Notícias Senac CE

Senac lança Programa Transformar em parceria com Governo do Estado


qui, 13 de setembro de 2018 13:39

Senac lança Programa Transformar em parceria com Governo do Estado

No total, 16 centros socioeducativos nas cidades de Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte e Iguatu contarão com cursos de qualificação para os jovens

A inclusão profissional possibilita não só conhecimento, mas também motivação, autoconfiança e senso de responsabilidade. Fazer um curso de capacitação pode abrir caminhos para o jovem que necessita desenvolver habilidades e encontrar alternativas de trabalho. Com o objetivo de qualificar e preparar jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, nas unidades do Ceará, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) firma na quinta-feira (13/09), às 09h, parceria com o Governo do Estado do Ceará, para execução do Programa Transformar, no Cuca Mondubim.

Com previsão de início em agosto, de acordo com o diretor regional do Senac Ceará, Rodrigo Leite, o programa contribui para a inserção dos adolescentes no mercado, possibilitando perspectivas de cidadania. “O Senac vai realizar o acompanhamento técnico e pedagógico, mostrando a esses jovens que eles têm potencial e que podem assumir o protagonismo de suas vidas, transformando aprendizado em oportunidades”, explica.

O programa educacional, realizado através da Superintendência Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS), terá duração de 12 meses e disponibilizará mais de 1.000 vagas para jovens de 16 a 18 anos, divididas em cursos de formação inicial e continuada, de curta duração e da programação aberta a fim de atender as necessidades de 16 centros socioeducativos nas cidades de Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte e Iguatu.

Empreendedorismo
Durante os cursos, todos alunos receberão orientações de organização pessoal e profissional que envolvem elaboração de currículo, relacionamento interpessoal, estratégias de negócios e de como se portar em entrevistas. Voltados para o empreendedorismo e a inserção dos jovens no mercado, serão ofertados cursos nas áreas de beleza, gastronomia, moda e informática. Entre eles: operador de computador; manutenção de notebook; barbeiro; corte de cabelo masculino; cabelereiro assistente; modelista; pedicure; unhas artísticas; salgadeiro; bolos, pães e pizza; eletricidade básica; e serviço hidráulico básico.

Sobre o Senac
Com a missão de educar para o trabalho em atividades do comércio de Bens, Serviços e Turismo, o SENAC é considerado a maior escola de educação profissional do Brasil. No Ceará, mais de 60 mil profissionais são qualificados por ano, em mais de 800 (oitocentos) opções de Cursos de Capacitação, Aperfeiçoamento e Técnicos, em segmentos como Gestão, Comércio, Saúde, Beleza, Moda, Artes, Design, Turismo, Hotelaria, Gastronomia, Conservação e Zeladoria, Informática, Idiomas, entre outros.
Com metodologia de ensino de referência, o SENAC organiza toda oferta de ações educacionais com foco em competências gerais e específicas, incluindo temas que contribuíram para o exercício de ética e cidadania, privilegiando a articulação entre teoria e prática, por meio de estratégias pedagógicas que buscam assegurar o saber, o saber fazer e o saber ser.

Sobre os 70 anos do Sistema Fecomércio
Após o período da Segunda Guerra o Brasil passou por grandes desafios. O Estado não conseguia atender à crescente demanda por serviços sociais, nem acompanhar o novo contexto do mercado de trabalho. Deste modo, em maio de 1945, representantes empresariais da indústria, comércio e agricultura, realizam em Teresópolis, a primeira Conferência das Classes Produtoras (CONCLAP). Nesse encontro elaboram uma proposta ousada de custeio dos serviços sociais e da educação profissional para os trabalhadores com recursos das classes patronais. A Carta da Paz Social foi o documento que formalizou as diretrizes para o desenvolvimento econômico com justiça social. Nascia assim, a partir da iniciativa do empresariado, o Sistema S, o maior Sistema de desenvolvimento social do mundo.

No Ceará, em 16 de março de 1948, o empresário Clóvis Arrais Maia fundou a Federação do Comércio com a finalidade de unir lideranças do setor para colaborarem com a educação profissional e a qualidade de vida dos trabalhadores. No mesmo ano, a Fecomércio implanta o Sesc e o Senac instituições mantidas pelos empresários do comércio que ofertam serviços sociais e educam para o comércio de bens, serviços e turismo.

Informações:
(85) 32705400

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática