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Marketing digital em oito passos: aprenda a divulgar no ambiente virtual
Para vender é preciso descobrir formas de chegar até os clientes, e, no cenário pós-pandemia, eles estão no ambiente virtual, conhecendo produtos e serviços que lhe interessam, pesquisando preços e esperando ser bem atendidos em sua jornada de compra.
Em meio a tantos anúncios, é preciso definir muito bem a forma de apresentar sua marca para despertar o interesse do consumidor. O marketing digital, quando utilizado de forma inteligente, divertida e eficiente, inicia um relacionamento próximo com o público e aumenta o engajamento, o que na prática, se converte em mais vendas.
Segundo pesquisa do portal E-commerce Brasil, o número de pessoas que compram pela internet passou de 19% para 34% e é preciso entender as necessidades deste novo perfil de consumidor. Esse é um dos dados que o Senac organizou na publicação Marketing Digital para Fortalecimento dos Negócios (Clique e confira o e-book). O e-book aponta ainda os oito passos necessários para desenvolver a sua estratégia no meio digital, que consistem em: pesquisa, planejamento, produção, publicação, promoção, propagação, personalização e precisão.
Assim como as empresas investem para conhecer bem o comportamento, hábitos e preferências dos clientes nos pontos de venda físicos, elas também devem planejar sua abordagem nas redes sociais de lojas online a partir dessas informações. Desta maneira, os profissionais liberais e empreendedores podem se beneficiar com a aplicação de estratégias de venda online.
Para ajudar a definir a identidade virtual da empresa, seu posicionamento e a buscar relevância, o Senac tem cursos como Ferramentas de Marketing Digital. A instrutora dos cursos no segmentos de Gestão e Comércio, Juliana Carvalho, explica que o curso está estruturado no formato de trilha para que, em cada aula, o aluno possa evoluir tendo contato com conceitos, tendências, hacks e ferramentas que o ajudem a desenvolver estratégias para fortalecer sua marca e gerar vendas.
“Desde o primeiro dia, nós buscamos conhecer o aluno, o seu campo de atuação, as suas expectativas e principais dificuldades, justamente para promover um melhor direcionamento aplicado às necessidades reais de cada um. Esse diagnóstico é facilitado pelas discussões e atividades em sala de aula”, explica a instrutora.
Uma de suas alunas é Luciana Machado, de Iguatu, que buscou a capacitação para empreender tanto no ambiente online como físico. “O meu objetivo é abrir uma loja de roupas feminina, o curso me deu um direcionamento”, explica. Já Maria do Socorro Oliveira Costa pretendia “inovar e quebrar paradigmas de acesso à atendimento aos serviços de RH”, sua área de atuação. O curso, não só me aproximou dos meus objetivos, como abriu uma nova visão de conhecimento e prática nessa área do marketing digital”, avalia ela.
Carreira de influenciadora
Outro curso de Gestão e Negócios do Senac é o de Abordagem para o Influenciador Digital. Nele o aluno aprende como utilizar o Instagram como ferramenta de vendas online. Apesar de nova, a carreira de influenciador e produtor de conteúdo está em ascensão. Uma pesquisa realizada em 2019 pela plataforma Youpix consultou executivos de 94 grandes empresas brasileiras e constatou que 68% deles consideram o Marketing de Influência muito importante para os negócios.
Este trabalho requer credibilidade, carisma e confiança dos seguidores para testar e indicar produtos e também é fundamental a profissionalização. No início de 2019, Andrezza Ketelyn apostou nesta nova carreira muito desejada pelos jovens: ser uma influenciadora digital. Ela conta que enfrentou julgamentos no início, quando tinha apenas 50 seguidores e pouca experiência para fechar parcerias. Em 2020, ela viu o anúncio do curso de digital influencer do Senac Ceará e se inscreveu. “Foi algo inacreditável, no curso eu aprendi muitas outras plataformas, programas e aplicativos que ajudam no trabalho.”
Em janeiro de 2021, mais de 21 mil pessoas acompanham seus posts e stories no perfil no Instagram, onde além das publis, como são chamadas as parcerias pagas, ela também dá dicas de como produzir conteúdo e definir o nicho. “Hoje eu me sinto muito bem. A cada dia busco ter mais conhecimento sobre o meu trabalho que vem crescendo, graças a Deus, mas o empurrão mesmo foi o curso do Senac. Tudo o que um digital influencer iniciante precisa aprender tem nesse curso.”
Serviço
Curso Ferramentas de Marketing Digital – início em 1º de fevereiro
Curso Abordagem para o Influenciador Digital – início em 22 de fevereiro