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A importância dos equipamentos e recursos apropriados, tais como os OAs, para o exercício da prática de aprendizagem do aluno e de sua capacitação para o mercado de trabalho.

07 de janeiro de 2014 16:25

O Brasil tem experimentado, nos últimos tempos, um grande incremento na Educação Profissional com o advento das políticas públicas de estimulo a formação Técnica no País. O mercado de trabalho, e a sociedade como um todo, têm reconhecido cada vez mais a importância e a necessidade do profissional técnico nas diversas áreas de atuação, incluindo o comércio de bens, serviços e turismo, setor este que exige, pela peculiaridade de suas ações, uma formação sólida tanto no que diz respeito aos conhecimentos teóricos como também no fazer da profissão e para isso a utilização de recursos tecnológicos e equipamentos durante a capacitação dos profissionais são essenciais.

No campo das tecnologias, a gama de opções de máquinas e equipamentos disponíveis no mercado, direcionados para o processo de ensino-aprendizagem é enorme e a cada dia surgem novas opções. Inclusive existem muitas opções que somente simulam a função do equipamento real para que o aluno não corra os riscos inerentes a estas funções ou quando a aplicação destas exigem situações específicas que não podem ser reproduzidas em um ambiente de aprendizagem, como por exemplo, os Desfibriladores Automáticos Externos (DEA) que só podem ser utilizados em casos de parada cardiorrespiratória, e por isso, para o ensino são utilizados modelos que simulam todas as etapas de utilização do equipamento real, porém não emitem o choque, podendo então ser utilizados sem riscos no processo de aprendizagem.

É fundamental que o aluno tenha contato prévio com os equipamentos que serão utilizados na sua prática profissional, mesmo aqueles que somente simulam as funções, para que desenvolva a destreza e segurança necessárias e assim desempenhar as suas atividades com qualidade e segurança.

Outro recurso que vem sendo bastante utilizado nas práticas de ensino são os Objetos de Aprendizagem (OAs) que, segundo o Learning Objects Metadata Workgroup, podem ser definidos como “qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado suportado por tecnologias”, ou seja, todas as tecnologias dotadas de recursos de simulações, animações, imagens, vídeos, textos, gráficos que podem ser utilizadas no processo de aprendizagem das competências relacionadas à determinada área.

O conceito de Objetos de Aprendizagem surgiu em 1992 (W. Holdgin) e de lá pra cá vem se desenvolvendo bastante atrelado ao desenvolvimento das tecnologias computacionais que atualmente permitem a criação de ambientes virtuais de alta qualidade que simulam situações da vida real com perfeição, permitindo que o aluno possa vivenciar estas situações simuladas praticamente em qualquer hora ou lugar.

Percebe-se que cada vez mais as tecnologias estão presentes na Educação Profissional facilitando o processo de ensino-aprendizagem e possibilitando a formação de profissionais melhor capacitados e preparados para o desempenho de suas funções no mercado de trabalho.

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