Notícias Senac CE
Povos do Mar encerra com desfile de vestimentas tradicionais
A Mostra de Vestimentas Tradicionais encerrou o Povos do Mar nesta quinta-feira, 22, culminando em desfile organizado pelo Senac, que contou com a participação de indígenas, quilombolas, ciganos, além das comunidades litorâneas. Na passarela montada no Sesc Iparana Hotel Ecológico, eles apresentaram a produção de vestimentas e acessórios feitos em suas comunidades e comercializados na feira que aconteceu durante todo o evento.
A instrutora de Moda do Senac na região do Cariri, Ariane Morais, conta que o trabalho do Senac começa com a mobilização dos empreendedores para participar da mostra. Em seguida, ela faz uma curadoria das peças e a composição dos looks é realizada pelos empreendedores, sob sua orientação.
Para o desfile, o Senac também assumiu o backstage, assinando a beleza das modelos e dos modelos, muitos deles das próprias comunidades litorâneas e dos povos originários. Para tanto, o evento contou com alunos e ex-alunos dos cursos de Cabeleireiro e Maquiagem, do Senac Centro. “Respeitamos o biotipo e a identidade de cada um, e é um trabalho lindo por toda essa diversidade. Todos ficam felizes porque não só se reconhecem, mas reconhecem seu trabalho na passarela”, diz a instrutora.
Foram mais de 30 looks apresentados, em que se destacaram as criações em rendas de bilro, crochê, labirinto, além de peças que utilizam a técnica de pigmentação natural. Nos acessórios, os colares e brincos feitos com sementes e miçangas dividiram a cena com as bolsas de palha customizadas e a arte do couro artesanal.
Escalado como modelo, o artesão do couro Lindomar Rosa desfilou orgulhoso suas criações. Ele que começou sua carreira como militar e já desempenhou diversas funções, vive agora exclusivamente da sua arte. “Comecei vendendo pulseiras de couro nas praias do Rio de Janeiro. Hoje, produzo sandálias, bolsas, cintos, carteiras, alforges e chaveiros; e vendo em feiras e eventos como o Povos do Mar, além de fornecer para lojas de shopping”, conta o empreendedor de Iparana.
Sobre o Povos do Mar
Realizado pelo Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc, o evento reúne comunidades tradicionais de 25 municípios, imersos em uma grande troca de vivências, práticas, sabores e saberes. O projeto valoriza ainda as rendeiras, mestres da cultura, pescadores, artesãos e marisqueiras. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
*Foto: Augusto Pessoa