Notícias Senac CE

O futuro da educação em debate no segundo dia do I Congresso de Educação Sesc e Senac


seg, 02 de março de 2020 17:42

O futuro da educação em debate no segundo dia do I Congresso de Educação Sesc e Senac

A música e poesia do grupo Brigada da Natureza anunciaram o início da programação do segundo dia do I Congresso de Educação Sesc e Senac, na última sexta-feira (28). O grupo é formado por crianças e adolescentes da região de Iparana (Caucaia) e acontece através de uma parceria entre a ONG Aquasis e o Sesc. Reunindo cerca de mil participantes, entre educadores e técnicos do Sistema Fecomércio no Ceará e em outros estados e convidados da rede de ensino do Ceará, o congresso seguiu suas atividades com o tema central das metodologias e inovação na educação. 

A primeira palestra do dia foi do CEO do Fab Lab Recife, Edgar Andrade. Em sua apresentação, Edgar abordou a importância de criar experiências capazes de incitar novas descobertas. Ele também falou sobre a sociedade baseada no consumo e em como ela gera uma crise de valores, apontando que, embora aconteçam mudanças importantes em todos os setores, “mudar o mundo só será possível através da educação”. O palestrante defendeu que não é a tecnologia que vai operar essa mudança, mas as pessoas, pontuando a necessidade de que as escolas se preocupem em desenvolver habilidades como criatividade, adaptabilidade e colaboração e em buscar o engajamento, empoderamento e autonomia das crianças e jovens. Edgar defendeu que é preciso “se preocupar menos com o conteúdo que está sendo ensinado e mais com o sentido daquilo que está sendo ensinado”, se referindo ao fato de que hoje existe muita informação disponível e que é necessário ajudar os estudantes a pensar o que fazer com o que for aprendido. 

Ainda durante a manhã, aconteceram três workshops: “Metodologias ativas e a ação docente”, ministrado por Janaynna Tavares, empreendedora, consultora e fundadora do Laboratório Educação do Futuro; “Fator UAU – Criatividade”, com Denilson Shikako, músico, cientista e CEO da Fábrica de Criatividade, e “Cultura Maker”, ministrado pelo palestrante, escritor, professor, consultor e mentor Marcus Garcia. No auditório principal, os congressistas participaram de um cine debate sobre o filme O Jogo da Imitação, conduzido pela psicóloga, gestora escolar e professora Najla Giffoni.

À tarde, os participantes do congresso dividiram-se para assistir a duas mesas redondas. Na primeira, o tema “Formação de Professores para a Inovação” foi debatido por Flávio Muniz e a professora Bernadete Porto, com mediação de Francisco Lindomar de Silva. Durante sua apresentação, a professora Bernadete disse que “a maior inovação que pode ser feita na sala de aula é recuperar o sentido primitivo de troca de saberes”, ressaltando a necessidade de valorizar as contribuições e saberes dos alunos. 

Na segunda mesa, a temática foi “Realidade Virtual e Aumentada como Proposta de Ensino”, com a apresentação de Renato Rodrigues e do professor Frederico Augusto Amorim e mediação de Mara Rubia Sampaio. Na ocasião, os palestrantes fizeram um apanhado histórico da evolução de algumas tecnologias que hoje podem ser integradas à sala de aula e mostraram opções gratuitas para usar a tecnologia como meio de tornar o ensino mais envolvente e significativo. 

A palestra que encerrou a programação foi de Ronaldo Mota, diretor científico da Digital Pages, membro da Academia Brasileira de Educação e ex-secretário da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).  Ronaldo ressaltou que as transformações trazidas pelas tecnologias no âmbito da produção e difusão de conhecimento é comparável à revolução iniciada com o surgimento dos livros impressos, no século XV. Ele chamou atenção para as possibilidades de aprendizado trazidas pela facilidade de acesso à informação: “hoje temos um universo muito mais amplo, em que todas as pessoas aprendem o tempo todo”.  O conferencista argumentou que, nesse contexto, “o maior desafio do século XXI para a área do ensino é desenvolver a capacidade de aprender continuamente, de aprender a aprender”. Ronaldo afirmou que a realidade da educação hoje já carrega muitas iniciativas que apontam para o que virá adiante: “A educação do presente ainda contém traços de um passado que se recusa a ir embora, mas também tem traços de um futuro que já está chegando”. 

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática