Notícias Senac CE
Senac Ceará conquista 1º e 3º lugares no Programa Turismo Inovador
O Núcleo Nordeste Senac, por meio do Plano Diretor de Turismo (PDTUR), lançou esse ano o segundo edital do Programa Turismo Inovador, voltado para propostas de práticas inovadoras de ensino/aprendizagem para o desenvolvimento do segmento. Dos 23 trabalhos inscritos, o 1º e o 3º lugar selecionados foram do Senac Ceará.
Os projetos classificados foram “Sarau Sertões: Conversas de Calçada” e “O Guia de Turismo e um Novo Olhar Profissional”, dos instrutores Felipe Neris e Luiziânia Gonçalves, respectivamente. Eles vão representar o Estado no II Seminário Internacional de Educação Profissional e IV Fórum de Turismo, em Aracaju (SE), de 08 a 11 de outubro.
Sarau Sertões: Conversas de Calçada
O projeto foi desenvolvido pela turma de Operador de Turismo Receptivo, realizada pela unidade de Iguatu no município de Tauá. “Os alunos foram instigados a criar uma ação que entrasse no calendário de ações turísticas do município e envolvesse diretamente a comunidade. Sendo trabalhada uma linha de pesquisa de turismo cultural, desenvolvido nos pilares da criatividade, habilidades para resolução de problemas, colaboração, sustentabilidade e uso de ferramentas digitais”, explica o instrutor, Felipe Neris.
A partir de duas pesquisas para identificar a necessidade da comunidade, os alunos desenvolveram o “Sarau Sertões: Conversa de Calçada”. O objetivo foi fomentar o turismo cultural local em períodos de baixa sazonalidade, fortalecendo a sustentabilidade financeira dos empreendimentos turísticos e da comunidade local, que depende do artesanato e da venda de alimentos.
O evento – realizado na Praça de Esportes e Cultura de Tauá, em novembro de 2023 – consistiu em duas ações principais: “Conversa de Calçada”, em que representantes locais discutiram sobre sertão, turismo, artesanato e cultura; e um espaço para interações com empreendedores locais, exposições de artesanato, praça de alimentação e apresentações de artistas da região. “Ambas foram conduzidas pelos alunos, que utilizaram dos conhecimentos adquiridos em todas as unidades curriculares trabalhadas no decorrer do curso”, ressalta o supervisor pedagógico do Senac Iguatu, Marcone Oliveira.
A primeira edição obteve resultados significativos, com mais de 180 participantes, 10 artistas em apresentações e exposições, 20 artesãs e vendedoras e 8 empresas com demonstrações e degustações.
O Guia de Turismo e um Novo Olhar Profissional
O projeto foi realizado durante a execução do curso Técnico em Guia de Turismo em setembro de 2023, no Senac Quixadá, que contava com alunos dos municípios de Quixeramobim, Senador Pompeu, Morada Nova e Solonópole. “A ação foi idealizada pelos alunos, a partir de uma indagação: como diferenciar o profissional Guia de Turismo diante de um mercado tão competitivo? ”, conta a instrutora Luiziânia Gonçalves.
Para isso, foi realizada uma oficina de fotografia que teve como objetivos ampliar suas habilidades, oferecer oportunidade, estimular criatividade e inovação para criar formas diferenciadas de novos negócios a partir do guiamento. A oficina de fotografia contou com a parceria do Museu da Fotografia de Fortaleza, que deslocou sua equipe ao município de Quixadá para realizar as aulas teóricas e práticas.
A oficina gerou a exposição fotográfica Poeira&Pedra: Ares e Olhares do Sertão, que foi exposta no Museu da Fotografia de Fortaleza, em agosto de 2024. “A exposição confirma a qualidade das fotos tiradas pelos alunos e ratifica a importância do diferencial na profissão do guia de turismo”, comemora a instrutora.
De acordo com o supervisor pedagógico, Renan Borges, a realização do curso atendeu a reivindicações do trade de Quixadá, que carece de profissionais para atuar no receptivo turístico da região. O projeto inova o currículo do curso e “divulga as possibilidades de turismo, a partir dos olhares subjetivos e coletivo do nosso sertão”. Ele reforça: “esse novo profissional será habilitado a conduzir de forma diferenciada seus grupos, oferecendo – além da capacidade técnica do guiamento – a qualidade e a inovação dos registros fotográficos que serão oferecidos aos turistas, tornando-os o diferencial em sua profissão”.
Foto: Divulgação