto a isso. A Cisco. vem para libertar vontades e desejos de cada homem sem que ele se sinta pressionado a se encaixar na sociedade, mas possa se descobrir em peças confortáveis e detalhes.

Alan Araújo (Juazeiro do Norte – Ceará)

Uma pequena coleção com o mesmo gostinho de abrir um álbum de família. Mergulhando numa narrativa contada por excêntricos e boêmios personagens, repletos de sedução, memórias e afetos, o designer Alan Araújo apresenta criações autorais em joias e vestuário.

SERVIÇO
Espaço Novo Design Senac no DFB FESTIVAL 2017
Data: 09 a 12/05
Horário: 16h às 22h
Local: Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza
Site: http://dfhouse.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/DFHouse
Instagram: https://www.instagram.com/DFHouse/
Youtube: https://www.youtube.com/user/dragaofashionhouse

Evento Gratuito

 

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática