Notícias Senac CE
Senac Ceará realiza simulado para as Competições Senac de Educação Profissional
Treinando seis dias por semana, as quatro alunas que vão representar o Ceará nas Competições Senac de Educação Profissional terão oportunidade de vivenciar a experiência das provas finais em um simulado, de 18 a 21 de setembro, na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará. Victória Régia Domingos de Freitas, Carine de Sousa Ferreira, Gabriela Barreto e Larissa Rafaella Luna Sales vão disputar medalhas nas ocupações Estética e Bem-Estar; Recepção de Hotel; Cozinha e Cabeleireiro. A etapa final acontece de 22 a 28 de outubro, em Vitória, no Espírito Santo.
As provas do simulado vão seguir as mesmas regras da etapa final, na qual elas vão competir nacionalmente. “A escola está se preparando para oferecer toda a estrutura e os equipamentos necessários para que os ambientes de prova sejam os mais próximos da realidade que elas vão enfrentar no Hotel Senac Ilha do Boi”, garante a coordenadora das CSEP no Senac Ceará, Raquel Cajé.
A competidora da ocupação Estética e Bem-Estar, Victória Régia Domingos de Freitas, está sob orientação de Sara Ariane, que já foi medalhista na Olimpíada do Conhecimento. Os treinos acontecem no Senac Centro e ela está focada nos procedimentos que envolvem estética facial e corporal; embelezamento de unhas, cílios, sobrancelhas; maquiagem; SPA manicure e pedicure.
Para a modalidade Cabeleireiro, Larissa tem treinado no Senac Crato com a instrutora Bruna Sousa, que foi medalha de prata nas CSEP, em 2016. Suas atividades são focadas em coloração, descoloração, cortes, penteados e finalização de cabelos. “Já fiz curso complementar na Pivot Point, reconhecido internacionalmente, no qual aprendi muitas técnicas novas e estou aperfeiçoando meu treinamento”, relata.
Gabriela Barreto, que está se preparando no Senac Aldeota para competir na ocupação de Cozinha, tem como treinador o instrutor Matheus Vieira. A dupla desenvolveu cinco pratos e, a cada prova, ela tem que executar quatro unidades iguais. “Trabalhamos muito com insumos regionais, sempre pensando em técnicas inovadoras e proteínas fora do convencional, como miúdos e frutos do mar”, revela.
“Meus olhos brilham falando das Competições, e quando estou treinando são as melhores horas do meu dia. Aprendo muito com o Matheus e tive oportunidade também de fazer cursos fora, inclusive na Escola do chef Laurent Suaudeau, em São Paulo. Diariamente, aprendo também sobre resiliência, persistência e confiança. Todas essas experiências maravilhosas que vou levar para a minha vida pessoal e profissional”, comemora Gabriela, que está “batalhando muito” para conquistar o ouro.
Na ocupação de Recepção de Hotel, os competidores são avaliados em situações no front e no back office (balcão de recepção e procedimentos burocráticos), exigindo técnica e agilidade, além de conhecimentos multidisciplinares. “Realização de check-in, check-out, montagem de pacotes turísticos, respostas a avaliações de clientes on-line e treinamento de novos colaboradores, entre outras diversas situações, podem ser exigidas nas provas”, explica a competidora Carine Ferreira.
Ela treina na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, sob a supervisão da instrutora Letícia Othero. Além dos conhecimentos técnicos, Carine tem aulas de inglês. Como as demais competidoras, é acompanhada por um psicólogo do esporte. Suas expectativas são as melhores: “estou animada para mostrar tudo o que temos treinado, trabalhado e aperfeiçoado aqui. Quero dar o meu melhor e trazer essa medalha para o Ceará”.
Sobre as Competições Senac de Educação Profissional – Lançadas em 2016, são uma iniciativa do Departamento Nacional do Senac, em que os alunos selecionados vão simular situações reais de trabalho e exigir um desempenho de excelência em sete ocupações: Florista, Cozinha, Estética e Bem-estar, Cabeleireiro, Recepção de Hotel, Serviço de Restaurante, Cuidados de Saúde e Apoio Social.
As Competições Senac de Educação Profissional são uma porta de entrada para o mercado de trabalho. As provas são realizadas em ambientes preparados para simular condições reais do dia a dia de cada ocupação. Os participantes são desafiados a resolver situações de trabalho específicas de suas áreas de atuação, estimulando visão ampla dos processos e comprometimento com a qualidade. Além disso, as competições identificam talentos aptos a participar do processo de preparação de representantes do Brasil na próxima WorldSkills, a mais importante competição internacional de educação profissional.
Para a Instituição, o evento garante maior intercâmbio e compartilhamento de experiências entre os Departamentos Regionais. Também favorece o aprimoramento do Modelo Pedagógico Senac, permitindo a disseminação e incorporação de novas técnicas por parte de docentes e equalizando os processos educacionais de todos os Departamentos Regionais com relação ao desenvolvimento e à avaliação por competências.