Notícias Senac CE

Sesc Ceará recebe Selo de Sustentabilidade por projeto que fortalece a agricultura familiar


seg, 27 de janeiro de 2025 18:44

Sesc Ceará recebe Selo de Sustentabilidade por projeto que fortalece a agricultura familiar

O Sesc Ceará foi reconhecido nacionalmente com o Selo de Projeto Sustentável, concedido pela Assessoria de Sustentabilidade do Departamento Nacional do Sesc, por meio do projeto Aquisição de Gêneros Através do Credenciamento de Cooperativas da Agricultura Familiar. A honraria, entregue em solenidade no auditório do Senac Aldeota, nesta segunda-feira, 27, destaca o Ceará como o primeiro estado do Nordeste a receber o título, consolidando o compromisso do Sesc com o desenvolvimento socioambiental e segurança alimentar.

O projeto, lançado em 2023, abastece as unidades de alimentação do Sesc e Senac em todo o Estado por meio de 22 cooperativas, beneficiando mais de 2.000 famílias de agricultores. Até agora, o projeto movimentou R$ 27,8 milhões na aquisição direta de produtos, garantindo alimentos com baixo índice de agrotóxicos. Além disso, os excedentes são doados ao Programa Mesa Brasil, ampliando o combate ao desperdício e atendendo comunidades em vulnerabilidade.

Ele tem como tripé de sustentabilidade os fatores: social, ambiental e o econômico. Para além disso, o projeto também se destaca como uma ferramenta de qualificação, já que por meio do Senac os produtores participam de cursos nas áreas de Gestão e Negócios.

O presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão, destacou a relevância do cooperativismo como estratégia para impulsionar a economia local e promover ações integradas de desenvolvimento. “Através das cooperativas, conseguimos fortalecer a agricultura, a indústria e o comércio. Também buscamos qualificação e formação em cooperativismo, pois, assim, não só compramos, mas compartilhamos tecnologias, sementes e maquinários. Queremos fortalecer ainda mais essas ações.”

A iniciativa já desperta o interesse de outros estados. De acordo com a analista de sustentabilidade do Departamento Nacional do Sesc, Priscila Oliveira, o projeto cearense segue alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e deve servir de exemplo às demais regionais. “Esse reconhecimento é fruto de um trabalho que impacta positivamente na economia, na inclusão social e na proteção ambiental. É justamente o que o Selo de Sustentabilidade busca valorizar.”

Cooperativas e protagonismo feminino

Dentre as 22 cooperativas que participam do projeto, a maioria foi criada ou se fortaleceu durante a pandemia. Para Jacqueline Oliveira, que integra uma cooperativa em Caucaia formada majoritariamente por mulheres, a parceria com o Sistema Fecomércio vem sendo fundamental. “O Sesc compra o ano inteiro, não tem férias. Isso garante a renda dos cooperados, possibilitando que a gente invista em transporte e amplie a produção. A maioria das integrantes é mulher e agora temos mais estabilidade para crescer.”

Já o presidente da Coopersul, Wanderley Lobo, enfatiza o caráter agroecológico. “Produzimos hortifruti, polpas de fruta e panificados de forma sustentável. Para nós, esse reconhecimento reforça o valor do que fazemos. É bom para o trabalhador do comércio, que recebe um alimento saudável, e para o produtor, que ganha um mercado seguro.”

A conquista do Selo mostra o compromisso do Sesc Ceará com a sustentabilidade e a segurança alimentar, ao conectar agricultores familiares, comunidade e trabalhadores do comércio em um mesmo propósito: levar alimentação de qualidade, gerar renda no campo e promover o desenvolvimento social.

Entre os presentes, o secretário de Estado do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, representando o governador Elmano de Freitas; o secretário de desenvolvimento econômico, Domingos Filho, além de diretores do Sesc e Senac e representantes de cooperativas.

Cursos Senac Ceará

Clique na área do seu interesse

Cursos por área

Gastronomia Hospitalidade Produção de alimentos Segurança alimentar Turismo Artes Comunicação Design Moda Beleza Saúde Comércio Gestão Conservação e zeladoria Idiomas Informática