Notícias Senac CE

Senac Ceará realiza simulado para as Competições Senac de Educação Profissional


qui, 14 de setembro de 2023 10:30

Senac Ceará realiza simulado para as Competições Senac de Educação Profissional

Treinando seis dias por semana, as quatro alunas que vão representar o Ceará nas Competições Senac de Educação Profissional terão oportunidade de vivenciar a experiência das provas finais em um simulado, de 18 a 21 de setembro, na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará. Victória Régia Domingos de Freitas, Carine de Sousa Ferreira, Gabriela Barreto e Larissa Rafaella Luna Sales vão disputar medalhas nas ocupações Estética e Bem-Estar; Recepção de Hotel; Cozinha e Cabeleireiro. A etapa final acontece de 22 a 28 de outubro, em Vitória, no Espírito Santo.

As provas do simulado vão seguir as mesmas regras da etapa final, na qual elas vão competir nacionalmente. “A escola está se preparando para oferecer toda a estrutura e os equipamentos necessários para que os ambientes de prova sejam os mais próximos da realidade que elas vão enfrentar no Hotel Senac Ilha do Boi”, garante a coordenadora das CSEP no Senac Ceará, Raquel Cajé.
A competidora da ocupação Estética e Bem-Estar, Victória Régia Domingos de Freitas, está sob orientação de Sara Ariane, que já foi medalhista na Olimpíada do Conhecimento. Os treinos acontecem no Senac Centro e ela está focada nos procedimentos que envolvem estética facial e corporal; embelezamento de unhas, cílios, sobrancelhas; maquiagem; SPA manicure e pedicure.

Para a modalidade Cabeleireiro, Larissa tem treinado no Senac Crato com a instrutora Bruna Sousa, que foi medalha de prata nas CSEP, em 2016. Suas atividades são focadas em coloração, descoloração, cortes, penteados e finalização de cabelos. “Já fiz curso complementar na Pivot Point, reconhecido internacionalmente, no qual aprendi muitas técnicas novas e estou aperfeiçoando meu treinamento”, relata.

Gabriela Barreto, que está se preparando no Senac Aldeota para competir na ocupação de Cozinha, tem como treinador o instrutor Matheus Vieira. A dupla desenvolveu cinco pratos e, a cada prova, ela tem que executar quatro unidades iguais. “Trabalhamos muito com insumos regionais, sempre pensando em técnicas inovadoras e proteínas fora do convencional, como miúdos e frutos do mar”, revela.

“Meus olhos brilham falando das Competições, e quando estou treinando são as melhores horas do meu dia. Aprendo muito com o Matheus e tive oportunidade também de fazer cursos fora, inclusive na Escola do chef Laurent Suaudeau, em São Paulo. Diariamente, aprendo também sobre resiliência, persistência e confiança. Todas essas experiências maravilhosas que vou levar para a minha vida pessoal e profissional”, comemora Gabriela, que está “batalhando muito” para conquistar o ouro.

Na ocupação de Recepção de Hotel, os competidores são avaliados em situações no front e no back office (balcão de recepção e procedimentos burocráticos), exigindo técnica e agilidade, além de conhecimentos multidisciplinares. “Realização de check-in, check-out, montagem de pacotes turísticos, respostas a avaliações de clientes on-line e treinamento de novos colaboradores, entre outras diversas situações, podem ser exigidas nas provas”, explica a competidora Carine Ferreira.

Ela treina na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, sob a supervisão da instrutora Letícia Othero. Além dos conhecimentos técnicos, Carine tem aulas de inglês. Como as demais competidoras, é acompanhada por um psicólogo do esporte. Suas expectativas são as melhores: “estou animada para mostrar tudo o que temos treinado, trabalhado e aperfeiçoado aqui. Quero dar o meu melhor e trazer essa medalha para o Ceará”.

Sobre as Competições Senac de Educação Profissional – Lançadas em 2016, são uma iniciativa do Departamento Nacional do Senac, em que os alunos selecionados vão simular situações reais de trabalho e exigir um desempenho de excelência em sete ocupações: Florista, Cozinha, Estética e Bem-estar, Cabeleireiro, Recepção de Hotel, Serviço de Restaurante, Cuidados de Saúde e Apoio Social.

As Competições Senac de Educação Profissional são uma porta de entrada para o mercado de trabalho. As provas são realizadas em ambientes preparados para simular condições reais do dia a dia de cada ocupação. Os participantes são desafiados a resolver situações de trabalho específicas de suas áreas de atuação, estimulando visão ampla dos processos e comprometimento com a qualidade. Além disso, as competições identificam talentos aptos a participar do processo de preparação de representantes do Brasil na próxima WorldSkills, a mais importante competição internacional de educação profissional.

Para a Instituição, o evento garante maior intercâmbio e compartilhamento de experiências entre os Departamentos Regionais. Também favorece o aprimoramento do Modelo Pedagógico Senac, permitindo a disseminação e incorporação de novas técnicas por parte de docentes e equalizando os processos educacionais de todos os Departamentos Regionais com relação ao desenvolvimento e à avaliação por competências.

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática