Notícias Senac CE

Senac Ceará realiza Semana Pedagógica 2019


qui, 17 de janeiro de 2019 09:18

Senac Ceará realiza Semana Pedagógica 2019

O evento acontece em fevereiro e tem o objetivo de capacitar instrutores e equipe pedagógica para aprimorar ações educativas em sala de aula

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE), instituição criada e mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, realiza a Semana Pedagógica 2019 com o tema “Metodologias Ativas”. O evento acontece entre os dias 05 a 07 de fevereiro, no Sesc Iparana, e tem como objetivo capacitar instrutores e equipe pedagógica sobre as tendências do mercado para aplicação em sala de aula, promovendo assim o desenvolvimento de competências e o fortalecimento do capital intelectual do grupo de educadores da Instituição.

De acordo com o gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional do Senac Ceará, Sidarta Cabral, a Semana Pedagógica é também um momento simbólico de abertura do ano letivo, iniciando as formações dos instrutores do Senac, que acontecem durante todo o ano. “Além de ser uma oportunidade de alinhamento técnico para as equipes”, acrescenta.

Sobre a escolha do tema desse ano, Sidarta Cabral explica que “Metodologias Ativas” debate sobre colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem. Para isso, esclarece, são adotadas várias metodologias. Como exemplos, cita o desenvolvimento de projetos em sala de aula e a gamificação, que usa os princípios do universo dos games como ferramentas pedagógicas, apresentando desafios, caminhos, metas e desenvolvimento de estratégias para cumprir os objetivos.

O gerente destaca ainda a sala de aula invertida – que preza aulas menos expositivas, mais produtivas e participativas, tendo a pesquisa como princípio pedagógico; além do uso da tecnologia para adquirir novos conhecimentos e gerar interações. “Ou seja, são as novas tendências que os professores podem adotar e que servem como ferramentas para o desenvolvimento das competências”, pontua.

Segundo Sidarta Cabral, o ponto principal da Semana Pedagógica é exatamente ajudar no aprendizado dos alunos do Senac. O resultado dessa ação, observa, já começa por meio do planejamento dos instrutores, que passam a esquematizar aulas mais dinâmicas, aliando teoria e prática.

A Semana Pedagógica conta com palestras, oficinas, reuniões técnicas e fóruns. A abertura acontece no dia 05, pela manhã, com a presença do presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Maurício Filizola, e do Diretor Regional Sesc Senac no Ceará, Rodrigo Leite. No último dia, 07, será realizada palestra magna com o tema Inteligência Emocional, encerrando o evento.

Serviço:

Semana Pedagógica 2019

Data: 05 a 07 de fevereiro

Local: Sesc Iparana

Programação:

Terça-feira – 05/02

Manhã

  • Abertura: Presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola Diretor Regional Sesc/Senac Ceará, Rodrigo Leite
  • Palestra Magna “Metodologias Ativas da educação profissional”

Tarde

  • Reunião Técnica Supervisão, Gerentes, CP e GPLAN
  • Reunião Técnica com docentes e CPE

Quarta-feira – 06/02

Manhã

  • Oficinas de Metodologia Ativa: Projetos, problematização e gamificação
  • Fórum dos gestores

Tarde

  • Oficinas de Metodologia Ativa: Projetos, problematização e gamificação
  • Fórum dos gestores

Quinta-feira – 07/02

Manhã

  • Oficinas de Metodologia Ativa: Projetos, problematização e gamificação
  • Fórum dos gestores

Tarde

  • Palestra Magna “Inteligência Emocional”
  • Avaliação e encerramento

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática